PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Claudio Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Maria de Fátima Ramos de, Polydoro, Renata Cristina, Aparício, Ana Silvia Moço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8706
Resumo: O período inicial da docência requer atenção e cuidado no sentido de criar situações que ajudem o professor iniciante na gestão da sala de aula. Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante. Tendo como fonte o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi feito um recorte cronológico da produção científica dos anos 2009 a 2018, utilizando os descritores: professor iniciante e acolhimento. Para análise, selecionamos o resumo e a conclusão, procurando identificar os processos de indução no contexto da educação básica. Constatamos, com o estudo, que os professores iniciantes anseiam por um processo de indução e, que, apesar de existir um processo de acolhimento, ele é tênue e escasso, porém, crescente.
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