Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo César
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2534
Resumo: Resumo: a pesquisa, cujo tema escolhido foi resolução de problemas, ocorreu com duas classes de 6º ano do Ensino Fundamental II, em parceria com duas professoras de uma escola pública de Votorantim, interior do Estado de São Paulo. A produção de informações inicia-se com uma ruptura de contrato didático entre as partes envolvidas na pesquisa, porém, os registros captados por meio de áudio e diário permitiram eleger a atitude mediadora do professor como categoria de análise. A análise de conteúdo das informações revelou uma prática pedagógica em resolução de problemas, pautada em algoritmos, enunciados e procedimentos, desconectados de significado para o aluno. Palavras-chave: Resolução de problemas. Ensino fundamental II. Educação matemática.
id PUC_GO-4_c7aaa9e7da061e83c56bc578514d201d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2534
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?Resumo: a pesquisa, cujo tema escolhido foi resolução de problemas, ocorreu com duas classes de 6º ano do Ensino Fundamental II, em parceria com duas professoras de uma escola pública de Votorantim, interior do Estado de São Paulo. A produção de informações inicia-se com uma ruptura de contrato didático entre as partes envolvidas na pesquisa, porém, os registros captados por meio de áudio e diário permitiram eleger a atitude mediadora do professor como categoria de análise. A análise de conteúdo das informações revelou uma prática pedagógica em resolução de problemas, pautada em algoritmos, enunciados e procedimentos, desconectados de significado para o aluno. Palavras-chave: Resolução de problemas. Ensino fundamental II. Educação matemática.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/253410.18224/educ.v15i2.2534Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2534/1577Oliveira, Paulo Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T13:31:50ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?
title Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?
spellingShingle Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?
Oliveira, Paulo César
title_short Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?
title_full Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?
title_fullStr Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?
title_full_unstemmed Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?
title_sort Resolução de Problemas: que prática pedagógica podemos revelar?
author Oliveira, Paulo César
author_facet Oliveira, Paulo César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo César
description Resumo: a pesquisa, cujo tema escolhido foi resolução de problemas, ocorreu com duas classes de 6º ano do Ensino Fundamental II, em parceria com duas professoras de uma escola pública de Votorantim, interior do Estado de São Paulo. A produção de informações inicia-se com uma ruptura de contrato didático entre as partes envolvidas na pesquisa, porém, os registros captados por meio de áudio e diário permitiram eleger a atitude mediadora do professor como categoria de análise. A análise de conteúdo das informações revelou uma prática pedagógica em resolução de problemas, pautada em algoritmos, enunciados e procedimentos, desconectados de significado para o aluno. Palavras-chave: Resolução de problemas. Ensino fundamental II. Educação matemática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2534
10.18224/educ.v15i2.2534
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2534
identifier_str_mv 10.18224/educ.v15i2.2534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2534/1577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v15i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661790527489