Trabalho e Escolarização: o universo das crianças negras em Cuiabá (1871-1890)
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1966 |
Resumo: | Resumo: trabalho e estudo eram, na visão dos governantes, os motores do progresso. Por isso, havia uma grande preocupação com as crianças negras, pobres e livres que viviam a andar sem rumo pelas ruas de Cuiabá. Acostumadas desde cedo ao trabalho, resta-nos saber se elas tinham acesso aos bancos escolares. Assim, o presente artigo pretende desvendar se as crianças negras livres que viviam em Cuiabá tinham acesso à escolarização no periodo de 1871 a 1890. A delimitação temporal foi determinada pelos documentos e fatos históricos aqui analisados, iniciando com a Lei do Ventre Livre em 1871, cuja promulgação fez com que, pela primeira vez, se pensasse na escolarização das crianças que a partir desta data nasciam livres; encerrando-se em 1890, com o recenseamento populacional de Cuiabá. |
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Trabalho e Escolarização: o universo das crianças negras em Cuiabá (1871-1890)Resumo: trabalho e estudo eram, na visão dos governantes, os motores do progresso. Por isso, havia uma grande preocupação com as crianças negras, pobres e livres que viviam a andar sem rumo pelas ruas de Cuiabá. Acostumadas desde cedo ao trabalho, resta-nos saber se elas tinham acesso aos bancos escolares. Assim, o presente artigo pretende desvendar se as crianças negras livres que viviam em Cuiabá tinham acesso à escolarização no periodo de 1871 a 1890. A delimitação temporal foi determinada pelos documentos e fatos históricos aqui analisados, iniciando com a Lei do Ventre Livre em 1871, cuja promulgação fez com que, pela primeira vez, se pensasse na escolarização das crianças que a partir desta data nasciam livres; encerrando-se em 1890, com o recenseamento populacional de Cuiabá.EDITORA DA PUC GOIÁS2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/196610.18224/educ.v14i2.1966Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 297-3121983-77711415-049210.18224/educ.v14i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1966/1437Sá, Elizabeth Figueiredo deMiranda, Mary Diana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1966Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:04.037Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Resumo: trabalho e estudo eram, na visão dos governantes, os motores do progresso. Por isso, havia uma grande preocupação com as crianças negras, pobres e livres que viviam a andar sem rumo pelas ruas de Cuiabá. Acostumadas desde cedo ao trabalho, resta-nos saber se elas tinham acesso aos bancos escolares. Assim, o presente artigo pretende desvendar se as crianças negras livres que viviam em Cuiabá tinham acesso à escolarização no periodo de 1871 a 1890. A delimitação temporal foi determinada pelos documentos e fatos históricos aqui analisados, iniciando com a Lei do Ventre Livre em 1871, cuja promulgação fez com que, pela primeira vez, se pensasse na escolarização das crianças que a partir desta data nasciam livres; encerrando-se em 1890, com o recenseamento populacional de Cuiabá. |
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