Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2534 |
Resumo: | Resumo: a pesquisa, cujo tema escolhido foi resolução de problemas, ocorreu com duas classes de 6º ano do Ensino Fundamental II, em parceria com duas professoras de uma escola pública de Votorantim, interior do Estado de São Paulo. A produção de informações inicia-se com uma ruptura de contrato didático entre as partes envolvidas na pesquisa, porém, os registros captados por meio de áudio e diário permitiram eleger a atitude mediadora do professor como categoria de análise. A análise de conteúdo das informações revelou uma prática pedagógica em resolução de problemas, pautada em algoritmos, enunciados e procedimentos, desconectados de significado para o aluno. Palavras-chave: Resolução de problemas. Ensino fundamental II. Educação matemática. |
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Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?Resumo: a pesquisa, cujo tema escolhido foi resolução de problemas, ocorreu com duas classes de 6º ano do Ensino Fundamental II, em parceria com duas professoras de uma escola pública de Votorantim, interior do Estado de São Paulo. A produção de informações inicia-se com uma ruptura de contrato didático entre as partes envolvidas na pesquisa, porém, os registros captados por meio de áudio e diário permitiram eleger a atitude mediadora do professor como categoria de análise. A análise de conteúdo das informações revelou uma prática pedagógica em resolução de problemas, pautada em algoritmos, enunciados e procedimentos, desconectados de significado para o aluno. Palavras-chave: Resolução de problemas. Ensino fundamental II. Educação matemática.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/253410.18224/educ.v15i2.2534Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2534/1577Oliveira, Paulo Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T13:31:50ZRevista |
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