A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
DOI: | 10.18224/educ.v18i1.4254 |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254 |
Resumo: | Resumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto. Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora. |
id |
PUC_GO-4_8b68fac9838f86a189b48c5a0b28fe33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4254 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINEResumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto. Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora.EDITORA DA PUC GOIÁSPeixoto, JoanaAraújo, Cláudia Helena dos Santos2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/425410.18224/educ.v18i1.4254Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 45-601983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254/2444Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4254Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.219Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE |
title |
A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE |
spellingShingle |
A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE Peixoto, Joana Peixoto, Joana |
title_short |
A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE |
title_full |
A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE |
title_fullStr |
A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE |
title_full_unstemmed |
A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE |
title_sort |
A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE |
author |
Peixoto, Joana |
author_facet |
Peixoto, Joana Peixoto, Joana Araújo, Cláudia Helena dos Santos Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Joana Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto. Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora. |
description |
Resumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto. Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254 10.18224/educ.v18i1.4254 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v18i1.4254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254/2444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 45-60 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v18i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821797333265809408 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18224/educ.v18i1.4254 |