As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Beatriz Aparecida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419
Resumo: Com o objetivo de subsidiar a discussão na disciplina Didática da Geografia, o artigo apresenta uma reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das propostas de ensino de Geografia, bem como um panorama dos resultados das pesquisas sobre a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. A conclusão indica o entendimento de que as propostas em estudo podem ser situadas no âmbito de duas abordagens, a histórico-crítico-dialética e a fenomenológico-hermêutica. Em relação às práticas, o que se percebe é o distanciamento em relação à produção acadêmica sobre o ensino de Geografia.
id PUC_GO-4_7db2fa29410aeb4d37db44700bd21a24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1419
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de EnsinoCom o objetivo de subsidiar a discussão na disciplina Didática da Geografia, o artigo apresenta uma reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das propostas de ensino de Geografia, bem como um panorama dos resultados das pesquisas sobre a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. A conclusão indica o entendimento de que as propostas em estudo podem ser situadas no âmbito de duas abordagens, a histórico-crítico-dialética e a fenomenológico-hermêutica. Em relação às práticas, o que se percebe é o distanciamento em relação à produção acadêmica sobre o ensino de Geografia.EDITORA DA PUC GOIÁS2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/141910.18224/educ.v13i2.1419Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 2 (2010); 285-3051983-77711415-049210.18224/educ.v13i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419/935Zanatta, Beatriz Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1419Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.036Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino
title As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino
spellingShingle As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino
Zanatta, Beatriz Aparecida
title_short As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino
title_full As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino
title_fullStr As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino
title_full_unstemmed As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino
title_sort As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino
author Zanatta, Beatriz Aparecida
author_facet Zanatta, Beatriz Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatta, Beatriz Aparecida
dc.description.none.fl_txt_mv Com o objetivo de subsidiar a discussão na disciplina Didática da Geografia, o artigo apresenta uma reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das propostas de ensino de Geografia, bem como um panorama dos resultados das pesquisas sobre a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. A conclusão indica o entendimento de que as propostas em estudo podem ser situadas no âmbito de duas abordagens, a histórico-crítico-dialética e a fenomenológico-hermêutica. Em relação às práticas, o que se percebe é o distanciamento em relação à produção acadêmica sobre o ensino de Geografia.
description Com o objetivo de subsidiar a discussão na disciplina Didática da Geografia, o artigo apresenta uma reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das propostas de ensino de Geografia, bem como um panorama dos resultados das pesquisas sobre a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. A conclusão indica o entendimento de que as propostas em estudo podem ser situadas no âmbito de duas abordagens, a histórico-crítico-dialética e a fenomenológico-hermêutica. Em relação às práticas, o que se percebe é o distanciamento em relação à produção acadêmica sobre o ensino de Geografia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419
10.18224/educ.v13i2.1419
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419
identifier_str_mv 10.18224/educ.v13i2.1419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419/935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 2 (2010); 285-305
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v13i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974670508032