Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and Permanence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farias, Maria do Rosário Teles de, Jesus, Janaína Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6236
Resumo: Abstract: this present article discourse about the internship developed with students of the Pedagogy course of the College of Education of the Federal University of Goias (FE/UFG), in the Education Youths and Adults in Education institutions of the Municipal General office of Education of Goiania. It presents reflections on the specificity of this teaching modality, and of as the stage it can contribute to the educators' initial and continuous formation, providing the action-reflection-action on the daily demands that are put by the school context and choosing the dialogue as one of the ways for the development of a process teaching-learning significant. Estágio no ensino fundamental de Jovens e Adultos: reflexões sobre acesso e permanência Resumo: o presente artigo discorre sobre o trabalho de estágio desenvolvido com discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), na Educação de Jovens e Adultos em instituições educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME). Apresenta reflexões sobre a especificidade desta modalidade de ensino, e de como o estágio pode contribuir para a formação inicial e continuada dos educadores, proporcionando a ação-reflexão-ação sobre as demandas diárias que são postas pelo contexto escolar e elegendo o diálogo como um dos caminhos para o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem significativo.
id PUC_GO-4_701b555a0cf48eab2ab7196df484fe1d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6236
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and PermanenceEducação; PedagogiaInternship; Initial and continuous formation; Education of Youths and Adults; Estágio; Formação Inicial e Continuada; Educação de Jovens e AdultosEstágio curricular; Educação de Jovens e AdultosAbstract: this present article discourse about the internship developed with students of the Pedagogy course of the College of Education of the Federal University of Goias (FE/UFG), in the Education Youths and Adults in Education institutions of the Municipal General office of Education of Goiania. It presents reflections on the specificity of this teaching modality, and of as the stage it can contribute to the educators' initial and continuous formation, providing the action-reflection-action on the daily demands that are put by the school context and choosing the dialogue as one of the ways for the development of a process teaching-learning significant. Estágio no ensino fundamental de Jovens e Adultos: reflexões sobre acesso e permanência Resumo: o presente artigo discorre sobre o trabalho de estágio desenvolvido com discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), na Educação de Jovens e Adultos em instituições educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME). Apresenta reflexões sobre a especificidade desta modalidade de ensino, e de como o estágio pode contribuir para a formação inicial e continuada dos educadores, proporcionando a ação-reflexão-ação sobre as demandas diárias que são postas pelo contexto escolar e elegendo o diálogo como um dos caminhos para o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem significativo.EDITORA DA PUC GOIÁSRodrigues, Maria Emilia de CastroFarias, Maria do Rosário Teles deJesus, Janaína Cristina de2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/623610.18224/educ.v20i2.6236Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 373-3921983-77711415-049210.18224/educ.v20i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6236/3476Direitos autorais 2018 Maria Emilia de Castro Rodrigues, Maria do Rosário Teles de Farias, Janaína Cristina de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6236Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:55.812Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and Permanence
title Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and Permanence
spellingShingle Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and Permanence
Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Educação; Pedagogia
Internship; Initial and continuous formation; Education of Youths and Adults; Estágio; Formação Inicial e Continuada; Educação de Jovens e Adultos
Estágio curricular; Educação de Jovens e Adultos
title_short Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and Permanence
title_full Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and Permanence
title_fullStr Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and Permanence
title_full_unstemmed Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and Permanence
title_sort Internship in Fundamental Teaching of Young and Adults: reflections on Acess and Permanence
author Rodrigues, Maria Emilia de Castro
author_facet Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Farias, Maria do Rosário Teles de
Jesus, Janaína Cristina de
author_role author
author2 Farias, Maria do Rosário Teles de
Jesus, Janaína Cristina de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Farias, Maria do Rosário Teles de
Jesus, Janaína Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Pedagogia
Internship; Initial and continuous formation; Education of Youths and Adults; Estágio; Formação Inicial e Continuada; Educação de Jovens e Adultos
Estágio curricular; Educação de Jovens e Adultos
topic Educação; Pedagogia
Internship; Initial and continuous formation; Education of Youths and Adults; Estágio; Formação Inicial e Continuada; Educação de Jovens e Adultos
Estágio curricular; Educação de Jovens e Adultos
dc.description.none.fl_txt_mv Abstract: this present article discourse about the internship developed with students of the Pedagogy course of the College of Education of the Federal University of Goias (FE/UFG), in the Education Youths and Adults in Education institutions of the Municipal General office of Education of Goiania. It presents reflections on the specificity of this teaching modality, and of as the stage it can contribute to the educators' initial and continuous formation, providing the action-reflection-action on the daily demands that are put by the school context and choosing the dialogue as one of the ways for the development of a process teaching-learning significant. Estágio no ensino fundamental de Jovens e Adultos: reflexões sobre acesso e permanência Resumo: o presente artigo discorre sobre o trabalho de estágio desenvolvido com discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), na Educação de Jovens e Adultos em instituições educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME). Apresenta reflexões sobre a especificidade desta modalidade de ensino, e de como o estágio pode contribuir para a formação inicial e continuada dos educadores, proporcionando a ação-reflexão-ação sobre as demandas diárias que são postas pelo contexto escolar e elegendo o diálogo como um dos caminhos para o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem significativo.
description Abstract: this present article discourse about the internship developed with students of the Pedagogy course of the College of Education of the Federal University of Goias (FE/UFG), in the Education Youths and Adults in Education institutions of the Municipal General office of Education of Goiania. It presents reflections on the specificity of this teaching modality, and of as the stage it can contribute to the educators' initial and continuous formation, providing the action-reflection-action on the daily demands that are put by the school context and choosing the dialogue as one of the ways for the development of a process teaching-learning significant. Estágio no ensino fundamental de Jovens e Adultos: reflexões sobre acesso e permanência Resumo: o presente artigo discorre sobre o trabalho de estágio desenvolvido com discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), na Educação de Jovens e Adultos em instituições educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME). Apresenta reflexões sobre a especificidade desta modalidade de ensino, e de como o estágio pode contribuir para a formação inicial e continuada dos educadores, proporcionando a ação-reflexão-ação sobre as demandas diárias que são postas pelo contexto escolar e elegendo o diálogo como um dos caminhos para o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem significativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6236
10.18224/educ.v20i2.6236
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6236
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i2.6236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6236/3476
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Maria Emilia de Castro Rodrigues, Maria do Rosário Teles de Farias, Janaína Cristina de Jesus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Maria Emilia de Castro Rodrigues, Maria do Rosário Teles de Farias, Janaína Cristina de Jesus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 373-392
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974302457856