AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493 |
Resumo: | Esta investigação objetivou analisar a contribuição das obras de arte Jogos Infantis de Pieter Bruegel e O circo de Georges Seurat para a compreensão da cultura corporal no Livro Didático Público do Estado do Paraná. As análises possibilitaram constatar o caráter ilustrativo das imagens, bem como a descontextualização histórico-cultural das obras e de seus autores. Concluímos que as obras de arte se configuram em uma fértil possibilidade de atividade de ensino-aprendizagem da cultura corporal, entretanto, é necessário avançar nas produções didáticas, superando as incongruências apresentadas no Livro analisado, valorizando as imagens das obras de arte, seus artistas e o contexto de sua produção. |
id |
PUC_GO-4_a82873b656c51d5e0ffcabbc52753c75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4493 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAEducação; Educação Física; Artes Visuais.Obra de arte; Educação Física; Cultura Corporal; Pieter Bruegel; Georges Seurat.Esta investigação objetivou analisar a contribuição das obras de arte Jogos Infantis de Pieter Bruegel e O circo de Georges Seurat para a compreensão da cultura corporal no Livro Didático Público do Estado do Paraná. As análises possibilitaram constatar o caráter ilustrativo das imagens, bem como a descontextualização histórico-cultural das obras e de seus autores. Concluímos que as obras de arte se configuram em uma fértil possibilidade de atividade de ensino-aprendizagem da cultura corporal, entretanto, é necessário avançar nas produções didáticas, superando as incongruências apresentadas no Livro analisado, valorizando as imagens das obras de arte, seus artistas e o contexto de sua produção.EDITORA DA PUC GOIÁSFundação Araucária ParanáBorges, Janaína FornazieroMartineli, Telma Adriana Pacifico2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/449310.18224/educ.v21i2.4493Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 364-3831983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493/4227Direitos autorais 2019 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T13:28:46ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA Borges, Janaína Fornaziero Educação; Educação Física; Artes Visuais. Obra de arte; Educação Física; Cultura Corporal; Pieter Bruegel; Georges Seurat. |
title_short |
AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Borges, Janaína Fornaziero |
author_facet |
Borges, Janaína Fornaziero Martineli, Telma Adriana Pacifico |
author_role |
author |
author2 |
Martineli, Telma Adriana Pacifico |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Araucária Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Janaína Fornaziero Martineli, Telma Adriana Pacifico |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Física; Artes Visuais. Obra de arte; Educação Física; Cultura Corporal; Pieter Bruegel; Georges Seurat. |
topic |
Educação; Educação Física; Artes Visuais. Obra de arte; Educação Física; Cultura Corporal; Pieter Bruegel; Georges Seurat. |
description |
Esta investigação objetivou analisar a contribuição das obras de arte Jogos Infantis de Pieter Bruegel e O circo de Georges Seurat para a compreensão da cultura corporal no Livro Didático Público do Estado do Paraná. As análises possibilitaram constatar o caráter ilustrativo das imagens, bem como a descontextualização histórico-cultural das obras e de seus autores. Concluímos que as obras de arte se configuram em uma fértil possibilidade de atividade de ensino-aprendizagem da cultura corporal, entretanto, é necessário avançar nas produções didáticas, superando as incongruências apresentadas no Livro analisado, valorizando as imagens das obras de arte, seus artistas e o contexto de sua produção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493 10.18224/educ.v21i2.4493 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v21i2.4493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493/4227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 364-383 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v21i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661815693312 |