O livro didático na aula de história: a ação docente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888 |
Resumo: | Este estudo problematiza o uso do livro didático de História na sala de aula, na atualidade, tendo como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Dione Diniz Oliveira Dias, do município de Sousa-PB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica sobre o tema enfocado, fontes documentais – LDB, PCN’s, etc. e de entrevistas semiestruturadas, com professores de História e alunos da referida escola. O objetivo principal não foi investigar apenas a qualidade do livro didático, mas, principalmente, abordar a idéia do perfil de um profissional bem qualificado e apto para a utilização desse material, verificando a dificuldade do seu uso no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, pensando o livro didático como um artefato cultural, cuja importância para o ensino-aprendizagem envolve diferentes sujeitos, dentre eles, o professor e o aluno. Para tanto, consideramos as questões relacionadas à formação do docente e à produção desse material, numa busca contínua para novas interpretações e questionamentos acerca do seu uso e melhoramentos na prática escolar. |
id |
UFCG_1c684cad536c5ba3a194387c113fc953 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23888 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O livro didático na aula de história: a ação docente.The textbook in the history class: the teaching action.História - ensinoLivro didáticoEnsino de históriaAção docente - Licenciatura em históriaHistory - teachingTextbookHistory teachingTeaching action - Degree in historyHistória.Este estudo problematiza o uso do livro didático de História na sala de aula, na atualidade, tendo como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Dione Diniz Oliveira Dias, do município de Sousa-PB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica sobre o tema enfocado, fontes documentais – LDB, PCN’s, etc. e de entrevistas semiestruturadas, com professores de História e alunos da referida escola. O objetivo principal não foi investigar apenas a qualidade do livro didático, mas, principalmente, abordar a idéia do perfil de um profissional bem qualificado e apto para a utilização desse material, verificando a dificuldade do seu uso no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, pensando o livro didático como um artefato cultural, cuja importância para o ensino-aprendizagem envolve diferentes sujeitos, dentre eles, o professor e o aluno. Para tanto, consideramos as questões relacionadas à formação do docente e à produção desse material, numa busca contínua para novas interpretações e questionamentos acerca do seu uso e melhoramentos na prática escolar.This study discuss the use of the textbook of history in the classroom, at present, having as research locus the State School of Elementary and Secondary Education Prof. Dione Diniz Oliveira Dias, the municipality of Sousa-PB. The survey was conducted through literature review on the subject focused, documentary sources LDB, NCPs etc. and the application of semistructured interviews with history teachers and students of that school. The main objective was not to investigate only the quality of the textbook, but mainly address the idea of the profile of a well qualified and professional able to use this material, checking the difficulty of its use in the workplace and at the same time thinking the textbook as a cultural artifact, whose importance to the teachinglearning involves different subjects, among them, the teacher and the student. To this end, we consider the issues related to the training of teachers and the production of this material, in a constant search for new interpretations and questions about its use and improvements in school practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFORTUNATO, Maria Lucinete.FORTUNATO, Maria Lucinete.http://lattes.cnpq.br/0372177131712462SANTANA, Rosemere Olímpio de.MELO, Rosilene Alves de.DINIZ, Maria Ranyelle.2015-12-102022-03-17T12:19:55Z2022-03-172022-03-17T12:19:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888DINIZ, Maria Ranyelle. O livro didático na aula de história: a ação docente. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-17T12:19:55Zoai:localhost:riufcg/23888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-17T12:19:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático na aula de história: a ação docente. The textbook in the history class: the teaching action. |
title |
O livro didático na aula de história: a ação docente. |
spellingShingle |
O livro didático na aula de história: a ação docente. DINIZ, Maria Ranyelle. História - ensino Livro didático Ensino de história Ação docente - Licenciatura em história History - teaching Textbook History teaching Teaching action - Degree in history História. |
title_short |
O livro didático na aula de história: a ação docente. |
title_full |
O livro didático na aula de história: a ação docente. |
title_fullStr |
O livro didático na aula de história: a ação docente. |
title_full_unstemmed |
O livro didático na aula de história: a ação docente. |
title_sort |
O livro didático na aula de história: a ação docente. |
author |
DINIZ, Maria Ranyelle. |
author_facet |
DINIZ, Maria Ranyelle. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FORTUNATO, Maria Lucinete. FORTUNATO, Maria Lucinete. http://lattes.cnpq.br/0372177131712462 SANTANA, Rosemere Olímpio de. MELO, Rosilene Alves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DINIZ, Maria Ranyelle. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História - ensino Livro didático Ensino de história Ação docente - Licenciatura em história History - teaching Textbook History teaching Teaching action - Degree in history História. |
topic |
História - ensino Livro didático Ensino de história Ação docente - Licenciatura em história History - teaching Textbook History teaching Teaching action - Degree in history História. |
description |
Este estudo problematiza o uso do livro didático de História na sala de aula, na atualidade, tendo como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Dione Diniz Oliveira Dias, do município de Sousa-PB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica sobre o tema enfocado, fontes documentais – LDB, PCN’s, etc. e de entrevistas semiestruturadas, com professores de História e alunos da referida escola. O objetivo principal não foi investigar apenas a qualidade do livro didático, mas, principalmente, abordar a idéia do perfil de um profissional bem qualificado e apto para a utilização desse material, verificando a dificuldade do seu uso no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, pensando o livro didático como um artefato cultural, cuja importância para o ensino-aprendizagem envolve diferentes sujeitos, dentre eles, o professor e o aluno. Para tanto, consideramos as questões relacionadas à formação do docente e à produção desse material, numa busca contínua para novas interpretações e questionamentos acerca do seu uso e melhoramentos na prática escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10 2022-03-17T12:19:55Z 2022-03-17 2022-03-17T12:19:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888 DINIZ, Maria Ranyelle. O livro didático na aula de história: a ação docente. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Maria Ranyelle. O livro didático na aula de história: a ação docente. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744528902455296 |