CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895 |
Resumo: | Neste estudo, privilegiamos os conteúdos de Relatórios de Instrução do Paraná correspondentes aos anos de 1900 a 1916. O nosso propósito é analisar os ideais e saberes preconizados por autoridades educacionais do Estado do Paraná que escreveram esses documentos com vistas à formação de professores primários. Os resultados apontam para a necessidade de formar os educadores segundo o espírito científico em voga naquele momento que se constituía numa exigência do mundo moderno. A experimentação seria base dessa formação e o método intuitivo a sua orientação. Além disso, os professores deveriam dominar saberes que os permitissem educar as crianças para viver com civilidade. Nesse sentido, os conteúdos cívicos patrióticos seriam imprescindíveis. Essas autoridades tinham a preocupação com a formação do professorado para que este pudesse conhecer os melhores métodos de ensinar e, consequentemente, fosse capaz de preparar o aluno para a sociedade moderna. |
id |
PUC_GO-4_65b2014b3fd3668a234eb3a56660ef26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/895 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??ONeste estudo, privilegiamos os conteúdos de Relatórios de Instrução do Paraná correspondentes aos anos de 1900 a 1916. O nosso propósito é analisar os ideais e saberes preconizados por autoridades educacionais do Estado do Paraná que escreveram esses documentos com vistas à formação de professores primários. Os resultados apontam para a necessidade de formar os educadores segundo o espírito científico em voga naquele momento que se constituía numa exigência do mundo moderno. A experimentação seria base dessa formação e o método intuitivo a sua orientação. Além disso, os professores deveriam dominar saberes que os permitissem educar as crianças para viver com civilidade. Nesse sentido, os conteúdos cívicos patrióticos seriam imprescindíveis. Essas autoridades tinham a preocupação com a formação do professorado para que este pudesse conhecer os melhores métodos de ensinar e, consequentemente, fosse capaz de preparar o aluno para a sociedade moderna.EDITORA DA PUC GOIÁS2010-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/89510.18224/educ.v12i1.895Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 1 (2009); 73-841983-77711415-049210.18224/educ.v12i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895/633Corrêa, Rosa Lydia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/895Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.609Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O |
title |
CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O |
spellingShingle |
CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
title_short |
CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O |
title_full |
CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O |
title_fullStr |
CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O |
title_full_unstemmed |
CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O |
title_sort |
CONCEP???â?¢ES DE EDUCA??O E SABERES ESCOLARES NA FORMA??O DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE RELAT??â??RIOS DE INSTRU??O |
author |
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
author_facet |
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste estudo, privilegiamos os conteúdos de Relatórios de Instrução do Paraná correspondentes aos anos de 1900 a 1916. O nosso propósito é analisar os ideais e saberes preconizados por autoridades educacionais do Estado do Paraná que escreveram esses documentos com vistas à formação de professores primários. Os resultados apontam para a necessidade de formar os educadores segundo o espírito científico em voga naquele momento que se constituía numa exigência do mundo moderno. A experimentação seria base dessa formação e o método intuitivo a sua orientação. Além disso, os professores deveriam dominar saberes que os permitissem educar as crianças para viver com civilidade. Nesse sentido, os conteúdos cívicos patrióticos seriam imprescindíveis. Essas autoridades tinham a preocupação com a formação do professorado para que este pudesse conhecer os melhores métodos de ensinar e, consequentemente, fosse capaz de preparar o aluno para a sociedade moderna. |
description |
Neste estudo, privilegiamos os conteúdos de Relatórios de Instrução do Paraná correspondentes aos anos de 1900 a 1916. O nosso propósito é analisar os ideais e saberes preconizados por autoridades educacionais do Estado do Paraná que escreveram esses documentos com vistas à formação de professores primários. Os resultados apontam para a necessidade de formar os educadores segundo o espírito científico em voga naquele momento que se constituía numa exigência do mundo moderno. A experimentação seria base dessa formação e o método intuitivo a sua orientação. Além disso, os professores deveriam dominar saberes que os permitissem educar as crianças para viver com civilidade. Nesse sentido, os conteúdos cívicos patrióticos seriam imprescindíveis. Essas autoridades tinham a preocupação com a formação do professorado para que este pudesse conhecer os melhores métodos de ensinar e, consequentemente, fosse capaz de preparar o aluno para a sociedade moderna. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895 10.18224/educ.v12i1.895 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v12i1.895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/895/633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 1 (2009); 73-84 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v12i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974247931904 |