Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa-Lima,Maria da Conceição
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Castro,Giselle Faur de, Araújo,Roberto Moreira Xavier de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000200009
Resumo: A atividade pedagógica tem sido designada por quatro vocábulos básicos: ensinar, formar, educar e instruir. O sentido dessas palavras e a preferência por cada uma delas mudaram significativamente através do tempo, refletindo não só a filosofia escolar da época, mas, também, o estágio de desenvolvimento da sociedade. Um estudo etimológico indica que seus significados originais, extremamente pregnantes, podem ter algo a nos dizer sobre a relação professor - aluno - escola. Apontamos a existência de uma possível relação entre o uso dessas palavras e as concepções filosóficas implícitas na didática das Ciências Físicas, seus impasses, suas crises, sua evolução histórica, com ênfase no caminho que vai do instruir ao educar.
id UNESP-22_9241e2690290237154aa7f29a2eea2d1
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132006000200009
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolarensinarformareducarinstruirescola novareforma do ensinoensino de FísicaA atividade pedagógica tem sido designada por quatro vocábulos básicos: ensinar, formar, educar e instruir. O sentido dessas palavras e a preferência por cada uma delas mudaram significativamente através do tempo, refletindo não só a filosofia escolar da época, mas, também, o estágio de desenvolvimento da sociedade. Um estudo etimológico indica que seus significados originais, extremamente pregnantes, podem ter algo a nos dizer sobre a relação professor - aluno - escola. Apontamos a existência de uma possível relação entre o uso dessas palavras e as concepções filosóficas implícitas na didática das Ciências Físicas, seus impasses, suas crises, sua evolução histórica, com ênfase no caminho que vai do instruir ao educar.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000200009Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.2 2006reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132006000200009info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa-Lima,Maria da ConceiçãoCastro,Giselle Faur deAraújo,Roberto Moreira Xavier depor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132006000200009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:29.513877Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
title Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
spellingShingle Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
Barbosa-Lima,Maria da Conceição
ensinar
formar
educar
instruir
escola nova
reforma do ensino
ensino de Física
title_short Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
title_full Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
title_fullStr Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
title_full_unstemmed Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
title_sort Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
author Barbosa-Lima,Maria da Conceição
author_facet Barbosa-Lima,Maria da Conceição
Castro,Giselle Faur de
Araújo,Roberto Moreira Xavier de
author_role author
author2 Castro,Giselle Faur de
Araújo,Roberto Moreira Xavier de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa-Lima,Maria da Conceição
Castro,Giselle Faur de
Araújo,Roberto Moreira Xavier de
dc.subject.por.fl_str_mv ensinar
formar
educar
instruir
escola nova
reforma do ensino
ensino de Física
topic ensinar
formar
educar
instruir
escola nova
reforma do ensino
ensino de Física
description A atividade pedagógica tem sido designada por quatro vocábulos básicos: ensinar, formar, educar e instruir. O sentido dessas palavras e a preferência por cada uma delas mudaram significativamente através do tempo, refletindo não só a filosofia escolar da época, mas, também, o estágio de desenvolvimento da sociedade. Um estudo etimológico indica que seus significados originais, extremamente pregnantes, podem ter algo a nos dizer sobre a relação professor - aluno - escola. Apontamos a existência de uma possível relação entre o uso dessas palavras e as concepções filosóficas implícitas na didática das Ciências Físicas, seus impasses, suas crises, sua evolução histórica, com ênfase no caminho que vai do instruir ao educar.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132006000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.2 2006
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955372101632