AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Janaína Fornaziero
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martineli, Telma Adriana Pacifico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493
Resumo: Esta investigação objetivou analisar a contribuição das obras de arte Jogos Infantis de Pieter Bruegel e O circo de Georges Seurat para a compreensão da cultura corporal no Livro Didático Público do Estado do Paraná. As análises possibilitaram constatar o caráter ilustrativo das imagens, bem como a descontextualização histórico-cultural das obras e de seus autores. Concluímos que as obras de arte se configuram em uma fértil possibilidade de atividade de ensino-aprendizagem da cultura corporal, entretanto, é necessário avançar nas produções didáticas, superando as incongruências apresentadas no Livro analisado, valorizando as imagens das obras de arte, seus artistas e o contexto de sua produção.
id PUC_GO-4_a82873b656c51d5e0ffcabbc52753c75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4493
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAEducação; Educação Física; Artes Visuais.Obra de arte; Educação Física; Cultura Corporal; Pieter Bruegel; Georges Seurat.Esta investigação objetivou analisar a contribuição das obras de arte Jogos Infantis de Pieter Bruegel e O circo de Georges Seurat para a compreensão da cultura corporal no Livro Didático Público do Estado do Paraná. As análises possibilitaram constatar o caráter ilustrativo das imagens, bem como a descontextualização histórico-cultural das obras e de seus autores. Concluímos que as obras de arte se configuram em uma fértil possibilidade de atividade de ensino-aprendizagem da cultura corporal, entretanto, é necessário avançar nas produções didáticas, superando as incongruências apresentadas no Livro analisado, valorizando as imagens das obras de arte, seus artistas e o contexto de sua produção.EDITORA DA PUC GOIÁSFundação Araucária ParanáBorges, Janaína FornazieroMartineli, Telma Adriana Pacifico2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/449310.18224/educ.v21i2.4493Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 364-3831983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493/4227Direitos autorais 2019 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T13:28:46ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Borges, Janaína Fornaziero
Educação; Educação Física; Artes Visuais.
Obra de arte; Educação Física; Cultura Corporal; Pieter Bruegel; Georges Seurat.
title_short AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Borges, Janaína Fornaziero
author_facet Borges, Janaína Fornaziero
Martineli, Telma Adriana Pacifico
author_role author
author2 Martineli, Telma Adriana Pacifico
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária Paraná
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Janaína Fornaziero
Martineli, Telma Adriana Pacifico
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Física; Artes Visuais.
Obra de arte; Educação Física; Cultura Corporal; Pieter Bruegel; Georges Seurat.
topic Educação; Educação Física; Artes Visuais.
Obra de arte; Educação Física; Cultura Corporal; Pieter Bruegel; Georges Seurat.
description Esta investigação objetivou analisar a contribuição das obras de arte Jogos Infantis de Pieter Bruegel e O circo de Georges Seurat para a compreensão da cultura corporal no Livro Didático Público do Estado do Paraná. As análises possibilitaram constatar o caráter ilustrativo das imagens, bem como a descontextualização histórico-cultural das obras e de seus autores. Concluímos que as obras de arte se configuram em uma fértil possibilidade de atividade de ensino-aprendizagem da cultura corporal, entretanto, é necessário avançar nas produções didáticas, superando as incongruências apresentadas no Livro analisado, valorizando as imagens das obras de arte, seus artistas e o contexto de sua produção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493
10.18224/educ.v21i2.4493
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i2.4493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493/4227
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 364-383
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661815693312