A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414
Resumo: Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores. Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental.
id PUC_GO-4_eecd9c2882c0c2a82bdd3edeae941b76
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5414
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores. Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental.EDITORA DA PUC GOIÁSGarcia, Paulo Sérgio2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/541410.18224/educ.v19i2.5414Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 692-7081983-77711415-049210.18224/educ.v19i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414/2973Direitos autorais 2017 Paulo Sérgio Garciahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5414Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:04.051Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?
title A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?
spellingShingle A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?
Garcia, Paulo Sérgio
title_short A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?
title_full A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?
title_fullStr A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?
title_full_unstemmed A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?
title_sort A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?
author Garcia, Paulo Sérgio
author_facet Garcia, Paulo Sérgio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Sérgio
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores. Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental.
description Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores. Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414
10.18224/educ.v19i2.5414
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i2.5414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414/2973
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Paulo Sérgio Garcia
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Paulo Sérgio Garcia
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 692-708
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974812065792