Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Marina Menna
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25471
Resumo: Este artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”,1 desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade. O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente absolutas e em concepções estáticas.
id UFRGS-2_79d2ad47c5951386567b5489e362b1f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25471
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barreto, Marina MennaGarcia, Vera Clotilde Vanzetto2010-09-01T04:18:30Z20080103-6041http://hdl.handle.net/10183/25471000718980Este artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”,1 desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade. O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente absolutas e em concepções estáticas.This paper presents a research based on teaching experiment methodology. It involved medium level students confronting a set of activities focusing on the mathematical modeling of oral contraceptives assimilation and elimination phenomenon. The goal was to try to develop an understanding of the changes on students schema when applying mathematics to solve real problems. The research showed that the context of a pedagogical intervention model based on the representation of the living environment has potential to develop important cognitive changes, improving the reality perceptions and interpretation. The ordinary teaching does not open ways to mathematic application to other sciences because apparently it is founded over absolutely conditions and static conceptions.application/pdfporCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n.2 (jan./jun. 2008), p. 133-156Ensino de matemáticaExperimentos matemáticosMathematics teachingMathematical modelingTeaching experimentExperimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000718980.pdf.txt000718980.pdf.txtExtracted Texttext/plain43050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/2/000718980.pdf.txt007fba51358869ea9dbe77c4b01a8e78MD52ORIGINAL000718980.pdf000718980.pdfTexto completoapplication/pdf1172258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/1/000718980.pdf0f340d5e0b449ddb9f4548e6d2c654d1MD51THUMBNAIL000718980.pdf.jpg000718980.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/3/000718980.pdf.jpg9446c07c44897a75514543c385640454MD5310183/254712022-02-22 04:44:29.431729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25471Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:44:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
title Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
spellingShingle Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
Barreto, Marina Menna
Ensino de matemática
Experimentos matemáticos
Mathematics teaching
Mathematical modeling
Teaching experiment
title_short Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
title_full Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
title_fullStr Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
title_full_unstemmed Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
title_sort Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
author Barreto, Marina Menna
author_facet Barreto, Marina Menna
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
author_role author
author2 Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Marina Menna
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Experimentos matemáticos
topic Ensino de matemática
Experimentos matemáticos
Mathematics teaching
Mathematical modeling
Teaching experiment
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics teaching
Mathematical modeling
Teaching experiment
description Este artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”,1 desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade. O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente absolutas e em concepções estáticas.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-01T04:18:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25471
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718980
identifier_str_mv 0103-6041
000718980
url http://hdl.handle.net/10183/25471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n.2 (jan./jun. 2008), p. 133-156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/2/000718980.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/1/000718980.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/3/000718980.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 007fba51358869ea9dbe77c4b01a8e78
0f340d5e0b449ddb9f4548e6d2c654d1
9446c07c44897a75514543c385640454
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447419700117504