Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Rozilane Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26600
Resumo: Um dos maiores desafios que a educação enfrenta é o desânimo, seja ele dos estudantes ou dos professores, com causas diversas. Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento tem sido um processo complicado, porém não é impossível de lidar e promover. Por isso, esta monografia relata o estudo de metodologias ativas para serem aplicadas nas aulas de forma a incentivar mais os estudantes a cultivarem o hábito de estudar. Assim, estudamos metodologias ativas de ensino para serem aplicadas nas aulas de Física do "ensino remoto emergencial" no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni - UFF). O estudo e aplicação das metodologias foram realizados dentro do subprojeto "Matemática e Física" do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) na Universidade Federal Fluminense, mais especificamente pelo núcleo de Física em atuação no Coluni-UFF. O estudo surgiu após a necessidade de uma mudança na implementação do ensino remoto no Coluni por causa da Pandemia do Covid-19 no início de 2020, que mudou a realidade não só das escolas, mas da vida em geral. A escola que em tempos normais tinha aulas de tempo integral, passou a ter um tempo reduzido, o que impactou diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, procuramos estudar metodologias que ajudassem a melhorar a qualidade das aulas, o desempenho dos estudantes, de forma a preservar o distanciamento social necessário para o controle da pandemia, sem diminuir a qualidade do ensino aprendizagem. Por isso, nesta monografia apresentamos como funciona a "Sala de aula invertida", e as metodologias que optamos por aplicar nas aulas, Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) de maneira combinada. Apresentamos também toda a estrutura de adaptação das metodologias para o ensino remoto das aulas do Coluni, além de resultados da aplicação e de uma avaliação feita com os estudantes das turmas sobre as metodologias aplicadas. Verificamos que as metodologias aplicadas e o desempenho dos estudantes tiveram resultados satisfatórios.
id UFF-2_89594c425ade725337044a1203828614
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26600
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino MédioMetodologias ativasEnsino de FísicaEnsino remotoPandemia do Covid-19TermodinâmicaMetodologias ativasEnsino de FísicaEnsino remoto - Pandemia do Covid-19TermodinâmicaProdução intelectualActive methodologiesPhysics TeachingRemote teachingCovid-19 pandemicThermodynamicsUm dos maiores desafios que a educação enfrenta é o desânimo, seja ele dos estudantes ou dos professores, com causas diversas. Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento tem sido um processo complicado, porém não é impossível de lidar e promover. Por isso, esta monografia relata o estudo de metodologias ativas para serem aplicadas nas aulas de forma a incentivar mais os estudantes a cultivarem o hábito de estudar. Assim, estudamos metodologias ativas de ensino para serem aplicadas nas aulas de Física do "ensino remoto emergencial" no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni - UFF). O estudo e aplicação das metodologias foram realizados dentro do subprojeto "Matemática e Física" do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) na Universidade Federal Fluminense, mais especificamente pelo núcleo de Física em atuação no Coluni-UFF. O estudo surgiu após a necessidade de uma mudança na implementação do ensino remoto no Coluni por causa da Pandemia do Covid-19 no início de 2020, que mudou a realidade não só das escolas, mas da vida em geral. A escola que em tempos normais tinha aulas de tempo integral, passou a ter um tempo reduzido, o que impactou diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, procuramos estudar metodologias que ajudassem a melhorar a qualidade das aulas, o desempenho dos estudantes, de forma a preservar o distanciamento social necessário para o controle da pandemia, sem diminuir a qualidade do ensino aprendizagem. Por isso, nesta monografia apresentamos como funciona a "Sala de aula invertida", e as metodologias que optamos por aplicar nas aulas, Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) de maneira combinada. Apresentamos também toda a estrutura de adaptação das metodologias para o ensino remoto das aulas do Coluni, além de resultados da aplicação e de uma avaliação feita com os estudantes das turmas sobre as metodologias aplicadas. Verificamos que as metodologias aplicadas e o desempenho dos estudantes tiveram resultados satisfatórios.One of the biggest challenges that education faces is the discouragement, whether of students or teachers. This discouragement has several causes. Stimulate students to build their own knowledge has been a complicated process, but it is not impossible to handle and promote.Therefore, this monograph studies related active methodologies to be applied in classes, in order to encourage students to cultivate the habit of studying. Thus, we study active teaching methodologies to be applied in Physics classes of "emergency remote teaching" at Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni - UFF). The study and application of the methodologies were carried out within the subproject "Mathematics and Physics" of the Institutional Program for Pedagogical Residency (IPPR) from the Universidade Federal Fluminense, more specifically, by the Physics nucleus working at Coluni-UFF. The study emerged after the need for a change in the implementation of remote teaching at Coluni, because of the Covid-19 Pandemic, in