Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moura, Manoel Oriosvaldo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cedro, Wellington Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2439
Resumo: este trabalho apresenta um dos possíveis caminhos metodológicos para a pesquisa que tem como principal foco investigativo o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula de matemática: o experimento didático. Partindo, então, de um relato de uma investigação sobre o ensino da álgebra para crianças da educação básica, definiremos e caracterizaremos esta proposta metodológica. Além disso, abordaremos as principais contribuições e as dificuldades que permeiam uma atividade investigativa desenvolvida sobre as bases teóricas do experimento didático. Palavras-chave: Experimento didático. Pesquisa na sala de aula. Metodologias de pesquisa. Ensino de álgebra. Atividades de ensino.
id PUC_GO-4_73e7803a15e17e7beac68131070184c1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2439
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didáticoeste trabalho apresenta um dos possíveis caminhos metodológicos para a pesquisa que tem como principal foco investigativo o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula de matemática: o experimento didático. Partindo, então, de um relato de uma investigação sobre o ensino da álgebra para crianças da educação básica, definiremos e caracterizaremos esta proposta metodológica. Além disso, abordaremos as principais contribuições e as dificuldades que permeiam uma atividade investigativa desenvolvida sobre as bases teóricas do experimento didático. Palavras-chave: Experimento didático. Pesquisa na sala de aula. Metodologias de pesquisa. Ensino de álgebra. Atividades de ensino.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/243910.18224/educ.v15i1.2439Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 1 (2012); 25-381983-77711415-049210.18224/educ.v15i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2439/1501de Moura, Manoel OriosvaldoCedro, Wellington Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2439Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:38.554Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático
title Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático
spellingShingle Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático
de Moura, Manoel Oriosvaldo
title_short Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático
title_full Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático
title_fullStr Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático
title_full_unstemmed Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático
title_sort Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático
author de Moura, Manoel Oriosvaldo
author_facet de Moura, Manoel Oriosvaldo
Cedro, Wellington Lima
author_role author
author2 Cedro, Wellington Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moura, Manoel Oriosvaldo
Cedro, Wellington Lima
dc.description.none.fl_txt_mv este trabalho apresenta um dos possíveis caminhos metodológicos para a pesquisa que tem como principal foco investigativo o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula de matemática: o experimento didático. Partindo, então, de um relato de uma investigação sobre o ensino da álgebra para crianças da educação básica, definiremos e caracterizaremos esta proposta metodológica. Além disso, abordaremos as principais contribuições e as dificuldades que permeiam uma atividade investigativa desenvolvida sobre as bases teóricas do experimento didático. Palavras-chave: Experimento didático. Pesquisa na sala de aula. Metodologias de pesquisa. Ensino de álgebra. Atividades de ensino.
description este trabalho apresenta um dos possíveis caminhos metodológicos para a pesquisa que tem como principal foco investigativo o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula de matemática: o experimento didático. Partindo, então, de um relato de uma investigação sobre o ensino da álgebra para crianças da educação básica, definiremos e caracterizaremos esta proposta metodológica. Além disso, abordaremos as principais contribuições e as dificuldades que permeiam uma atividade investigativa desenvolvida sobre as bases teóricas do experimento didático. Palavras-chave: Experimento didático. Pesquisa na sala de aula. Metodologias de pesquisa. Ensino de álgebra. Atividades de ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2439
10.18224/educ.v15i1.2439
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2439
identifier_str_mv 10.18224/educ.v15i1.2439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2439/1501
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 1 (2012); 25-38
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v15i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973897707520