Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Beatriz Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Ana Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877
Resumo: APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE CATARSE EM VIGOTSKI PARA O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA Resumo: o presente artigo discute o conceito de Catarse de L. S. Vigotski, em cuja perspectiva a experiência estética contribui para uma nova organização do comportamento humano mediante as emoções provocadas pela arte. Com base nessas premissas discute-se como esse conceito se aplica ao ensino de arte implicando no desenvolvimento psicológico dos estudantes. Os argumentos foram construídos pensando que, para desencadear a Catarse no processo de ensino e aprendizagem em arte é necessário priorizar a especificidade do objeto artístico organizando propostas educativas que proporcionem vivências capazes de mobilizar as dimensões sensível, emocional e cognitiva da arte. Palavras-chave: Arte/educação. Experiência estética. Catarse. Abstract: this article discusses the concept of Catharsis by L. S. Vygotsky in the perspective of an aesthetic experience contributory to a new organization of human behavior through the emotions that are provoked by art. Based on these premises it is discussed how this concept applies to the teaching of art implying on psychological development of students. The arguments were developed thinking that, to initiate Catharsis on teaching and learning process in art is necessary to priority the specificity of artistic object organizing educative proposals that provides experiences capable of mobilizing sensitive, emotional and cognitive dimensions of art Keywords: Art/education. Aesthetic experience. Catharsis.
id PUC_GO-4_c557039b6de332fcc5f95fdfb032afd2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5877
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in SchoolAPONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE CATARSE EM VIGOTSKI PARA O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA Resumo: o presente artigo discute o conceito de Catarse de L. S. Vigotski, em cuja perspectiva a experiência estética contribui para uma nova organização do comportamento humano mediante as emoções provocadas pela arte. Com base nessas premissas discute-se como esse conceito se aplica ao ensino de arte implicando no desenvolvimento psicológico dos estudantes. Os argumentos foram construídos pensando que, para desencadear a Catarse no processo de ensino e aprendizagem em arte é necessário priorizar a especificidade do objeto artístico organizando propostas educativas que proporcionem vivências capazes de mobilizar as dimensões sensível, emocional e cognitiva da arte. Palavras-chave: Arte/educação. Experiência estética. Catarse. Abstract: this article discusses the concept of Catharsis by L. S. Vygotsky in the perspective of an aesthetic experience contributory to a new organization of human behavior through the emotions that are provoked by art. Based on these premises it is discussed how this concept applies to the teaching of art implying on psychological development of students. The arguments were developed thinking that, to initiate Catharsis on teaching and learning process in art is necessary to priority the specificity of artistic object organizing educative proposals that provides experiences capable of mobilizing sensitive, emotional and cognitive dimensions of art Keywords: Art/education. Aesthetic experience. Catharsis.EDITORA DA PUC GOIÁSZanatta, Beatriz Aparecidada Silva, Ana Rita2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/587710.18224/educ.v20i1.5877Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 1 (2017); 268-2871983-77711415-049210.18224/educ.v20.n1.2017reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877/3215Direitos autorais 2017 Beatriz Aparecida Zanatta, Ana Rita da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-20T17:25:47ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School
title Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School
spellingShingle Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School
Zanatta, Beatriz Aparecida
title_short Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School
title_full Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School
title_fullStr Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School
title_full_unstemmed Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School
title_sort Notes on the Concept of Catharsis in Vygotsky for the Teaching of Art in School
author Zanatta, Beatriz Aparecida
author_facet Zanatta, Beatriz Aparecida
da Silva, Ana Rita
author_role author
author2 da Silva, Ana Rita
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatta, Beatriz Aparecida
da Silva, Ana Rita
dc.subject.none.fl_str_mv


description APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE CATARSE EM VIGOTSKI PARA O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA Resumo: o presente artigo discute o conceito de Catarse de L. S. Vigotski, em cuja perspectiva a experiência estética contribui para uma nova organização do comportamento humano mediante as emoções provocadas pela arte. Com base nessas premissas discute-se como esse conceito se aplica ao ensino de arte implicando no desenvolvimento psicológico dos estudantes. Os argumentos foram construídos pensando que, para desencadear a Catarse no processo de ensino e aprendizagem em arte é necessário priorizar a especificidade do objeto artístico organizando propostas educativas que proporcionem vivências capazes de mobilizar as dimensões sensível, emocional e cognitiva da arte. Palavras-chave: Arte/educação. Experiência estética. Catarse. Abstract: this article discusses the concept of Catharsis by L. S. Vygotsky in the perspective of an aesthetic experience contributory to a new organization of human behavior through the emotions that are provoked by art. Based on these premises it is discussed how this concept applies to the teaching of art implying on psychological development of students. The arguments were developed thinking that, to initiate Catharsis on teaching and learning process in art is necessary to priority the specificity of artistic object organizing educative proposals that provides experiences capable of mobilizing sensitive, emotional and cognitive dimensions of art Keywords: Art/education. Aesthetic experience. Catharsis.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877
10.18224/educ.v20i1.5877
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i1.5877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5877/3215
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Beatriz Aparecida Zanatta, Ana Rita da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Beatriz Aparecida Zanatta, Ana Rita da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 1 (2017); 268-287
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20.n1.2017
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661808353280