PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833 |
Resumo: | O artigo discute as relações de inclusão/exclusão digital de professores em processo de formação continuada em um ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com quatro professores participantes de um grupo de pesquisa, a partir das seguintes estratégias: entrevistas reflexivas e narrativas. Priorizamos tecer os referenciais teóricos juntamente com a análise dos dados construídos, tendo em vista três agrupamentos: redimensionamento do tempo; convergência e divergência entre professores e mídias; autonomia e mediação contextualizada. Os achados possibilitaram a visualização do imbricamento das três temáticas, as quais impedem, dificultam ou promovem a inclusão/exclusão dos professores em tal formação. |
id |
PUC_GO-4_e8cd11884bd5a3c90103465439f74588 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6833 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUALInclusão/exclusão digital de professores. Formação continuada. Ambiente virtual de aprendizagem. Entrevista reflexiva. Narrativa. Digital inclusion/exclusion of teachers. Continuing education. Virtual learning environment. Reflective interview. Narrative.O artigo discute as relações de inclusão/exclusão digital de professores em processo de formação continuada em um ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com quatro professores participantes de um grupo de pesquisa, a partir das seguintes estratégias: entrevistas reflexivas e narrativas. Priorizamos tecer os referenciais teóricos juntamente com a análise dos dados construídos, tendo em vista três agrupamentos: redimensionamento do tempo; convergência e divergência entre professores e mídias; autonomia e mediação contextualizada. Os achados possibilitaram a visualização do imbricamento das três temáticas, as quais impedem, dificultam ou promovem a inclusão/exclusão dos professores em tal formação.EDITORA DA PUC GOIÁSGodoi e Silva, Kátia AlexandraPaniago, Maria Cristina LimaMartins Régis dos Santos, Rosimeire2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/683310.18224/educ.v20i3.6833Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 618-6361983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833/3802Direitos autorais 2018 Kátia Alexandra Godoi e Silva, Maria Cristina Lima Paniago, Rosimeire Martins Régis dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T13:42:34ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
title |
PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
spellingShingle |
PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL Godoi e Silva, Kátia Alexandra Inclusão/exclusão digital de professores. Formação continuada. Ambiente virtual de aprendizagem. Entrevista reflexiva. Narrativa. Digital inclusion/exclusion of teachers. Continuing education. Virtual learning environment. Reflective interview. Narrative. |
title_short |
PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
title_full |
PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
title_fullStr |
PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
title_full_unstemmed |
PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
title_sort |
PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
author |
Godoi e Silva, Kátia Alexandra |
author_facet |
Godoi e Silva, Kátia Alexandra Paniago, Maria Cristina Lima Martins Régis dos Santos, Rosimeire |
author_role |
author |
author2 |
Paniago, Maria Cristina Lima Martins Régis dos Santos, Rosimeire |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi e Silva, Kátia Alexandra Paniago, Maria Cristina Lima Martins Régis dos Santos, Rosimeire |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão/exclusão digital de professores. Formação continuada. Ambiente virtual de aprendizagem. Entrevista reflexiva. Narrativa. Digital inclusion/exclusion of teachers. Continuing education. Virtual learning environment. Reflective interview. Narrative. |
topic |
Inclusão/exclusão digital de professores. Formação continuada. Ambiente virtual de aprendizagem. Entrevista reflexiva. Narrativa. Digital inclusion/exclusion of teachers. Continuing education. Virtual learning environment. Reflective interview. Narrative. |
description |
O artigo discute as relações de inclusão/exclusão digital de professores em processo de formação continuada em um ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com quatro professores participantes de um grupo de pesquisa, a partir das seguintes estratégias: entrevistas reflexivas e narrativas. Priorizamos tecer os referenciais teóricos juntamente com a análise dos dados construídos, tendo em vista três agrupamentos: redimensionamento do tempo; convergência e divergência entre professores e mídias; autonomia e mediação contextualizada. Os achados possibilitaram a visualização do imbricamento das três temáticas, as quais impedem, dificultam ou promovem a inclusão/exclusão dos professores em tal formação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833 10.18224/educ.v20i3.6833 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v20i3.6833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833/3802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 618-636 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v20i3 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661458128896 |