Trabalho e Escolarização: o universo das crianças negras em Cuiabá (1871-1890)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Miranda, Mary Diana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1966
Resumo: Resumo: trabalho e estudo eram, na visão dos governantes, os motores do progresso. Por isso, havia uma grande preocupação com as crianças negras, pobres e livres que viviam a andar sem rumo pelas ruas de Cuiabá. Acostumadas desde cedo ao trabalho, resta-nos saber se elas tinham acesso aos bancos escolares. Assim, o presente artigo pretende desvendar se as crianças negras livres que viviam em Cuiabá tinham acesso à escolarização no periodo de 1871 a 1890. A delimitação temporal foi determinada pelos documentos e fatos históricos aqui analisados, iniciando com a Lei do Ventre Livre em 1871, cuja promulgação fez com que, pela primeira vez, se pensasse na escolarização das crianças que a partir desta data nasciam livres; encerrando-se em 1890, com o recenseamento populacional de Cuiabá.
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description Resumo: trabalho e estudo eram, na visão dos governantes, os motores do progresso. Por isso, havia uma grande preocupação com as crianças negras, pobres e livres que viviam a andar sem rumo pelas ruas de Cuiabá. Acostumadas desde cedo ao trabalho, resta-nos saber se elas tinham acesso aos bancos escolares. Assim, o presente artigo pretende desvendar se as crianças negras livres que viviam em Cuiabá tinham acesso à escolarização no periodo de 1871 a 1890. A delimitação temporal foi determinada pelos documentos e fatos históricos aqui analisados, iniciando com a Lei do Ventre Livre em 1871, cuja promulgação fez com que, pela primeira vez, se pensasse na escolarização das crianças que a partir desta data nasciam livres; encerrando-se em 1890, com o recenseamento populacional de Cuiabá.
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