O ENSINO PROFISSIONAL NA PRIMEIRA REP?BLICA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4560 |
Resumo: | Resumo: Esse trabalho resulta de uma pesquisa de cunho teórico, com o objetivo de analisar rupturas, permanências e contradições que se evidenciaram no âmbito educacional, no contexto da Primeira República (1889-1930). Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, em que se buscou responder ao problema: como as políticas educacionais referentes à formação profissional, empreendidas na Primeira República, se configuraram para assegurar a dominação ideológica e a formação técnica necessária ao processo de acumulação do capital? Os estudos mostraram que a criação das Escolas de Aprendizes Artífices deve-se muito mais à preocupação com a crescente urbanização e os conflitos sociais por ela gerados do que à busca de implementação de políticas educacionais destinadas à formação profissional. Palavras-chave: História da Educação. Primeira República. Escolas de Aprendizes Artífices. Políticas Educacionais. Educação Profissional. |
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O ENSINO PROFISSIONAL NA PRIMEIRA REP?BLICAResumo: Esse trabalho resulta de uma pesquisa de cunho teórico, com o objetivo de analisar rupturas, permanências e contradições que se evidenciaram no âmbito educacional, no contexto da Primeira República (1889-1930). Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, em que se buscou responder ao problema: como as políticas educacionais referentes à formação profissional, empreendidas na Primeira República, se configuraram para assegurar a dominação ideológica e a formação técnica necessária ao processo de acumulação do capital? Os estudos mostraram que a criação das Escolas de Aprendizes Artífices deve-se muito mais à preocupação com a crescente urbanização e os conflitos sociais por ela gerados do que à busca de implementação de políticas educacionais destinadas à formação profissional. Palavras-chave: História da Educação. Primeira República. Escolas de Aprendizes Artífices. Políticas Educacionais. Educação Profissional.EDITORA DA PUC GOIÁSAraújo, Denise SilvaSá, Helvécio Goulart Malta de2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/456010.18224/educ.v18i2.4560Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 2 (2015); 497-5191983-77711415-049210.18224/educ.v18i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4560/2598Direitos autorais 2016 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4560Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:55.792Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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