Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25471 |
Resumo: | Este artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”,1 desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade. O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente absolutas e em concepções estáticas. |
id |
UFRGS-2_79d2ad47c5951386567b5489e362b1f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25471 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreto, Marina MennaGarcia, Vera Clotilde Vanzetto2010-09-01T04:18:30Z20080103-6041http://hdl.handle.net/10183/25471000718980Este artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”,1 desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade. O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente absolutas e em concepções estáticas.This paper presents a research based on teaching experiment methodology. It involved medium level students confronting a set of activities focusing on the mathematical modeling of oral contraceptives assimilation and elimination phenomenon. The goal was to try to develop an understanding of the changes on students schema when applying mathematics to solve real problems. The research showed that the context of a pedagogical intervention model based on the representation of the living environment has potential to develop important cognitive changes, improving the reality perceptions and interpretation. The ordinary teaching does not open ways to mathematic application to other sciences because apparently it is founded over absolutely conditions and static conceptions.application/pdfporCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n.2 (jan./jun. 2008), p. 133-156Ensino de matemáticaExperimentos matemáticosMathematics teachingMathematical modelingTeaching experimentExperimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000718980.pdf.txt000718980.pdf.txtExtracted Texttext/plain43050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/2/000718980.pdf.txt007fba51358869ea9dbe77c4b01a8e78MD52ORIGINAL000718980.pdf000718980.pdfTexto completoapplication/pdf1172258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/1/000718980.pdf0f340d5e0b449ddb9f4548e6d2c654d1MD51THUMBNAIL000718980.pdf.jpg000718980.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/3/000718980.pdf.jpg9446c07c44897a75514543c385640454MD5310183/254712022-02-22 04:44:29.431729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25471Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:44:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática |
title |
Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática |
spellingShingle |
Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática Barreto, Marina Menna Ensino de matemática Experimentos matemáticos Mathematics teaching Mathematical modeling Teaching experiment |
title_short |
Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática |
title_full |
Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática |
title_fullStr |
Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática |
title_full_unstemmed |
Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática |
title_sort |
Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática |
author |
Barreto, Marina Menna |
author_facet |
Barreto, Marina Menna Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Marina Menna Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Experimentos matemáticos |
topic |
Ensino de matemática Experimentos matemáticos Mathematics teaching Mathematical modeling Teaching experiment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics teaching Mathematical modeling Teaching experiment |
description |
Este artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”,1 desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade. O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente absolutas e em concepções estáticas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-01T04:18:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25471 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000718980 |
identifier_str_mv |
0103-6041 000718980 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n.2 (jan./jun. 2008), p. 133-156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/2/000718980.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/1/000718980.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25471/3/000718980.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
007fba51358869ea9dbe77c4b01a8e78 0f340d5e0b449ddb9f4548e6d2c654d1 9446c07c44897a75514543c385640454 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447419700117504 |