early 2020, which changed the reality not only in schools, but in people's lives in general. The school, which in normal times had full-time classes, started to have a reduced time, which directly impacted the quality of teaching. In this way, we sought to study methodologies that would help improve the quality of classes, student performance, in order to preserve the social distance necessary to control the pandemic, without decreasing the quality of teaching and learning. Therefore, in this monograph we present how the "Flipped Classroom" works, and the methodologies we chose to apply in classes, “Ensino sob Medida” (Just-in-Time Teaching) and “Instrução pelos Colegas” (Peer Instruction), in a combined way. We also present the entire structure for adapting the methodologies for remote teaching in Coluni classes, the results of the application and an evaluation made with the students of the classes about the methodologies applied. We verified that the chosen methodologies and the performance of the students had satisfactory results.127 pCosta, IsaAlmeida, Lúcia da Cruz deMoura, Diego BarbosaBarbosa, Rozilane Ribeiro2022-10-24T19:23:36Z2022-10-24T19:23:36Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Rozilane Ribeiro. Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio. 2022. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26600CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T19:23:40Zoai:app.uff.br:1/26600Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-24T19:23:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio
title Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio
spellingShingle Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio
Barbosa, Rozilane Ribeiro
Metodologias ativas
Ensino de Física
Ensino remoto
Pandemia do Covid-19
Termodinâmica
Metodologias ativas
Ensino de Física
Ensino remoto - Pandemia do Covid-19
Termodinâmica
Produção intelectual
Active methodologies
Physics Teaching
Remote teaching
Covid-19 pandemic
Thermodynamics
title_short Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio
title_full Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio
title_fullStr Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio
title_sort Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio
author Barbosa, Rozilane Ribeiro
author_facet Barbosa, Rozilane Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Almeida, Lúcia da Cruz de
Moura, Diego Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Rozilane Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Ensino de Física
Ensino remoto
Pandemia do Covid-19
Termodinâmica
Metodologias ativas
Ensino de Física
Ensino remoto - Pandemia do Covid-19
Termodinâmica
Produção intelectual
Active methodologies
Physics Teaching
Remote teaching
Covid-19 pandemic
Thermodynamics
topic Metodologias ativas
Ensino de Física
Ensino remoto
Pandemia do Covid-19
Termodinâmica
Metodologias ativas
Ensino de Física
Ensino remoto - Pandemia do Covid-19
Termodinâmica
Produção intelectual
Active methodologies
Physics Teaching
Remote teaching
Covid-19 pandemic
Thermodynamics
description Um dos maiores desafios que a educação enfrenta é o desânimo, seja ele dos estudantes ou dos professores, com causas diversas. Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento tem sido um processo complicado, porém não é impossível de lidar e promover. Por isso, esta monografia relata o estudo de metodologias ativas para serem aplicadas nas aulas de forma a incentivar mais os estudantes a cultivarem o hábito de estudar. Assim, estudamos metodologias ativas de ensino para serem aplicadas nas aulas de Física do "ensino remoto emergencial" no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni - UFF). O estudo e aplicação das metodologias foram realizados dentro do subprojeto "Matemática e Física" do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) na Universidade Federal Fluminense, mais especificamente pelo núcleo de Física em atuação no Coluni-UFF. O estudo surgiu após a necessidade de uma mudança na implementação do ensino remoto no Coluni por causa da Pandemia do Covid-19 no início de 2020, que mudou a realidade não só das escolas, mas da vida em geral. A escola que em tempos normais tinha aulas de tempo integral, passou a ter um tempo reduzido, o que impactou diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, procuramos estudar metodologias que ajudassem a melhorar a qualidade das aulas, o desempenho dos estudantes, de forma a preservar o distanciamento social necessário para o controle da pandemia, sem diminuir a qualidade do ensino aprendizagem. Por isso, nesta monografia apresentamos como funciona a "Sala de aula invertida", e as metodologias que optamos por aplicar nas aulas, Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) de maneira combinada. Apresentamos também toda a estrutura de adaptação das metodologias para o ensino remoto das aulas do Coluni, além de resultados da aplicação e de uma avaliação feita com os estudantes das turmas sobre as metodologias aplicadas. Verificamos que as metodologias aplicadas e o desempenho dos estudantes tiveram resultados satisfatórios.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24T19:23:36Z
2022-10-24T19:23:36Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Rozilane Ribeiro. Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio. 2022. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26600
identifier_str_mv BARBOSA, Rozilane Ribeiro. Aplicação de metodologias ativas no ensino aprendizagem de conceitos básicos de termodinâmica para o Ensino Médio. 2022. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135273563226112