Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250 |
Resumo: | Abstract: this article aims to present the results of the research carried out with the objective of analyzing distance education (DE) and the need for a new didactic in virtual learning environments. In bibliographical and documentary research, the focus was on theorists as Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), among others, and on the legislation governing this modality of teaching. The text concludes with considerations about didactics in DE and the importance of teacher mediation in virtual learning environments and that in teacher formation digital technologies are understood as a mediated action in a didactic perspective that surpasses the instrumental model. Educação a distância e formação do professor: por uma didática possível Resumo: este artigo tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a educação a distância (EaD) e a necessidade de uma nova didática nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na pesquisa bibliográfica e documental, o foco recaiu sobre teóricos como Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), entre outros, e sobre a legislação que rege essa modalidade de ensino. Conclui-se o texto com considerações acerca da didática na EaD e da importância da mediação docente nos AVA e de que na formação de professores as tecnologias digitais sejam compreendidas como uma ação mediatizada numa perspectiva didática que supera o modelo instrumental. |
id |
PUC_GO-4_d908e396850f1b2a8371a424d2ba52b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6250 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Distance Education and Teacher Formation: by a Possible DidacticsEducação; PedagogiaDidactics; Distance Education; Technologies; Teachers Formation; Didática; Educação a Distância; Tecnologias; Formação de ProfessoresDidática. Educação a distânciaAbstract: this article aims to present the results of the research carried out with the objective of analyzing distance education (DE) and the need for a new didactic in virtual learning environments. In bibliographical and documentary research, the focus was on theorists as Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), among others, and on the legislation governing this modality of teaching. The text concludes with considerations about didactics in DE and the importance of teacher mediation in virtual learning environments and that in teacher formation digital technologies are understood as a mediated action in a didactic perspective that surpasses the instrumental model. Educação a distância e formação do professor: por uma didática possível Resumo: este artigo tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a educação a distância (EaD) e a necessidade de uma nova didática nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na pesquisa bibliográfica e documental, o foco recaiu sobre teóricos como Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), entre outros, e sobre a legislação que rege essa modalidade de ensino. Conclui-se o texto com considerações acerca da didática na EaD e da importância da mediação docente nos AVA e de que na formação de professores as tecnologias digitais sejam compreendidas como uma ação mediatizada numa perspectiva didática que supera o modelo instrumental.EDITORA DA PUC GOIÁSLima, Daniela da Costa Britto PereiraRamos, Emanoela Celestino AlmeidaDesiderio, Mônica2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/625010.18224/educ.v20i2.6250Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 469-4841983-77711415-049210.18224/educ.v20i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250/3481Direitos autorais 2018 Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Emanoela Celestino Almeida Ramos, Mônica Desiderioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-27T13:53:20ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics |
title |
Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics |
spellingShingle |
Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics Lima, Daniela da Costa Britto Pereira Educação; Pedagogia Didactics; Distance Education; Technologies; Teachers Formation; Didática; Educação a Distância; Tecnologias; Formação de Professores Didática. Educação a distância |
title_short |
Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics |
title_full |
Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics |
title_fullStr |
Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics |
title_full_unstemmed |
Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics |
title_sort |
Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics |
author |
Lima, Daniela da Costa Britto Pereira |
author_facet |
Lima, Daniela da Costa Britto Pereira Ramos, Emanoela Celestino Almeida Desiderio, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Emanoela Celestino Almeida Desiderio, Mônica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniela da Costa Britto Pereira Ramos, Emanoela Celestino Almeida Desiderio, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Pedagogia Didactics; Distance Education; Technologies; Teachers Formation; Didática; Educação a Distância; Tecnologias; Formação de Professores Didática. Educação a distância |
topic |
Educação; Pedagogia Didactics; Distance Education; Technologies; Teachers Formation; Didática; Educação a Distância; Tecnologias; Formação de Professores Didática. Educação a distância |
description |
Abstract: this article aims to present the results of the research carried out with the objective of analyzing distance education (DE) and the need for a new didactic in virtual learning environments. In bibliographical and documentary research, the focus was on theorists as Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), among others, and on the legislation governing this modality of teaching. The text concludes with considerations about didactics in DE and the importance of teacher mediation in virtual learning environments and that in teacher formation digital technologies are understood as a mediated action in a didactic perspective that surpasses the instrumental model. Educação a distância e formação do professor: por uma didática possível Resumo: este artigo tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a educação a distância (EaD) e a necessidade de uma nova didática nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na pesquisa bibliográfica e documental, o foco recaiu sobre teóricos como Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), entre outros, e sobre a legislação que rege essa modalidade de ensino. Conclui-se o texto com considerações acerca da didática na EaD e da importância da mediação docente nos AVA e de que na formação de professores as tecnologias digitais sejam compreendidas como uma ação mediatizada numa perspectiva didática que supera o modelo instrumental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250 10.18224/educ.v20i2.6250 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v20i2.6250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250/3481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 469-484 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v20i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660662259712 |