As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419 |
Resumo: | Com o objetivo de subsidiar a discussão na disciplina Didática da Geografia, o artigo apresenta uma reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das propostas de ensino de Geografia, bem como um panorama dos resultados das pesquisas sobre a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. A conclusão indica o entendimento de que as propostas em estudo podem ser situadas no âmbito de duas abordagens, a histórico-crítico-dialética e a fenomenológico-hermêutica. Em relação às práticas, o que se percebe é o distanciamento em relação à produção acadêmica sobre o ensino de Geografia. |
id |
PUC_GO-4_7db2fa29410aeb4d37db44700bd21a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1419 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de EnsinoCom o objetivo de subsidiar a discussão na disciplina Didática da Geografia, o artigo apresenta uma reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das propostas de ensino de Geografia, bem como um panorama dos resultados das pesquisas sobre a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. A conclusão indica o entendimento de que as propostas em estudo podem ser situadas no âmbito de duas abordagens, a histórico-crítico-dialética e a fenomenológico-hermêutica. Em relação às práticas, o que se percebe é o distanciamento em relação à produção acadêmica sobre o ensino de Geografia.EDITORA DA PUC GOIÁS2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/141910.18224/educ.v13i2.1419Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 2 (2010); 285-3051983-77711415-049210.18224/educ.v13i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419/935Zanatta, Beatriz Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1419Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.036Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino |
title |
As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino |
spellingShingle |
As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino Zanatta, Beatriz Aparecida |
title_short |
As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino |
title_full |
As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino |
title_fullStr |
As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino |
title_full_unstemmed |
As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino |
title_sort |
As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino |
author |
Zanatta, Beatriz Aparecida |
author_facet |
Zanatta, Beatriz Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanatta, Beatriz Aparecida |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Com o objetivo de subsidiar a discussão na disciplina Didática da Geografia, o artigo apresenta uma reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das propostas de ensino de Geografia, bem como um panorama dos resultados das pesquisas sobre a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. A conclusão indica o entendimento de que as propostas em estudo podem ser situadas no âmbito de duas abordagens, a histórico-crítico-dialética e a fenomenológico-hermêutica. Em relação às práticas, o que se percebe é o distanciamento em relação à produção acadêmica sobre o ensino de Geografia. |
description |
Com o objetivo de subsidiar a discussão na disciplina Didática da Geografia, o artigo apresenta uma reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das propostas de ensino de Geografia, bem como um panorama dos resultados das pesquisas sobre a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. A conclusão indica o entendimento de que as propostas em estudo podem ser situadas no âmbito de duas abordagens, a histórico-crítico-dialética e a fenomenológico-hermêutica. Em relação às práticas, o que se percebe é o distanciamento em relação à produção acadêmica sobre o ensino de Geografia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419 10.18224/educ.v13i2.1419 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v13i2.1419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419/935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 2 (2010); 285-305 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v13i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974670508032 |