AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954 |
Resumo: | O artigo propõe uma análise da aquisição de capital social no contexto específico do Programa Universidade para Todos (ProUni), considerando as perspectivas de seus beneficiados, particularmente alunos bolsistas autodeclarados negros em uma instituição particular de Brasília (DF). O conceito de capital social de Pierre Bourdieu alicerçou o debate teórico e possibilitou estabelecer o papel das redes e as perspectivas de mudança que a participação no ProUni promoveu entre os estudantes bolsistas. As conclusões do artigo, demonstram que os alunos possuem percepções distintas quanto a formação das redes, mas que essa perspectiva se modifica a partir da vivência com o ambiente universitário, que lhe é possibilitado pelo ProUni. |
id |
PUC_GO-4_bd3343b993d506922af4811b0b69067b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7954 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROSPolíticas AfirmativasRedesPopulação NegraEnsino SuperiorCapital Social.Políticas AfirmativasO artigo propõe uma análise da aquisição de capital social no contexto específico do Programa Universidade para Todos (ProUni), considerando as perspectivas de seus beneficiados, particularmente alunos bolsistas autodeclarados negros em uma instituição particular de Brasília (DF). O conceito de capital social de Pierre Bourdieu alicerçou o debate teórico e possibilitou estabelecer o papel das redes e as perspectivas de mudança que a participação no ProUni promoveu entre os estudantes bolsistas. As conclusões do artigo, demonstram que os alunos possuem percepções distintas quanto a formação das redes, mas que essa perspectiva se modifica a partir da vivência com o ambiente universitário, que lhe é possibilitado pelo ProUni.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/795410.18224/educ.v24i1.7954Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 24 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 24 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 24 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 24 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954/5222Copyright (c) 2021 João Mendes Rocha Neto, Gizane Pereira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha Neto, João MendesSilva, Gizane Pereira2022-04-11T15:25:32Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7954Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:32Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS |
title |
AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS |
spellingShingle |
AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS Rocha Neto, João Mendes Políticas Afirmativas Redes População Negra Ensino Superior Capital Social. Políticas Afirmativas |
title_short |
AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS |
title_full |
AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS |
title_fullStr |
AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS |
title_full_unstemmed |
AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS |
title_sort |
AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS |
author |
Rocha Neto, João Mendes |
author_facet |
Rocha Neto, João Mendes Silva, Gizane Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gizane Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Neto, João Mendes Silva, Gizane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Afirmativas Redes População Negra Ensino Superior Capital Social. Políticas Afirmativas |
topic |
Políticas Afirmativas Redes População Negra Ensino Superior Capital Social. Políticas Afirmativas |
description |
O artigo propõe uma análise da aquisição de capital social no contexto específico do Programa Universidade para Todos (ProUni), considerando as perspectivas de seus beneficiados, particularmente alunos bolsistas autodeclarados negros em uma instituição particular de Brasília (DF). O conceito de capital social de Pierre Bourdieu alicerçou o debate teórico e possibilitou estabelecer o papel das redes e as perspectivas de mudança que a participação no ProUni promoveu entre os estudantes bolsistas. As conclusões do artigo, demonstram que os alunos possuem percepções distintas quanto a formação das redes, mas que essa perspectiva se modifica a partir da vivência com o ambiente universitário, que lhe é possibilitado pelo ProUni. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954 10.18224/educ.v24i1.7954 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.7954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954/5222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 João Mendes Rocha Neto, Gizane Pereira Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 João Mendes Rocha Neto, Gizane Pereira Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 24 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 24 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 24 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 24 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659747901440 |