Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Hamilton Viana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017
Resumo: Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apóio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à transcrição do material destinado à análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram esse trabalho foram: a teoria histórico-cultural de Vygotski e a teoria da linguagem de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência. Palavras-Chave: Mediação; Surdez; Teoria Histórico-Cultural; Teoria Dialógica; Análise Microgenética
id PUC_GO-4_bcfba0b6e34e5b5b70f76dff30e303a0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5017
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre SurdosResumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apóio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à transcrição do material destinado à análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram esse trabalho foram: a teoria histórico-cultural de Vygotski e a teoria da linguagem de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência. Palavras-Chave: Mediação; Surdez; Teoria Histórico-Cultural; Teoria Dialógica; Análise MicrogenéticaEDITORA DA PUC GOIÁSChaves, Hamilton VianaColaço, Veriana de Fátima Rodrigues2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/501710.18224/educ.v19i1.5017Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 77-981983-77711415-049210.18224/educ.v19i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017/2770Direitos autorais 2016 Hamilton Viana Chaves, Veriana de Fátima Rodrigues Colaçohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-06T15:53:03ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
title Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
spellingShingle Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
Chaves, Hamilton Viana
title_short Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
title_full Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
title_fullStr Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
title_full_unstemmed Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
title_sort Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
author Chaves, Hamilton Viana
author_facet Chaves, Hamilton Viana
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
author_role author
author2 Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Hamilton Viana
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
description Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apóio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à transcrição do material destinado à análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram esse trabalho foram: a teoria histórico-cultural de Vygotski e a teoria da linguagem de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência. Palavras-Chave: Mediação; Surdez; Teoria Histórico-Cultural; Teoria Dialógica; Análise Microgenética
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017
10.18224/educ.v19i1.5017
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i1.5017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017/2770
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Hamilton Viana Chaves, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Hamilton Viana Chaves, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 77-98
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661461274624