PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XII
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8082 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo examinar as vinculações entre o ofício de Mestre em Pedro Abelardo (1079-1142) e o movimento de revalorização da dialética, por meio da Questão dos Universais. A Lógica para Principiantes e o Sim e Não, são as fontes deste estudo. Os pressupostos metodológicos que fundamentam esta pesquisa são os da História Social, apresentados por Marc Bloch (2001) e o princípio de ‘longa duração’, cunhado por Fernand Braudel (1990). Assim, entendemos que as discussões realizadas por Abelardo, sobre os universais, contribuíram para a ‘revalorização’ da dialética no ambiente escolar do século XII. |
id |
PUC_GO-4_81402517f974da1e47ff15d417371b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8082 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XIIHistória; EducaçãoIntelectual; Dialética; História da Educação na Idade Média; Escolas no século XII.Educação; História da Educação na Idade MédiaEste texto tem por objetivo examinar as vinculações entre o ofício de Mestre em Pedro Abelardo (1079-1142) e o movimento de revalorização da dialética, por meio da Questão dos Universais. A Lógica para Principiantes e o Sim e Não, são as fontes deste estudo. Os pressupostos metodológicos que fundamentam esta pesquisa são os da História Social, apresentados por Marc Bloch (2001) e o princípio de ‘longa duração’, cunhado por Fernand Braudel (1990). Assim, entendemos que as discussões realizadas por Abelardo, sobre os universais, contribuíram para a ‘revalorização’ da dialética no ambiente escolar do século XII.EDITORA DA PUC GOIÁSde Jesus Almeida, Anna PaulaOliveira, Terezinha2021-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/808210.18224/educ.v24i1.8082Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 18 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8082/5328Direitos autorais 2021 Anna Paula de Jesus Almeida, Terezinha Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XII |
title |
PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XII |
spellingShingle |
PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XII de Jesus Almeida, Anna Paula História; Educação Intelectual; Dialética; História da Educação na Idade Média; Escolas no século XII. Educação; História da Educação na Idade Média |
title_short |
PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XII |
title_full |
PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XII |
title_fullStr |
PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XII |
title_full_unstemmed |
PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XII |
title_sort |
PEDRO ABELARDO E O MOVIMENTO DE REVALORIZAÇÃO DA DIALÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XII |
author |
de Jesus Almeida, Anna Paula |
author_facet |
de Jesus Almeida, Anna Paula Oliveira, Terezinha |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Terezinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus Almeida, Anna Paula Oliveira, Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação Intelectual; Dialética; História da Educação na Idade Média; Escolas no século XII. Educação; História da Educação na Idade Média |
topic |
História; Educação Intelectual; Dialética; História da Educação na Idade Média; Escolas no século XII. Educação; História da Educação na Idade Média |
description |
Este texto tem por objetivo examinar as vinculações entre o ofício de Mestre em Pedro Abelardo (1079-1142) e o movimento de revalorização da dialética, por meio da Questão dos Universais. A Lógica para Principiantes e o Sim e Não, são as fontes deste estudo. Os pressupostos metodológicos que fundamentam esta pesquisa são os da História Social, apresentados por Marc Bloch (2001) e o princípio de ‘longa duração’, cunhado por Fernand Braudel (1990). Assim, entendemos que as discussões realizadas por Abelardo, sobre os universais, contribuíram para a ‘revalorização’ da dialética no ambiente escolar do século XII. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8082 10.18224/educ.v24i1.8082 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8082 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.8082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8082/5328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Anna Paula de Jesus Almeida, Terezinha Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Anna Paula de Jesus Almeida, Terezinha Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 18 páginas 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661811499008 |