O livro didático na aula de história: a ação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DINIZ, Maria Ranyelle.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888
Resumo: Este estudo problematiza o uso do livro didático de História na sala de aula, na atualidade, tendo como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Dione Diniz Oliveira Dias, do município de Sousa-PB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica sobre o tema enfocado, fontes documentais – LDB, PCN’s, etc. e de entrevistas semiestruturadas, com professores de História e alunos da referida escola. O objetivo principal não foi investigar apenas a qualidade do livro didático, mas, principalmente, abordar a idéia do perfil de um profissional bem qualificado e apto para a utilização desse material, verificando a dificuldade do seu uso no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, pensando o livro didático como um artefato cultural, cuja importância para o ensino-aprendizagem envolve diferentes sujeitos, dentre eles, o professor e o aluno. Para tanto, consideramos as questões relacionadas à formação do docente e à produção desse material, numa busca contínua para novas interpretações e questionamentos acerca do seu uso e melhoramentos na prática escolar.
id UFCG_1c684cad536c5ba3a194387c113fc953
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23888
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O livro didático na aula de história: a ação docente.The textbook in the history class: the teaching action.História - ensinoLivro didáticoEnsino de históriaAção docente - Licenciatura em históriaHistory - teachingTextbookHistory teachingTeaching action - Degree in historyHistória.Este estudo problematiza o uso do livro didático de História na sala de aula, na atualidade, tendo como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Dione Diniz Oliveira Dias, do município de Sousa-PB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica sobre o tema enfocado, fontes documentais – LDB, PCN’s, etc. e de entrevistas semiestruturadas, com professores de História e alunos da referida escola. O objetivo principal não foi investigar apenas a qualidade do livro didático, mas, principalmente, abordar a idéia do perfil de um profissional bem qualificado e apto para a utilização desse material, verificando a dificuldade do seu uso no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, pensando o livro didático como um artefato cultural, cuja importância para o ensino-aprendizagem envolve diferentes sujeitos, dentre eles, o professor e o aluno. Para tanto, consideramos as questões relacionadas à formação do docente e à produção desse material, numa busca contínua para novas interpretações e questionamentos acerca do seu uso e melhoramentos na prática escolar.This study discuss the use of the textbook of history in the classroom, at present, having as research locus the State School of Elementary and Secondary Education Prof. Dione Diniz Oliveira Dias, the municipality of Sousa-PB. The survey was conducted through literature review on the subject focused, documentary sources LDB, NCPs etc. and the application of semistructured interviews with history teachers and students of that school. The main objective was not to investigate only the quality of the textbook, but mainly address the idea of the profile of a well qualified and professional able to use this material, checking the difficulty of its use in the workplace and at the same time thinking the textbook as a cultural artifact, whose importance to the teachinglearning involves different subjects, among them, the teacher and the student. To this end, we consider the issues related to the training of teachers and the production of this material, in a constant search for new interpretations and questions about its use and improvements in school practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFORTUNATO, Maria Lucinete.FORTUNATO, Maria Lucinete.http://lattes.cnpq.br/0372177131712462SANTANA, Rosemere Olímpio de.MELO, Rosilene Alves de.DINIZ, Maria Ranyelle.2015-12-102022-03-17T12:19:55Z2022-03-172022-03-17T12:19:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888DINIZ, Maria Ranyelle. O livro didático na aula de história: a ação docente. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-17T12:19:55Zoai:localhost:riufcg/23888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-17T12:19:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático na aula de história: a ação docente.
The textbook in the history class: the teaching action.
title O livro didático na aula de história: a ação docente.
spellingShingle O livro didático na aula de história: a ação docente.
DINIZ, Maria Ranyelle.
História - ensino
Livro didático
Ensino de história
Ação docente - Licenciatura em história
History - teaching
Textbook
History teaching
Teaching action - Degree in history
História.
title_short O livro didático na aula de história: a ação docente.
title_full O livro didático na aula de história: a ação docente.
title_fullStr O livro didático na aula de história: a ação docente.
title_full_unstemmed O livro didático na aula de história: a ação docente.
title_sort O livro didático na aula de história: a ação docente.
author DINIZ, Maria Ranyelle.
author_facet DINIZ, Maria Ranyelle.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FORTUNATO, Maria Lucinete.
FORTUNATO, Maria Lucinete.
http://lattes.cnpq.br/0372177131712462
SANTANA, Rosemere Olímpio de.
MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv DINIZ, Maria Ranyelle.
dc.subject.por.fl_str_mv História - ensino
Livro didático
Ensino de história
Ação docente - Licenciatura em história
History - teaching
Textbook
History teaching
Teaching action - Degree in history
História.
topic História - ensino
Livro didático
Ensino de história
Ação docente - Licenciatura em história
History - teaching
Textbook
History teaching
Teaching action - Degree in history
História.
description Este estudo problematiza o uso do livro didático de História na sala de aula, na atualidade, tendo como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Dione Diniz Oliveira Dias, do município de Sousa-PB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica sobre o tema enfocado, fontes documentais – LDB, PCN’s, etc. e de entrevistas semiestruturadas, com professores de História e alunos da referida escola. O objetivo principal não foi investigar apenas a qualidade do livro didático, mas, principalmente, abordar a idéia do perfil de um profissional bem qualificado e apto para a utilização desse material, verificando a dificuldade do seu uso no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, pensando o livro didático como um artefato cultural, cuja importância para o ensino-aprendizagem envolve diferentes sujeitos, dentre eles, o professor e o aluno. Para tanto, consideramos as questões relacionadas à formação do docente e à produção desse material, numa busca contínua para novas interpretações e questionamentos acerca do seu uso e melhoramentos na prática escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
2022-03-17T12:19:55Z
2022-03-17
2022-03-17T12:19:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888
DINIZ, Maria Ranyelle. O livro didático na aula de história: a ação docente. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888
identifier_str_mv DINIZ, Maria Ranyelle. O livro didático na aula de história: a ação docente. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744528902455296