A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2442
Resumo: o texto tem por objetivo discutir a inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental. Os dados foram obtidos em pesquisa desenvolvida na rede estadual de ensino em Rolim de Moura ?? RO e são apresentados sob o formato de uma crônica que descreve os procedimentos adotados na implantação do ensino fundamental de nove anos na referida rede. A análise toma como referencial teórico os processos de escolarização da infância e os direitos das crianças, apontando para a necessidade de construção de uma pedagogia da infância que supere a cisão existente entre educação infantil e ensino fundamental. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Ensino Fundamental
id PUC_GO-4_ba912b02f6ad8526a5727dc32d865a2f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2442
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infânciao texto tem por objetivo discutir a inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental. Os dados foram obtidos em pesquisa desenvolvida na rede estadual de ensino em Rolim de Moura ?? RO e são apresentados sob o formato de uma crônica que descreve os procedimentos adotados na implantação do ensino fundamental de nove anos na referida rede. A análise toma como referencial teórico os processos de escolarização da infância e os direitos das crianças, apontando para a necessidade de construção de uma pedagogia da infância que supere a cisão existente entre educação infantil e ensino fundamental. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Ensino FundamentalEDITORA DA PUC GOIÁS2013-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/244210.18224/educ.v15i1.2442Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 1 (2012); 67-821983-77711415-049210.18224/educ.v15i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2442/1504Zibetti, Marli Lúcia Tonattoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-28T13:50:49ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância
title A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância
spellingShingle A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância
Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
title_short A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância
title_full A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância
title_fullStr A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância
title_full_unstemmed A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância
title_sort A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância
author Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
author_facet Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
description o texto tem por objetivo discutir a inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental. Os dados foram obtidos em pesquisa desenvolvida na rede estadual de ensino em Rolim de Moura ?? RO e são apresentados sob o formato de uma crônica que descreve os procedimentos adotados na implantação do ensino fundamental de nove anos na referida rede. A análise toma como referencial teórico os processos de escolarização da infância e os direitos das crianças, apontando para a necessidade de construção de uma pedagogia da infância que supere a cisão existente entre educação infantil e ensino fundamental. Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Ensino Fundamental
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2442
10.18224/educ.v15i1.2442
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2442
identifier_str_mv 10.18224/educ.v15i1.2442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2442/1504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 1 (2012); 67-82
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v15i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661468614657