FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlio César dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
DOI: 10.18224/educ.v18i1.4263
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4263
Resumo: Resumo: A produção de vídeos na escola possibilita a compreensão das identidades e a busca por representações, incluindo-se gênero e raça, temas transversais aos processos de ensino-aprendizagem. Através do fazer vídeos e de seus objetos pode-se compreender a construção simbólica da escola como espaço social onde se processam conflitos pertinentes aos sujeitos. A inserção social e a reflexão crítica situam tais práticas num contexto histórico-cultural no qual o sujeito se constrói como uma imagem, uma representação, facilitada e ampliada pela tecnologia digital como um mediador pedagógico, na medida em que se considera a identidade como algo que se apre(e)nde. Palavras-chave: Vídeo. Tecnologias digitais. Identidade. Representação. Mediação.
id PUC_GO-4_b4e25f7f5ebf461f6c820c51e84fc56e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4263
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADEResumo: A produção de vídeos na escola possibilita a compreensão das identidades e a busca por representações, incluindo-se gênero e raça, temas transversais aos processos de ensino-aprendizagem. Através do fazer vídeos e de seus objetos pode-se compreender a construção simbólica da escola como espaço social onde se processam conflitos pertinentes aos sujeitos. A inserção social e a reflexão crítica situam tais práticas num contexto histórico-cultural no qual o sujeito se constrói como uma imagem, uma representação, facilitada e ampliada pela tecnologia digital como um mediador pedagógico, na medida em que se considera a identidade como algo que se apre(e)nde. Palavras-chave: Vídeo. Tecnologias digitais. Identidade. Representação. Mediação.EDITORA DA PUC GOIÁSSantos, Júlio César dos2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/426310.18224/educ.v18i1.4263Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 129-1451983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4263/2452Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4263Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.508Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
title FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
spellingShingle FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
Santos, Júlio César dos
Santos, Júlio César dos
title_short FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
title_full FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
title_fullStr FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
title_full_unstemmed FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
title_sort FAZENDO VÍDEOS NUMA ESCOLA P?BLICA: EM BUSCA DE REPRESENTA??ES DE IDENTIDADE
author Santos, Júlio César dos
author_facet Santos, Júlio César dos
Santos, Júlio César dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Júlio César dos
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: A produção de vídeos na escola possibilita a compreensão das identidades e a busca por representações, incluindo-se gênero e raça, temas transversais aos processos de ensino-aprendizagem. Através do fazer vídeos e de seus objetos pode-se compreender a construção simbólica da escola como espaço social onde se processam conflitos pertinentes aos sujeitos. A inserção social e a reflexão crítica situam tais práticas num contexto histórico-cultural no qual o sujeito se constrói como uma imagem, uma representação, facilitada e ampliada pela tecnologia digital como um mediador pedagógico, na medida em que se considera a identidade como algo que se apre(e)nde. Palavras-chave: Vídeo. Tecnologias digitais. Identidade. Representação. Mediação.
description Resumo: A produção de vídeos na escola possibilita a compreensão das identidades e a busca por representações, incluindo-se gênero e raça, temas transversais aos processos de ensino-aprendizagem. Através do fazer vídeos e de seus objetos pode-se compreender a construção simbólica da escola como espaço social onde se processam conflitos pertinentes aos sujeitos. A inserção social e a reflexão crítica situam tais práticas num contexto histórico-cultural no qual o sujeito se constrói como uma imagem, uma representação, facilitada e ampliada pela tecnologia digital como um mediador pedagógico, na medida em que se considera a identidade como algo que se apre(e)nde. Palavras-chave: Vídeo. Tecnologias digitais. Identidade. Representação. Mediação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4263
10.18224/educ.v18i1.4263
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4263
identifier_str_mv 10.18224/educ.v18i1.4263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4263/2452
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 129-145
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v18i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821800966881542144
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18224/educ.v18i1.4263