O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, José Wilson Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5024
Resumo: Resumo: O olhar docente sobre o livro didático situa a pesquisa sobre o pensamento dos/as professores/as. O objetivo do artigo é analisar as ideias dos professores para compreender o protagonismo do livro didático na organização curricular. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiaberta. A análise de conteúdo foi a técnica da análise de dados. Esta aproximação é possibilitada pelas técnicas do método. Os resultados apresentados seguem na disposição de alguns fragmentos do discurso dos docentes. A valorização do pensamento docente é importante para as políticas curriculares como manifestação das políticas educacionais. Palavras-chaves: currículo em ação, pensamento docente, livro didático, políticas curriculares.
id PUC_GO-4_a0a5c25369f71cc565447ad931b057cf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5024
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em açãoResumo: O olhar docente sobre o livro didático situa a pesquisa sobre o pensamento dos/as professores/as. O objetivo do artigo é analisar as ideias dos professores para compreender o protagonismo do livro didático na organização curricular. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiaberta. A análise de conteúdo foi a técnica da análise de dados. Esta aproximação é possibilitada pelas técnicas do método. Os resultados apresentados seguem na disposição de alguns fragmentos do discurso dos docentes. A valorização do pensamento docente é importante para as políticas curriculares como manifestação das políticas educacionais. Palavras-chaves: currículo em ação, pensamento docente, livro didático, políticas curriculares.EDITORA DA PUC GOIÁSMelo, José Wilson Rodrigues de2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/502410.18224/educ.v19i1.5024Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 259-2801983-77711415-049210.18224/educ.v19i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5024/2777Direitos autorais 2016 José Wilson Rodrigues de Melohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5024Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:36.996Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação
title O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação
spellingShingle O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação
Melo, José Wilson Rodrigues de
title_short O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação
title_full O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação
title_fullStr O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação
title_full_unstemmed O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação
title_sort O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação
author Melo, José Wilson Rodrigues de
author_facet Melo, José Wilson Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, José Wilson Rodrigues de
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O olhar docente sobre o livro didático situa a pesquisa sobre o pensamento dos/as professores/as. O objetivo do artigo é analisar as ideias dos professores para compreender o protagonismo do livro didático na organização curricular. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiaberta. A análise de conteúdo foi a técnica da análise de dados. Esta aproximação é possibilitada pelas técnicas do método. Os resultados apresentados seguem na disposição de alguns fragmentos do discurso dos docentes. A valorização do pensamento docente é importante para as políticas curriculares como manifestação das políticas educacionais. Palavras-chaves: currículo em ação, pensamento docente, livro didático, políticas curriculares.
description Resumo: O olhar docente sobre o livro didático situa a pesquisa sobre o pensamento dos/as professores/as. O objetivo do artigo é analisar as ideias dos professores para compreender o protagonismo do livro didático na organização curricular. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiaberta. A análise de conteúdo foi a técnica da análise de dados. Esta aproximação é possibilitada pelas técnicas do método. Os resultados apresentados seguem na disposição de alguns fragmentos do discurso dos docentes. A valorização do pensamento docente é importante para as políticas curriculares como manifestação das políticas educacionais. Palavras-chaves: currículo em ação, pensamento docente, livro didático, políticas curriculares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5024
10.18224/educ.v19i1.5024
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5024
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i1.5024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5024/2777
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 José Wilson Rodrigues de Melo
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 José Wilson Rodrigues de Melo
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 259-280
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973557968897