EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6845 |
Resumo: | Sob o materialismo histórico e dialético, problematizamos a relação entre educação integral e a possibilidade de emancipação humana no contexto do capitalismo. Para tanto, analisamos alguns conceitos amplamente difundidos e que se relacionam com o conceito de educação integral. Objetivando apontar uma possibilidade que se contraponha ao conceito hegemônico de educação integral abordamos o conceito ontológico de educação e sua relação com a emancipação humana. Ao final, indicamos, no limite da sociedade capitalista, a emergência da realização de atividades educativas de caráter emancipador, as quais colaboram na formação omnilateral e no avanço da discussão sobre educação integral. |
id |
PUC_GO-4_d97e100e5cd9f9ce6112b7888acbdc13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6845 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIAEducação Integral. Educação de Tempo Integral. Emancipação Humana. Omnilateralidade. Integral Education. Full-time education. Human Emancipation. Omnilaterality.Sob o materialismo histórico e dialético, problematizamos a relação entre educação integral e a possibilidade de emancipação humana no contexto do capitalismo. Para tanto, analisamos alguns conceitos amplamente difundidos e que se relacionam com o conceito de educação integral. Objetivando apontar uma possibilidade que se contraponha ao conceito hegemônico de educação integral abordamos o conceito ontológico de educação e sua relação com a emancipação humana. Ao final, indicamos, no limite da sociedade capitalista, a emergência da realização de atividades educativas de caráter emancipador, as quais colaboram na formação omnilateral e no avanço da discussão sobre educação integral.EDITORA DA PUC GOIÁSda Silva, Karen Cristina Jensen RuppelFlach, Simone de Fátima2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/684510.18224/educ.v20i3.6845Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 717-7371983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6845/3810Direitos autorais 2018 Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva, Simone de Fátima Flachinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6845Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.423Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA |
title |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA da Silva, Karen Cristina Jensen Ruppel Educação Integral. Educação de Tempo Integral. Emancipação Humana. Omnilateralidade. Integral Education. Full-time education. Human Emancipation. Omnilaterality. |
title_short |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA |
title_full |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA |
title_sort |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA |
author |
da Silva, Karen Cristina Jensen Ruppel |
author_facet |
da Silva, Karen Cristina Jensen Ruppel Flach, Simone de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Flach, Simone de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Karen Cristina Jensen Ruppel Flach, Simone de Fátima |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Integral. Educação de Tempo Integral. Emancipação Humana. Omnilateralidade. Integral Education. Full-time education. Human Emancipation. Omnilaterality. |
topic |
Educação Integral. Educação de Tempo Integral. Emancipação Humana. Omnilateralidade. Integral Education. Full-time education. Human Emancipation. Omnilaterality. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Sob o materialismo histórico e dialético, problematizamos a relação entre educação integral e a possibilidade de emancipação humana no contexto do capitalismo. Para tanto, analisamos alguns conceitos amplamente difundidos e que se relacionam com o conceito de educação integral. Objetivando apontar uma possibilidade que se contraponha ao conceito hegemônico de educação integral abordamos o conceito ontológico de educação e sua relação com a emancipação humana. Ao final, indicamos, no limite da sociedade capitalista, a emergência da realização de atividades educativas de caráter emancipador, as quais colaboram na formação omnilateral e no avanço da discussão sobre educação integral. |
description |
Sob o materialismo histórico e dialético, problematizamos a relação entre educação integral e a possibilidade de emancipação humana no contexto do capitalismo. Para tanto, analisamos alguns conceitos amplamente difundidos e que se relacionam com o conceito de educação integral. Objetivando apontar uma possibilidade que se contraponha ao conceito hegemônico de educação integral abordamos o conceito ontológico de educação e sua relação com a emancipação humana. Ao final, indicamos, no limite da sociedade capitalista, a emergência da realização de atividades educativas de caráter emancipador, as quais colaboram na formação omnilateral e no avanço da discussão sobre educação integral. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6845 10.18224/educ.v20i3.6845 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6845 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v20i3.6845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6845/3810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva, Simone de Fátima Flach info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva, Simone de Fátima Flach |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 717-737 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v20i3 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974240591873 |