Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877 |
Resumo: | APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE CATARSE EM VIGOTSKI PARA O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA Resumo: o presente artigo discute o conceito de Catarse de L. S. Vigotski, em cuja perspectiva a experiência estética contribui para uma nova organização do comportamento humano mediante as emoções provocadas pela arte. Com base nessas premissas discute-se como esse conceito se aplica ao ensino de arte implicando no desenvolvimento psicológico dos estudantes. Os argumentos foram construídos pensando que, para desencadear a Catarse no processo de ensino e aprendizagem em arte é necessário priorizar a especificidade do objeto artístico organizando propostas educativas que proporcionem vivências capazes de mobilizar as dimensões sensível, emocional e cognitiva da arte. Palavras-chave: Arte/educação. Experiência estética. Catarse. Abstract: this article discusses the concept of Catharsis by L. S. Vygotsky in the perspective of an aesthetic experience contributory to a new organization of human behavior through the emotions that are provoked by art. Based on these premises it is discussed how this concept applies to the teaching of art implying on psychological development of students. The arguments were developed thinking that, to initiate Catharsis on teaching and learning process in art is necessary to priority the specificity of artistic object organizing educative proposals that provides experiences capable of mobilizing sensitive, emotional and cognitive dimensions of art Keywords: Art/education. Aesthetic experience. Catharsis. |
id |
PUC_GO-4_c557039b6de332fcc5f95fdfb032afd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5877 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in SchoolAPONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE CATARSE EM VIGOTSKI PARA O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA Resumo: o presente artigo discute o conceito de Catarse de L. S. Vigotski, em cuja perspectiva a experiência estética contribui para uma nova organização do comportamento humano mediante as emoções provocadas pela arte. Com base nessas premissas discute-se como esse conceito se aplica ao ensino de arte implicando no desenvolvimento psicológico dos estudantes. Os argumentos foram construídos pensando que, para desencadear a Catarse no processo de ensino e aprendizagem em arte é necessário priorizar a especificidade do objeto artístico organizando propostas educativas que proporcionem vivências capazes de mobilizar as dimensões sensível, emocional e cognitiva da arte. Palavras-chave: Arte/educação. Experiência estética. Catarse. Abstract: this article discusses the concept of Catharsis by L. S. Vygotsky in the perspective of an aesthetic experience contributory to a new organization of human behavior through the emotions that are provoked by art. Based on these premises it is discussed how this concept applies to the teaching of art implying on psychological development of students. The arguments were developed thinking that, to initiate Catharsis on teaching and learning process in art is necessary to priority the specificity of artistic object organizing educative proposals that provides experiences capable of mobilizing sensitive, emotional and cognitive dimensions of art Keywords: Art/education. Aesthetic experience. Catharsis.EDITORA DA PUC GOIÁSZanatta, Beatriz Aparecidada Silva, Ana Rita2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/587710.18224/educ.v20i1.5877Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 1 (2017); 268-2871983-77711415-049210.18224/educ.v20.n1.2017reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877/3215Direitos autorais 2017 Beatriz Aparecida Zanatta, Ana Rita da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-20T17:25:47ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School |
title |
Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School |
spellingShingle |
Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School Zanatta, Beatriz Aparecida |
title_short |
Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School |
title_full |
Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School |
title_fullStr |
Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School |
title_full_unstemmed |
Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School |
title_sort |
Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School |
author |
Zanatta, Beatriz Aparecida |
author_facet |
Zanatta, Beatriz Aparecida da Silva, Ana Rita |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Ana Rita |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanatta, Beatriz Aparecida da Silva, Ana Rita |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE CATARSE EM VIGOTSKI PARA O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA Resumo: o presente artigo discute o conceito de Catarse de L. S. Vigotski, em cuja perspectiva a experiência estética contribui para uma nova organização do comportamento humano mediante as emoções provocadas pela arte. Com base nessas premissas discute-se como esse conceito se aplica ao ensino de arte implicando no desenvolvimento psicológico dos estudantes. Os argumentos foram construídos pensando que, para desencadear a Catarse no processo de ensino e aprendizagem em arte é necessário priorizar a especificidade do objeto artístico organizando propostas educativas que proporcionem vivências capazes de mobilizar as dimensões sensível, emocional e cognitiva da arte. Palavras-chave: Arte/educação. Experiência estética. Catarse. Abstract: this article discusses the concept of Catharsis by L. S. Vygotsky in the perspective of an aesthetic experience contributory to a new organization of human behavior through the emotions that are provoked by art. Based on these premises it is discussed how this concept applies to the teaching of art implying on psychological development of students. The arguments were developed thinking that, to initiate Catharsis on teaching and learning process in art is necessary to priority the specificity of artistic object organizing educative proposals that provides experiences capable of mobilizing sensitive, emotional and cognitive dimensions of art Keywords: Art/education. Aesthetic experience. Catharsis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877 10.18224/educ.v20i1.5877 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v20i1.5877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877/3215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Beatriz Aparecida Zanatta, Ana Rita da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Beatriz Aparecida Zanatta, Ana Rita da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 1 (2017); 268-287 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v20.n1.2017 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661808353280 |