EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Karen Cristina Jensen Ruppel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Flach, Simone de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6845
Resumo: Sob o materialismo histórico e dialético, problematizamos a relação entre educação integral e a possibilidade de emancipação humana no contexto do capitalismo. Para tanto, analisamos alguns conceitos amplamente difundidos e que se relacionam com o conceito de educação integral. Objetivando apontar uma possibilidade que se contraponha ao conceito hegemônico de educação integral abordamos o conceito ontológico de educação e sua relação com a emancipação humana. Ao final, indicamos, no limite da sociedade capitalista, a emergência da realização de atividades educativas de caráter emancipador, as quais colaboram na formação omnilateral e no avanço da discussão sobre educação integral.
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spelling EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIAEducação Integral. Educação de Tempo Integral. Emancipação Humana. Omnilateralidade. Integral Education. Full-time education. Human Emancipation. Omnilaterality.Sob o materialismo histórico e dialético, problematizamos a relação entre educação integral e a possibilidade de emancipação humana no contexto do capitalismo. Para tanto, analisamos alguns conceitos amplamente difundidos e que se relacionam com o conceito de educação integral. Objetivando apontar uma possibilidade que se contraponha ao conceito hegemônico de educação integral abordamos o conceito ontológico de educação e sua relação com a emancipação humana. Ao final, indicamos, no limite da sociedade capitalista, a emergência da realização de atividades educativas de caráter emancipador, as quais colaboram na formação omnilateral e no avanço da discussão sobre educação integral.EDITORA DA PUC GOIÁSda Silva, Karen Cristina Jensen RuppelFlach, Simone de Fátima2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/684510.18224/educ.v20i3.6845Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 717-7371983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6845/3810Direitos autorais 2018 Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva, Simone de Fátima Flachinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6845Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.423Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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description Sob o materialismo histórico e dialético, problematizamos a relação entre educação integral e a possibilidade de emancipação humana no contexto do capitalismo. Para tanto, analisamos alguns conceitos amplamente difundidos e que se relacionam com o conceito de educação integral. Objetivando apontar uma possibilidade que se contraponha ao conceito hegemônico de educação integral abordamos o conceito ontológico de educação e sua relação com a emancipação humana. Ao final, indicamos, no limite da sociedade capitalista, a emergência da realização de atividades educativas de caráter emancipador, as quais colaboram na formação omnilateral e no avanço da discussão sobre educação integral.
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