Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introdução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1248 |
Resumo: | Neste texto, resultado de pesquisa bibliográfica, a proposta é apresentar uma reflexão sobre Vygotsky, o pedagogo-psicólogo fundador da teoria histórico-cultural. Assentadas nesta pretensão, surgem algumas entre as muitas temáticas objetos das pesquisas desenvolvidas por Vygotsky, seus colaboradores e seguidores. Assim, serão abordados temas relacionados a consciência humana, linguagem, atividade, educação. Dessa forma, a reflexão privilegiará questões relativas à teoria da atividade e consciência, teoria da atividade de Leontiev, a proposta de Davidov: uma nova abordagem da teoria da atividade e a proposição do ensino desenvolvimental. |
id |
PUC_GO-4_60885d073c4af036f69e8e7832b92f94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1248 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introduçãoNeste texto, resultado de pesquisa bibliográfica, a proposta é apresentar uma reflexão sobre Vygotsky, o pedagogo-psicólogo fundador da teoria histórico-cultural. Assentadas nesta pretensão, surgem algumas entre as muitas temáticas objetos das pesquisas desenvolvidas por Vygotsky, seus colaboradores e seguidores. Assim, serão abordados temas relacionados a consciência humana, linguagem, atividade, educação. Dessa forma, a reflexão privilegiará questões relativas à teoria da atividade e consciência, teoria da atividade de Leontiev, a proposta de Davidov: uma nova abordagem da teoria da atividade e a proposição do ensino desenvolvimental.EDITORA DA PUC GOIÁS2010-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/124810.18224/educ.v13i1.1248Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 1 (2010); 113-1291983-77711415-049210.18224/educ.v13i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1248/864Ribeiro, Lacy Ramos Jubéinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-11-10T13:16:59ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introdução |
title |
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introdução |
spellingShingle |
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introdução Ribeiro, Lacy Ramos Jubé |
title_short |
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introdução |
title_full |
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introdução |
title_fullStr |
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introdução |
title_full_unstemmed |
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introdução |
title_sort |
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Educação: uma introdução |
author |
Ribeiro, Lacy Ramos Jubé |
author_facet |
Ribeiro, Lacy Ramos Jubé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Lacy Ramos Jubé |
description |
Neste texto, resultado de pesquisa bibliográfica, a proposta é apresentar uma reflexão sobre Vygotsky, o pedagogo-psicólogo fundador da teoria histórico-cultural. Assentadas nesta pretensão, surgem algumas entre as muitas temáticas objetos das pesquisas desenvolvidas por Vygotsky, seus colaboradores e seguidores. Assim, serão abordados temas relacionados a consciência humana, linguagem, atividade, educação. Dessa forma, a reflexão privilegiará questões relativas à teoria da atividade e consciência, teoria da atividade de Leontiev, a proposta de Davidov: uma nova abordagem da teoria da atividade e a proposição do ensino desenvolvimental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1248 10.18224/educ.v13i1.1248 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1248 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v13i1.1248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1248/864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 1 (2010); 113-129 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v13i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660315181056 |