PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Claudio Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Maria de Fátima Ramos de, Polydoro, Renata Cristina, Aparício, Ana Silvia Moço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8706
Resumo: O período inicial da docência requer atenção e cuidado no sentido de criar situações que ajudem o professor iniciante na gestão da sala de aula. Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante. Tendo como fonte o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi feito um recorte cronológico da produção científica dos anos 2009 a 2018, utilizando os descritores: professor iniciante e acolhimento. Para análise, selecionamos o resumo e a conclusão, procurando identificar os processos de indução no contexto da educação básica. Constatamos, com o estudo, que os professores iniciantes anseiam por um processo de indução e, que, apesar de existir um processo de acolhimento, ele é tênue e escasso, porém, crescente.
id PUC_GO-4_3cb4349c246bb240c14c9301ec2d623b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8706
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOSEducação;processo de indução; professor iniciate; revisão de literaturaFormação do professorO período inicial da docência requer atenção e cuidado no sentido de criar situações que ajudem o professor iniciante na gestão da sala de aula. Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante. Tendo como fonte o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi feito um recorte cronológico da produção científica dos anos 2009 a 2018, utilizando os descritores: professor iniciante e acolhimento. Para análise, selecionamos o resumo e a conclusão, procurando identificar os processos de indução no contexto da educação básica. Constatamos, com o estudo, que os professores iniciantes anseiam por um processo de indução e, que, apesar de existir um processo de acolhimento, ele é tênue e escasso, porém, crescente.EDITORA DA PUC GOIÁSAffonso, Claudio RobertoAndrade, Maria de Fátima Ramos dePolydoro, Renata CristinaAparício, Ana Silvia Moço2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/870610.18224/educ.v24i1.8706Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 17 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8706/5358Direitos autorais 2021 Claudio Roberto Affonso, Maria de Fátima Ramos de Andrade, Renata Cristina Polydoro, Ana Silvia Moço Aparícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
spellingShingle PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
Affonso, Claudio Roberto
Educação;
processo de indução; professor iniciate; revisão de literatura
Formação do professor
title_short PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title_full PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title_fullStr PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title_full_unstemmed PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
title_sort PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIATE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
author Affonso, Claudio Roberto
author_facet Affonso, Claudio Roberto
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Polydoro, Renata Cristina
Aparício, Ana Silvia Moço
author_role author
author2 Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Polydoro, Renata Cristina
Aparício, Ana Silvia Moço
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Affonso, Claudio Roberto
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Polydoro, Renata Cristina
Aparício, Ana Silvia Moço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;
processo de indução; professor iniciate; revisão de literatura
Formação do professor
topic Educação;
processo de indução; professor iniciate; revisão de literatura
Formação do professor
description O período inicial da docência requer atenção e cuidado no sentido de criar situações que ajudem o professor iniciante na gestão da sala de aula. Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante. Tendo como fonte o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi feito um recorte cronológico da produção científica dos anos 2009 a 2018, utilizando os descritores: professor iniciante e acolhimento. Para análise, selecionamos o resumo e a conclusão, procurando identificar os processos de indução no contexto da educação básica. Constatamos, com o estudo, que os professores iniciantes anseiam por um processo de indução e, que, apesar de existir um processo de acolhimento, ele é tênue e escasso, porém, crescente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8706
10.18224/educ.v24i1.8706
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8706
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8706/5358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 17 páginas
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660974735360