A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414 |
Resumo: | Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores. Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental. |
id |
PUC_GO-4_eecd9c2882c0c2a82bdd3edeae941b76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5414 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores. Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental.EDITORA DA PUC GOIÁSGarcia, Paulo Sérgio2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/541410.18224/educ.v19i2.5414Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 692-7081983-77711415-049210.18224/educ.v19i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414/2973Direitos autorais 2017 Paulo Sérgio Garciahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5414Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:04.051Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais? |
title |
A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais? |
spellingShingle |
A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais? Garcia, Paulo Sérgio |
title_short |
A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais? |
title_full |
A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais? |
title_fullStr |
A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais? |
title_full_unstemmed |
A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais? |
title_sort |
A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais? |
author |
Garcia, Paulo Sérgio |
author_facet |
Garcia, Paulo Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Paulo Sérgio |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores. Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental. |
description |
Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores. Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414 10.18224/educ.v19i2.5414 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v19i2.5414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414/2973 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Paulo Sérgio Garcia http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Paulo Sérgio Garcia http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 692-708 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v19i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974812065792 |