TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158 |
Resumo: | O presente artigo propõe um debate no que concerne à relação entre as condições objetivas do fenômeno da pandemia de COVID-19 e suas implicações para o campo educacional. Parte de considerações sobre o contexto da pandemia e a adoção do trabalho remoto nas escolas, salientando que é fundamental distinguir entre a emergência sanitária e a emergência educacional. A discussão aqui apresentada baseia-se em revisão bibliográfica. Considera que há aspectos específicos a serem respeitados no contexto do distanciamento social; no entanto, o regime emergencial de aulas não presenciais adotado para compensar o fechamento das escolas, depara-se com as redes públicas de ensino debilitadas e a precarização do trabalho docente. Esse momento de emergência acirra desigualdades sociais preexistentes e acentua a expropriação do trabalhador. Assim, as questões que emergem do contexto pandêmico precisam ser consideradas em articulação às questões educacionais já existentes no cenário brasileiro. O texto afirma que a natureza social da educação formal se conserva, visto que a pandemia não revolucionou a forma como os homens produzem a sua existência material. Então, não se trata de reformular inteiramente a organização dos processos educacionais de forma a redefinir o papel social da escola e, tampouco, as finalidades educativas |
id |
PUC_GO-4_67e64dc001465a64b55179567cb306e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9158 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPREPandemia da COVID-19Trabalho Pedagógico Não-presencialTecnologias e EducaçãoDesigualdades Sociais.O presente artigo propõe um debate no que concerne à relação entre as condições objetivas do fenômeno da pandemia de COVID-19 e suas implicações para o campo educacional. Parte de considerações sobre o contexto da pandemia e a adoção do trabalho remoto nas escolas, salientando que é fundamental distinguir entre a emergência sanitária e a emergência educacional. A discussão aqui apresentada baseia-se em revisão bibliográfica. Considera que há aspectos específicos a serem respeitados no contexto do distanciamento social; no entanto, o regime emergencial de aulas não presenciais adotado para compensar o fechamento das escolas, depara-se com as redes públicas de ensino debilitadas e a precarização do trabalho docente. Esse momento de emergência acirra desigualdades sociais preexistentes e acentua a expropriação do trabalhador. Assim, as questões que emergem do contexto pandêmico precisam ser consideradas em articulação às questões educacionais já existentes no cenário brasileiro. O texto afirma que a natureza social da educação formal se conserva, visto que a pandemia não revolucionou a forma como os homens produzem a sua existência material. Então, não se trata de reformular inteiramente a organização dos processos educacionais de forma a redefinir o papel social da escola e, tampouco, as finalidades educativasEditora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/915810.18224/educ.v25i1.9158Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 20 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 20 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 20 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 20 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158/5719Copyright (c) 2022 Joana Peixoto, Mary Aurora da Costsa Marconinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, JoanaMarcon, Mary Aurora da Costa2022-12-20T13:00:12Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9158Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-12-20T13:00:12Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE |
title |
TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE |
spellingShingle |
TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE Peixoto, Joana Pandemia da COVID-19 Trabalho Pedagógico Não-presencial Tecnologias e Educação Desigualdades Sociais. |
title_short |
TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE |
title_full |
TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE |
title_fullStr |
TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE |
title_full_unstemmed |
TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE |
title_sort |
TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO: QUESTÕES EMERGENTES E QUESTÕES DE SEMPRE |
author |
Peixoto, Joana |
author_facet |
Peixoto, Joana Marcon, Mary Aurora da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Marcon, Mary Aurora da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Joana Marcon, Mary Aurora da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia da COVID-19 Trabalho Pedagógico Não-presencial Tecnologias e Educação Desigualdades Sociais. |
topic |
Pandemia da COVID-19 Trabalho Pedagógico Não-presencial Tecnologias e Educação Desigualdades Sociais. |
description |
O presente artigo propõe um debate no que concerne à relação entre as condições objetivas do fenômeno da pandemia de COVID-19 e suas implicações para o campo educacional. Parte de considerações sobre o contexto da pandemia e a adoção do trabalho remoto nas escolas, salientando que é fundamental distinguir entre a emergência sanitária e a emergência educacional. A discussão aqui apresentada baseia-se em revisão bibliográfica. Considera que há aspectos específicos a serem respeitados no contexto do distanciamento social; no entanto, o regime emergencial de aulas não presenciais adotado para compensar o fechamento das escolas, depara-se com as redes públicas de ensino debilitadas e a precarização do trabalho docente. Esse momento de emergência acirra desigualdades sociais preexistentes e acentua a expropriação do trabalhador. Assim, as questões que emergem do contexto pandêmico precisam ser consideradas em articulação às questões educacionais já existentes no cenário brasileiro. O texto afirma que a natureza social da educação formal se conserva, visto que a pandemia não revolucionou a forma como os homens produzem a sua existência material. Então, não se trata de reformular inteiramente a organização dos processos educacionais de forma a redefinir o papel social da escola e, tampouco, as finalidades educativas |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158 10.18224/educ.v25i1.9158 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v25i1.9158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9158/5719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joana Peixoto, Mary Aurora da Costsa Marcon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joana Peixoto, Mary Aurora da Costsa Marcon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 20 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 20 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 20 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 20 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v25i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659821301760 |