Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Raquel A. Marra da Madeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5392
Resumo: Resumo: O artigo aborda dois aspectos da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov: formação de conceitos como base para a aprendizagem escolar e atividade de estudo como base para a organização do ensino. Discute a formação de conceitos mostrando em que consiste e de que forma se constitui como base para a aprendizagem de conteúdos escolares. Posteriormente, discute a atividade de estudo como base para o ensino, apresentando seus elementos e sua estrutura. Na conclusão oferece uma reflexão sobre as contribuições desses princípios teóricos. Palavras-chave: formação de conceitos; aprendizagem; ensino; atividade de estudo; ensino desenvolvimental.
id PUC_GO-4_bb3c5460bc59151eb3b1fb25682f909a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5392
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensinoResumo: O artigo aborda dois aspectos da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov: formação de conceitos como base para a aprendizagem escolar e atividade de estudo como base para a organização do ensino. Discute a formação de conceitos mostrando em que consiste e de que forma se constitui como base para a aprendizagem de conteúdos escolares. Posteriormente, discute a atividade de estudo como base para o ensino, apresentando seus elementos e sua estrutura. Na conclusão oferece uma reflexão sobre as contribuições desses princípios teóricos. Palavras-chave: formação de conceitos; aprendizagem; ensino; atividade de estudo; ensino desenvolvimental.EDITORA DA PUC GOIÁSFreitas, Raquel A. Marra da Madeira2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/539210.18224/educ.v19i2.5392Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 388-4181983-77711415-049210.18224/educ.v19i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5392/2955Direitos autorais 2017 Raquel A. Marra da Madeira Freitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5392Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:48.669Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino
title Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino
spellingShingle Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino
Freitas, Raquel A. Marra da Madeira
title_short Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino
title_full Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino
title_fullStr Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino
title_full_unstemmed Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino
title_sort Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino
author Freitas, Raquel A. Marra da Madeira
author_facet Freitas, Raquel A. Marra da Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Raquel A. Marra da Madeira
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O artigo aborda dois aspectos da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov: formação de conceitos como base para a aprendizagem escolar e atividade de estudo como base para a organização do ensino. Discute a formação de conceitos mostrando em que consiste e de que forma se constitui como base para a aprendizagem de conteúdos escolares. Posteriormente, discute a atividade de estudo como base para o ensino, apresentando seus elementos e sua estrutura. Na conclusão oferece uma reflexão sobre as contribuições desses princípios teóricos. Palavras-chave: formação de conceitos; aprendizagem; ensino; atividade de estudo; ensino desenvolvimental.
description Resumo: O artigo aborda dois aspectos da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov: formação de conceitos como base para a aprendizagem escolar e atividade de estudo como base para a organização do ensino. Discute a formação de conceitos mostrando em que consiste e de que forma se constitui como base para a aprendizagem de conteúdos escolares. Posteriormente, discute a atividade de estudo como base para o ensino, apresentando seus elementos e sua estrutura. Na conclusão oferece uma reflexão sobre as contribuições desses princípios teóricos. Palavras-chave: formação de conceitos; aprendizagem; ensino; atividade de estudo; ensino desenvolvimental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5392
10.18224/educ.v19i2.5392
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5392
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i2.5392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5392/2955
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Raquel A. Marra da Madeira Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Raquel A. Marra da Madeira Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 388-418
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974291972096