Subjetividade, Alteridade, Educação Infantil: problematizações à luz da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, Andréa Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3089
Resumo: Resumo: a teoria histórico-cultural, cunhada por Lev Semionovich Vygotski em princípios do século XX, vem se consolidando no cenário acadêmico como importante referencial para a compreensão de complexas questões, em diferentes áreas do conhecimento. Seu reconhecimento e atualidade decorrem, em grande parte, do modo original como o processo de constituição do singular, denominado por grande parte de seus seguidores de subjetividade, é apresentado: como complexo movimento, social, cultural e histórico, inexoravelmente amalgamado às relações com um outro, à alteridade. ? objetivo deste artigo apresentar esta discussão, problematizando os conceitos e algumas de suas implicações para a prática docente na educação infantil. Palavras-chave: Subjetividade. Alteridade. Vygotski. Teoria Histórico-Cultural. Educação Infantil.
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