O ENSINO PROFISSIONAL NA PRIMEIRA REP?BLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Denise Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sá, Helvécio Goulart Malta de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4560
Resumo: Resumo: Esse trabalho resulta de uma pesquisa de cunho teórico, com o objetivo de analisar rupturas, permanências e contradições que se evidenciaram no âmbito educacional, no contexto da Primeira República (1889-1930). Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, em que se buscou responder ao problema: como as políticas educacionais referentes à formação profissional, empreendidas na Primeira República, se configuraram para assegurar a dominação ideológica e a formação técnica necessária ao processo de acumulação do capital? Os estudos mostraram que a criação das Escolas de Aprendizes Artífices deve-se muito mais à preocupação com a crescente urbanização e os conflitos sociais por ela gerados do que à busca de implementação de políticas educacionais destinadas à formação profissional. Palavras-chave: História da Educação. Primeira República. Escolas de Aprendizes Artífices. Políticas Educacionais. Educação Profissional.
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