TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Joana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marcon, Mary Aurora da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158
Resumo: O presente artigo propõe um debate no que concerne à relação entre as condições objetivas do fenômeno da pandemia de COVID-19 e suas implicações para o campo educacional. Parte de considerações sobre o contexto da pandemia e a adoção do trabalho remoto nas escolas, salientando que é fundamental distinguir entre a emergência sanitária e a emergência educacional. A discussão aqui apresentada baseia-se em revisão bibliográfica. Considera que há aspectos específicos a serem respeitados no contexto do distanciamento social; no entanto, o regime emergencial de aulas não presenciais adotado para compensar o fechamento das escolas, depara-se com as redes públicas de ensino debilitadas e a precarização do trabalho docente. Esse momento de emergência acirra desigualdades sociais preexistentes e acentua a expropriação do trabalhador. Assim, as questões que emergem do contexto pandêmico precisam ser consideradas em articulação às questões educacionais já existentes no cenário brasileiro. O texto afirma que a natureza social da educação formal se conserva, visto que a pandemia não revolucionou a forma como os homens produzem a sua existência material. Então, não se trata de reformular inteiramente a organização dos processos educacionais de forma a redefinir o papel social da escola e, tampouco, as finalidades educativas
id PUC_GO-4_67e64dc001465a64b55179567cb306e0
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9158
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPREPandemia da COVID-19Trabalho Pedagógico Não-presencialTecnologias e EducaçãoDesigualdades Sociais.O presente artigo propõe um debate no que concerne à relação entre as condições objetivas do fenômeno da pandemia de COVID-19 e suas implicações para o campo educacional. Parte de considerações sobre o contexto da pandemia e a adoção do trabalho remoto nas escolas, salientando que é fundamental distinguir entre a emergência sanitária e a emergência educacional. A discussão aqui apresentada baseia-se em revisão bibliográfica. Considera que há aspectos específicos a serem respeitados no contexto do distanciamento social; no entanto, o regime emergencial de aulas não presenciais adotado para compensar o fechamento das escolas, depara-se com as redes públicas de ensino debilitadas e a precarização do trabalho docente. Esse momento de emergência acirra desigualdades sociais preexistentes e acentua a expropriação do trabalhador. Assim, as questões que emergem do contexto pandêmico precisam ser consideradas em articulação às questões educacionais já existentes no cenário brasileiro. O texto afirma que a natureza social da educação formal se conserva, visto que a pandemia não revolucionou a forma como os homens produzem a sua existência material. Então, não se trata de reformular inteiramente a organização dos processos educacionais de forma a redefinir o papel social da escola e, tampouco, as finalidades educativasEditora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/915810.18224/educ.v25i1.9158Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 20 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 20 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 20 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 20 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158/5719Copyright (c) 2022 Joana Peixoto, Mary Aurora da Costsa Marconinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, JoanaMarcon, Mary Aurora da Costa2022-12-20T13:00:12Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9158Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-12-20T13:00:12Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE
title TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE
spellingShingle TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE
Peixoto, Joana
Pandemia da COVID-19
Trabalho Pedagógico Não-presencial
Tecnologias e Educação
Desigualdades Sociais.
title_short TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE
title_full TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE
title_fullStr TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE
title_full_unstemmed TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE
title_sort TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE
author Peixoto, Joana
author_facet Peixoto, Joana
Marcon, Mary Aurora da Costa
author_role author
author2 Marcon, Mary Aurora da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Joana
Marcon, Mary Aurora da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia da COVID-19
Trabalho Pedagógico Não-presencial
Tecnologias e Educação
Desigualdades Sociais.
topic Pandemia da COVID-19
Trabalho Pedagógico Não-presencial
Tecnologias e Educação
Desigualdades Sociais.
description O presente artigo propõe um debate no que concerne à relação entre as condições objetivas do fenômeno da pandemia de COVID-19 e suas implicações para o campo educacional. Parte de considerações sobre o contexto da pandemia e a adoção do trabalho remoto nas escolas, salientando que é fundamental distinguir entre a emergência sanitária e a emergência educacional. A discussão aqui apresentada baseia-se em revisão bibliográfica. Considera que há aspectos específicos a serem respeitados no contexto do distanciamento social; no entanto, o regime emergencial de aulas não presenciais adotado para compensar o fechamento das escolas, depara-se com as redes públicas de ensino debilitadas e a precarização do trabalho docente. Esse momento de emergência acirra desigualdades sociais preexistentes e acentua a expropriação do trabalhador. Assim, as questões que emergem do contexto pandêmico precisam ser consideradas em articulação às questões educacionais já existentes no cenário brasileiro. O texto afirma que a natureza social da educação formal se conserva, visto que a pandemia não revolucionou a forma como os homens produzem a sua existência material. Então, não se trata de reformular inteiramente a organização dos processos educacionais de forma a redefinir o papel social da escola e, tampouco, as finalidades educativas
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158
10.18224/educ.v25i1.9158
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158
identifier_str_mv 10.18224/educ.v25i1.9158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158/5719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Joana Peixoto, Mary Aurora da Costsa Marcon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Joana Peixoto, Mary Aurora da Costsa Marcon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 20 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 20 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 20 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 20 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v25i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659821301760