FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
DOI: | 10.18224/educ.v18i1.4263 |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4263 |
Resumo: | Resumo: A produção de vídeos na escola possibilita a compreensão das identidades e a busca por representações, incluindo-se gênero e raça, temas transversais aos processos de ensino-aprendizagem. Através do fazer vídeos e de seus objetos pode-se compreender a construção simbólica da escola como espaço social onde se processam conflitos pertinentes aos sujeitos. A inserção social e a reflexão crítica situam tais práticas num contexto histórico-cultural no qual o sujeito se constrói como uma imagem, uma representação, facilitada e ampliada pela tecnologia digital como um mediador pedagógico, na medida em que se considera a identidade como algo que se apre(e)nde. Palavras-chave: Vídeo. Tecnologias digitais. Identidade. Representação. Mediação. |
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FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADEResumo: A produção de vídeos na escola possibilita a compreensão das identidades e a busca por representações, incluindo-se gênero e raça, temas transversais aos processos de ensino-aprendizagem. Através do fazer vídeos e de seus objetos pode-se compreender a construção simbólica da escola como espaço social onde se processam conflitos pertinentes aos sujeitos. A inserção social e a reflexão crítica situam tais práticas num contexto histórico-cultural no qual o sujeito se constrói como uma imagem, uma representação, facilitada e ampliada pela tecnologia digital como um mediador pedagógico, na medida em que se considera a identidade como algo que se apre(e)nde. Palavras-chave: Vídeo. Tecnologias digitais. Identidade. Representação. Mediação.EDITORA DA PUC GOIÁSSantos, Júlio César dos2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/426310.18224/educ.v18i1.4263Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 129-1451983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4263/2452Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4263Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.508Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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