AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Neto, João Mendes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Gizane Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954
Resumo: O artigo propõe uma análise da aquisição de capital social no contexto específico do Programa Universidade para Todos (ProUni), considerando as perspectivas de seus beneficiados, particularmente alunos bolsistas autodeclarados negros em uma instituição particular de Brasília (DF). O conceito de capital social de Pierre Bourdieu alicerçou o debate teórico e possibilitou estabelecer o papel das redes e as perspectivas de mudança que a participação no ProUni promoveu entre os estudantes bolsistas. As conclusões do artigo, demonstram que os alunos possuem percepções distintas quanto a formação das redes, mas que essa perspectiva se modifica a partir da vivência com o ambiente universitário, que lhe é possibilitado pelo ProUni.
id PUC_GO-4_bd3343b993d506922af4811b0b69067b
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7954
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROSPolíticas AfirmativasRedesPopulação NegraEnsino SuperiorCapital Social.Políticas AfirmativasO artigo propõe uma análise da aquisição de capital social no contexto específico do Programa Universidade para Todos (ProUni), considerando as perspectivas de seus beneficiados, particularmente alunos bolsistas autodeclarados negros em uma instituição particular de Brasília (DF). O conceito de capital social de Pierre Bourdieu alicerçou o debate teórico e possibilitou estabelecer o papel das redes e as perspectivas de mudança que a participação no ProUni promoveu entre os estudantes bolsistas. As conclusões do artigo, demonstram que os alunos possuem percepções distintas quanto a formação das redes, mas que essa perspectiva se modifica a partir da vivência com o ambiente universitário, que lhe é possibilitado pelo ProUni.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/795410.18224/educ.v24i1.7954Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 24 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 24 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 24 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 24 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954/5222Copyright (c) 2021 João Mendes Rocha Neto, Gizane Pereira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha Neto, João MendesSilva, Gizane Pereira2022-04-11T15:25:32Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7954Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:32Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS
title AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS
spellingShingle AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS
Rocha Neto, João Mendes
Políticas Afirmativas
Redes
População Negra
Ensino Superior
Capital Social.
Políticas Afirmativas
title_short AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS
title_full AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS
title_fullStr AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS
title_full_unstemmed AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS
title_sort AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE REDES: A PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI AUTODECLARADOS NEGROS
author Rocha Neto, João Mendes
author_facet Rocha Neto, João Mendes
Silva, Gizane Pereira
author_role author
author2 Silva, Gizane Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Neto, João Mendes
Silva, Gizane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Afirmativas
Redes
População Negra
Ensino Superior
Capital Social.
Políticas Afirmativas
topic Políticas Afirmativas
Redes
População Negra
Ensino Superior
Capital Social.
Políticas Afirmativas
description O artigo propõe uma análise da aquisição de capital social no contexto específico do Programa Universidade para Todos (ProUni), considerando as perspectivas de seus beneficiados, particularmente alunos bolsistas autodeclarados negros em uma instituição particular de Brasília (DF). O conceito de capital social de Pierre Bourdieu alicerçou o debate teórico e possibilitou estabelecer o papel das redes e as perspectivas de mudança que a participação no ProUni promoveu entre os estudantes bolsistas. As conclusões do artigo, demonstram que os alunos possuem percepções distintas quanto a formação das redes, mas que essa perspectiva se modifica a partir da vivência com o ambiente universitário, que lhe é possibilitado pelo ProUni.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954
10.18224/educ.v24i1.7954
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.7954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7954/5222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 João Mendes Rocha Neto, Gizane Pereira Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 João Mendes Rocha Neto, Gizane Pereira Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 24 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 24 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 24 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 24 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659747901440