PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi e Silva, Kátia Alexandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paniago, Maria Cristina Lima, Martins Régis dos Santos, Rosimeire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833
Resumo: O artigo discute as relações de inclusão/exclusão digital de professores em processo de formação continuada em um ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com quatro professores participantes de um grupo de pesquisa, a partir das seguintes estratégias: entrevistas reflexivas e narrativas. Priorizamos tecer os referenciais teóricos juntamente com a análise dos dados construídos, tendo em vista três agrupamentos: redimensionamento do tempo; convergência e divergência entre professores e mídias; autonomia e mediação contextualizada. Os achados possibilitaram a visualização do imbricamento das três temáticas, as quais impedem, dificultam ou promovem a inclusão/exclusão dos professores em tal formação.
id PUC_GO-4_e8cd11884bd5a3c90103465439f74588
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6833
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUALInclusão/exclusão digital de professores. Formação continuada. Ambiente virtual de aprendizagem. Entrevista reflexiva. Narrativa. Digital inclusion/exclusion of teachers. Continuing education. Virtual learning environment. Reflective interview. Narrative.O artigo discute as relações de inclusão/exclusão digital de professores em processo de formação continuada em um ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com quatro professores participantes de um grupo de pesquisa, a partir das seguintes estratégias: entrevistas reflexivas e narrativas. Priorizamos tecer os referenciais teóricos juntamente com a análise dos dados construídos, tendo em vista três agrupamentos: redimensionamento do tempo; convergência e divergência entre professores e mídias; autonomia e mediação contextualizada. Os achados possibilitaram a visualização do imbricamento das três temáticas, as quais impedem, dificultam ou promovem a inclusão/exclusão dos professores em tal formação.EDITORA DA PUC GOIÁSGodoi e Silva, Kátia AlexandraPaniago, Maria Cristina LimaMartins Régis dos Santos, Rosimeire2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/683310.18224/educ.v20i3.6833Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 618-6361983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833/3802Direitos autorais 2018 Kátia Alexandra Godoi e Silva, Maria Cristina Lima Paniago, Rosimeire Martins Régis dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T13:42:34ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
title PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
spellingShingle PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
Godoi e Silva, Kátia Alexandra
Inclusão/exclusão digital de professores. Formação continuada. Ambiente virtual de aprendizagem. Entrevista reflexiva. Narrativa. Digital inclusion/exclusion of teachers. Continuing education. Virtual learning environment. Reflective interview. Narrative.
title_short PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
title_full PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
title_fullStr PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
title_full_unstemmed PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
title_sort PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
author Godoi e Silva, Kátia Alexandra
author_facet Godoi e Silva, Kátia Alexandra
Paniago, Maria Cristina Lima
Martins Régis dos Santos, Rosimeire
author_role author
author2 Paniago, Maria Cristina Lima
Martins Régis dos Santos, Rosimeire
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi e Silva, Kátia Alexandra
Paniago, Maria Cristina Lima
Martins Régis dos Santos, Rosimeire
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão/exclusão digital de professores. Formação continuada. Ambiente virtual de aprendizagem. Entrevista reflexiva. Narrativa. Digital inclusion/exclusion of teachers. Continuing education. Virtual learning environment. Reflective interview. Narrative.
topic Inclusão/exclusão digital de professores. Formação continuada. Ambiente virtual de aprendizagem. Entrevista reflexiva. Narrativa. Digital inclusion/exclusion of teachers. Continuing education. Virtual learning environment. Reflective interview. Narrative.
description O artigo discute as relações de inclusão/exclusão digital de professores em processo de formação continuada em um ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com quatro professores participantes de um grupo de pesquisa, a partir das seguintes estratégias: entrevistas reflexivas e narrativas. Priorizamos tecer os referenciais teóricos juntamente com a análise dos dados construídos, tendo em vista três agrupamentos: redimensionamento do tempo; convergência e divergência entre professores e mídias; autonomia e mediação contextualizada. Os achados possibilitaram a visualização do imbricamento das três temáticas, as quais impedem, dificultam ou promovem a inclusão/exclusão dos professores em tal formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833
10.18224/educ.v20i3.6833
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i3.6833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833/3802
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 618-636
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661458128896