Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apóio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à transcrição do material destinado à análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram esse trabalho foram: a teoria histórico-cultural de Vygotski e a teoria da linguagem de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência. Palavras-Chave: Mediação; Surdez; Teoria Histórico-Cultural; Teoria Dialógica; Análise Microgenética |
id |
PUC_GO-4_bcfba0b6e34e5b5b70f76dff30e303a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5017 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre SurdosResumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apóio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à transcrição do material destinado à análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram esse trabalho foram: a teoria histórico-cultural de Vygotski e a teoria da linguagem de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência. Palavras-Chave: Mediação; Surdez; Teoria Histórico-Cultural; Teoria Dialógica; Análise MicrogenéticaEDITORA DA PUC GOIÁSChaves, Hamilton VianaColaço, Veriana de Fátima Rodrigues2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/501710.18224/educ.v19i1.5017Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 77-981983-77711415-049210.18224/educ.v19i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017/2770Direitos autorais 2016 Hamilton Viana Chaves, Veriana de Fátima Rodrigues Colaçohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-06T15:53:03ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos |
title |
Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos |
spellingShingle |
Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos Chaves, Hamilton Viana |
title_short |
Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos |
title_full |
Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos |
title_fullStr |
Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos |
title_sort |
Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos |
author |
Chaves, Hamilton Viana |
author_facet |
Chaves, Hamilton Viana Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Hamilton Viana Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues |
description |
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apóio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à transcrição do material destinado à análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram esse trabalho foram: a teoria histórico-cultural de Vygotski e a teoria da linguagem de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência. Palavras-Chave: Mediação; Surdez; Teoria Histórico-Cultural; Teoria Dialógica; Análise Microgenética |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017 10.18224/educ.v19i1.5017 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v19i1.5017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017/2770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Hamilton Viana Chaves, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Hamilton Viana Chaves, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 77-98 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v19i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661461274624 |