Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, Emanoela Celestino Almeida, Desiderio, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250
Resumo: Abstract: this article aims to present the results of the research carried out with the objective of analyzing distance education (DE) and the need for a new didactic in virtual learning environments. In bibliographical and documentary research, the focus was on theorists as Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), among others, and on the legislation governing this modality of teaching. The text concludes with considerations about didactics in DE and the importance of teacher mediation in virtual learning environments and that in teacher formation digital technologies are understood as a mediated action in a didactic perspective that surpasses the instrumental model. Educação a distância e formação do professor: por uma didática possível Resumo: este artigo tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a educação a distância (EaD) e a necessidade de uma nova didática nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na pesquisa bibliográfica e documental, o foco recaiu sobre teóricos como Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), entre outros, e sobre a legislação que rege essa modalidade de ensino. Conclui-se o texto com considerações acerca da didática na EaD e da importância da mediação docente nos AVA e de que na formação de professores as tecnologias digitais sejam compreendidas como uma ação mediatizada numa perspectiva didática que supera o modelo instrumental.
id PUC_GO-4_d908e396850f1b2a8371a424d2ba52b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6250
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Distance Education and Teacher Formation: by a Possible DidacticsEducação; PedagogiaDidactics; Distance Education; Technologies; Teachers Formation; Didática; Educação a Distância; Tecnologias; Formação de ProfessoresDidática. Educação a distânciaAbstract: this article aims to present the results of the research carried out with the objective of analyzing distance education (DE) and the need for a new didactic in virtual learning environments. In bibliographical and documentary research, the focus was on theorists as Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), among others, and on the legislation governing this modality of teaching. The text concludes with considerations about didactics in DE and the importance of teacher mediation in virtual learning environments and that in teacher formation digital technologies are understood as a mediated action in a didactic perspective that surpasses the instrumental model. Educação a distância e formação do professor: por uma didática possível Resumo: este artigo tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a educação a distância (EaD) e a necessidade de uma nova didática nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na pesquisa bibliográfica e documental, o foco recaiu sobre teóricos como Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), entre outros, e sobre a legislação que rege essa modalidade de ensino. Conclui-se o texto com considerações acerca da didática na EaD e da importância da mediação docente nos AVA e de que na formação de professores as tecnologias digitais sejam compreendidas como uma ação mediatizada numa perspectiva didática que supera o modelo instrumental.EDITORA DA PUC GOIÁSLima, Daniela da Costa Britto PereiraRamos, Emanoela Celestino AlmeidaDesiderio, Mônica2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/625010.18224/educ.v20i2.6250Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 469-4841983-77711415-049210.18224/educ.v20i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250/3481Direitos autorais 2018 Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Emanoela Celestino Almeida Ramos, Mônica Desiderioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-27T13:53:20ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics
title Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics
spellingShingle Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics
Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Educação; Pedagogia
Didactics; Distance Education; Technologies; Teachers Formation; Didática; Educação a Distância; Tecnologias; Formação de Professores
Didática. Educação a distância
title_short Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics
title_full Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics
title_fullStr Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics
title_full_unstemmed Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics
title_sort Distance Education and Teacher Formation: by a Possible Didactics
author Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
author_facet Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Ramos, Emanoela Celestino Almeida
Desiderio, Mônica
author_role author
author2 Ramos, Emanoela Celestino Almeida
Desiderio, Mônica
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Ramos, Emanoela Celestino Almeida
Desiderio, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Pedagogia
Didactics; Distance Education; Technologies; Teachers Formation; Didática; Educação a Distância; Tecnologias; Formação de Professores
Didática. Educação a distância
topic Educação; Pedagogia
Didactics; Distance Education; Technologies; Teachers Formation; Didática; Educação a Distância; Tecnologias; Formação de Professores
Didática. Educação a distância
description Abstract: this article aims to present the results of the research carried out with the objective of analyzing distance education (DE) and the need for a new didactic in virtual learning environments. In bibliographical and documentary research, the focus was on theorists as Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), among others, and on the legislation governing this modality of teaching. The text concludes with considerations about didactics in DE and the importance of teacher mediation in virtual learning environments and that in teacher formation digital technologies are understood as a mediated action in a didactic perspective that surpasses the instrumental model. Educação a distância e formação do professor: por uma didática possível Resumo: este artigo tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a educação a distância (EaD) e a necessidade de uma nova didática nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na pesquisa bibliográfica e documental, o foco recaiu sobre teóricos como Peters (2001), Feenberg (2004), Toschi (2005a, 2005b, 2013), entre outros, e sobre a legislação que rege essa modalidade de ensino. Conclui-se o texto com considerações acerca da didática na EaD e da importância da mediação docente nos AVA e de que na formação de professores as tecnologias digitais sejam compreendidas como uma ação mediatizada numa perspectiva didática que supera o modelo instrumental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250
10.18224/educ.v20i2.6250
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i2.6250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6250/3481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 469-484
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660662259712