EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908 |
Resumo: | A proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado à s crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais. |
id |
PUC_GO-4_c9b0ca0f2c02131a513b634c67db5e61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/908 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAISA proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado à s crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais.EDITORA DA PUC GOIÁS2010-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/90810.18224/educ.v12i2.908Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 2 (2009); 223-2381983-77711415-049210.18224/educ.v12i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908/644Freitas, Neli Klixinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/908Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.73Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
title |
EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
spellingShingle |
EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Freitas, Neli Klix |
title_short |
EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
title_full |
EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
title_fullStr |
EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
title_full_unstemmed |
EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
title_sort |
EDUCA??O INCLUSIVA E CIDADANIA: O DESENHO COMO FORMA DE ACESSO AOS SIGNIFICADOS DAS EXPERI?NCIAS DE CRIAN?AS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
author |
Freitas, Neli Klix |
author_facet |
Freitas, Neli Klix |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Neli Klix |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado à s crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais. |
description |
A proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado à s crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908 10.18224/educ.v12i2.908 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v12i2.908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/908/644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 2 (2009); 223-238 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v12i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973610397696 |