Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germinari, Geyso Dongley
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2520
Resumo: Resumo: o artigo examina o problema do uso escolar de documentos históricos encontrados em arquivos familiares. Tais arquivos são formados por fotografias, certidões de nascimento, notas fiscais, carteiras de trabalho, entre outras, fontes históricas guardadas em gavetas e armários de qualquer residência. A partir dessa temática, a investigação buscou compreender as possibilidades e limites da utilização de arquivos familiares em aulas de História, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com duas professoras da rede municipal de ensino de Pinhais-Pr. A metodologia de investigação foi referenciada na pesquisa qualitativa / interpretativa aplicada à educação, a qual orientou a coleta de dados, desenvolvida por meio de observações, no momento do planejamento das aulas e entrevistas com as professoras. Os resultados permitiram estabelecer indicadores para a construção de uma metodologia de ensino de História, para anos iniciais do Ensino Fundamental, centrada em documentos históricos em estado de arquivo familiar. Palavras-chave: Arquivo Familiar. Ensino de História. Metodologia de Ensino.
id PUC_GO-4_ae73d1fec34330c66bb2b70ed8b3ddc0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2520
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de históriaResumo: o artigo examina o problema do uso escolar de documentos históricos encontrados em arquivos familiares. Tais arquivos são formados por fotografias, certidões de nascimento, notas fiscais, carteiras de trabalho, entre outras, fontes históricas guardadas em gavetas e armários de qualquer residência. A partir dessa temática, a investigação buscou compreender as possibilidades e limites da utilização de arquivos familiares em aulas de História, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com duas professoras da rede municipal de ensino de Pinhais-Pr. A metodologia de investigação foi referenciada na pesquisa qualitativa / interpretativa aplicada à educação, a qual orientou a coleta de dados, desenvolvida por meio de observações, no momento do planejamento das aulas e entrevistas com as professoras. Os resultados permitiram estabelecer indicadores para a construção de uma metodologia de ensino de História, para anos iniciais do Ensino Fundamental, centrada em documentos históricos em estado de arquivo familiar. Palavras-chave: Arquivo Familiar. Ensino de História. Metodologia de Ensino.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/252010.18224/educ.v15i2.2520Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2520/1567Germinari, Geyso Dongleyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2520Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.532Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de história
title Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de história
spellingShingle Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de história
Germinari, Geyso Dongley
title_short Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de história
title_full Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de história
title_fullStr Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de história
title_full_unstemmed Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de história
title_sort Arquivar a Vida: uma possibilidade para o ensino de história
author Germinari, Geyso Dongley
author_facet Germinari, Geyso Dongley
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Germinari, Geyso Dongley
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: o artigo examina o problema do uso escolar de documentos históricos encontrados em arquivos familiares. Tais arquivos são formados por fotografias, certidões de nascimento, notas fiscais, carteiras de trabalho, entre outras, fontes históricas guardadas em gavetas e armários de qualquer residência. A partir dessa temática, a investigação buscou compreender as possibilidades e limites da utilização de arquivos familiares em aulas de História, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com duas professoras da rede municipal de ensino de Pinhais-Pr. A metodologia de investigação foi referenciada na pesquisa qualitativa / interpretativa aplicada à educação, a qual orientou a coleta de dados, desenvolvida por meio de observações, no momento do planejamento das aulas e entrevistas com as professoras. Os resultados permitiram estabelecer indicadores para a construção de uma metodologia de ensino de História, para anos iniciais do Ensino Fundamental, centrada em documentos históricos em estado de arquivo familiar. Palavras-chave: Arquivo Familiar. Ensino de História. Metodologia de Ensino.
description Resumo: o artigo examina o problema do uso escolar de documentos históricos encontrados em arquivos familiares. Tais arquivos são formados por fotografias, certidões de nascimento, notas fiscais, carteiras de trabalho, entre outras, fontes históricas guardadas em gavetas e armários de qualquer residência. A partir dessa temática, a investigação buscou compreender as possibilidades e limites da utilização de arquivos familiares em aulas de História, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com duas professoras da rede municipal de ensino de Pinhais-Pr. A metodologia de investigação foi referenciada na pesquisa qualitativa / interpretativa aplicada à educação, a qual orientou a coleta de dados, desenvolvida por meio de observações, no momento do planejamento das aulas e entrevistas com as professoras. Os resultados permitiram estabelecer indicadores para a construção de uma metodologia de ensino de História, para anos iniciais do Ensino Fundamental, centrada em documentos históricos em estado de arquivo familiar. Palavras-chave: Arquivo Familiar. Ensino de História. Metodologia de Ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2520
10.18224/educ.v15i2.2520
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2520
identifier_str_mv 10.18224/educ.v15i2.2520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2520/1567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v15i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973941747712