EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Neli Klix
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908
Resumo: A proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado à s crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais.
id PUC_GO-4_c9b0ca0f2c02131a513b634c67db5e61
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/908
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAISA proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado à s crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais.EDITORA DA PUC GOIÁS2010-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/90810.18224/educ.v12i2.908Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 2 (2009); 223-2381983-77711415-049210.18224/educ.v12i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908/644Freitas, Neli Klixinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/908Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.73Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
spellingShingle EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Freitas, Neli Klix
title_short EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title_full EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title_fullStr EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title_full_unstemmed EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title_sort EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
author Freitas, Neli Klix
author_facet Freitas, Neli Klix
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Neli Klix
dc.description.none.fl_txt_mv A proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado à s crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais.
description A proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado à s crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908
10.18224/educ.v12i2.908
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908
identifier_str_mv 10.18224/educ.v12i2.908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908/644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 2 (2009); 223-238
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v12i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973610397696