Subjetividade, Alteridade, Educação Infantil: problematizações à luz da teoria histórico-cultural
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Data de Publicação: | 2014 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3089 |
Resumo: | Resumo: a teoria histórico-cultural, cunhada por Lev Semionovich Vygotski em princípios do século XX, vem se consolidando no cenário acadêmico como importante referencial para a compreensão de complexas questões, em diferentes áreas do conhecimento. Seu reconhecimento e atualidade decorrem, em grande parte, do modo original como o processo de constituição do singular, denominado por grande parte de seus seguidores de subjetividade, é apresentado: como complexo movimento, social, cultural e histórico, inexoravelmente amalgamado às relações com um outro, à alteridade. ? objetivo deste artigo apresentar esta discussão, problematizando os conceitos e algumas de suas implicações para a prática docente na educação infantil. Palavras-chave: Subjetividade. Alteridade. Vygotski. Teoria Histórico-Cultural. Educação Infantil. |
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Subjetividade, Alteridade, Educação Infantil: problematizações à luz da teoria histórico-culturalResumo: a teoria histórico-cultural, cunhada por Lev Semionovich Vygotski em princípios do século XX, vem se consolidando no cenário acadêmico como importante referencial para a compreensão de complexas questões, em diferentes áreas do conhecimento. Seu reconhecimento e atualidade decorrem, em grande parte, do modo original como o processo de constituição do singular, denominado por grande parte de seus seguidores de subjetividade, é apresentado: como complexo movimento, social, cultural e histórico, inexoravelmente amalgamado às relações com um outro, à alteridade. ? objetivo deste artigo apresentar esta discussão, problematizando os conceitos e algumas de suas implicações para a prática docente na educação infantil. Palavras-chave: Subjetividade. Alteridade. Vygotski. Teoria Histórico-Cultural. Educação Infantil.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/308910.18224/educ.v16i2.3089Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 245-2581983-77711415-049210.18224/educ.v16i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3089/1878Zanella, Andréa Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-13T12:34:04ZRevista |
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