Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706 |
Resumo: | Resumo: Desenvolve-se neste artigo, do ponto de vista teórico da linguística textual, a análise de uma atividade de elaboração de textos para a publicação na seção Guia do site colaborativo Overmundo. A atividade permitiu que os alunos escrevessem sobre si e sobre o entorno onde moram, tornando públicos seus textos e concretizando a intenção de “dizer algo a alguém” por meio da escrita. Foram estudadas as condições de produção e a situação comunicativa dos textos e, por meio da leitura, análise e acompanhamento da professora no processo de escrita, os alunos foram orientados para que encontrassem a melhor forma de redigi-los. Palavras-chave: Site colaborativo. web 2.0. gêneros textuais. produção textual. mídias. COLLABORATIVE WEBSITE: OPPORTUNITY TO WRITE ABOUT ONESELF AND THE LIVING SPACES Abstract: In this article the analysis of an experience of reading and writing is presented through the theoretical point of view of textual linguistics. A writing workshop was directed for the publication at the collaborative website Overmundo, and it allowed students to write about themselves and their living spaces, making their writings public and fulfilling the intention in their texts of "saying something to somebody". Writing conditions and communication were studied, and the students were directed to find the best way of actually putting it to paper through readings, analysis and processes of writing. This article analyses the characteristics of the textual genre produced, the process of writing and the results obtained thereof. Keywords: Collaborative website. web 2.0. textual genres. writing. midias. |
id |
IFRS-1_711bd0f01630da283eecff18690edcec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1706 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do EntornoResumo: Desenvolve-se neste artigo, do ponto de vista teórico da linguística textual, a análise de uma atividade de elaboração de textos para a publicação na seção Guia do site colaborativo Overmundo. A atividade permitiu que os alunos escrevessem sobre si e sobre o entorno onde moram, tornando públicos seus textos e concretizando a intenção de “dizer algo a alguém” por meio da escrita. Foram estudadas as condições de produção e a situação comunicativa dos textos e, por meio da leitura, análise e acompanhamento da professora no processo de escrita, os alunos foram orientados para que encontrassem a melhor forma de redigi-los. Palavras-chave: Site colaborativo. web 2.0. gêneros textuais. produção textual. mídias. COLLABORATIVE WEBSITE: OPPORTUNITY TO WRITE ABOUT ONESELF AND THE LIVING SPACES Abstract: In this article the analysis of an experience of reading and writing is presented through the theoretical point of view of textual linguistics. A writing workshop was directed for the publication at the collaborative website Overmundo, and it allowed students to write about themselves and their living spaces, making their writings public and fulfilling the intention in their texts of "saying something to somebody". Writing conditions and communication were studied, and the students were directed to find the best way of actually putting it to paper through readings, analysis and processes of writing. This article analyses the characteristics of the textual genre produced, the process of writing and the results obtained thereof. Keywords: Collaborative website. web 2.0. textual genres. writing. midias.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/170610.35819/tear.v1.n1.a1706#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706/1369Fidelis, Fabiana Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1706Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno |
title |
Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno |
spellingShingle |
Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno Fidelis, Fabiana Cardoso |
title_short |
Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno |
title_full |
Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno |
title_fullStr |
Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno |
title_full_unstemmed |
Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno |
title_sort |
Site Colaborativo: Oportunidade para Escrever de Si e do Entorno |
author |
Fidelis, Fabiana Cardoso |
author_facet |
Fidelis, Fabiana Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fidelis, Fabiana Cardoso |
description |
Resumo: Desenvolve-se neste artigo, do ponto de vista teórico da linguística textual, a análise de uma atividade de elaboração de textos para a publicação na seção Guia do site colaborativo Overmundo. A atividade permitiu que os alunos escrevessem sobre si e sobre o entorno onde moram, tornando públicos seus textos e concretizando a intenção de “dizer algo a alguém” por meio da escrita. Foram estudadas as condições de produção e a situação comunicativa dos textos e, por meio da leitura, análise e acompanhamento da professora no processo de escrita, os alunos foram orientados para que encontrassem a melhor forma de redigi-los. Palavras-chave: Site colaborativo. web 2.0. gêneros textuais. produção textual. mídias. COLLABORATIVE WEBSITE: OPPORTUNITY TO WRITE ABOUT ONESELF AND THE LIVING SPACES Abstract: In this article the analysis of an experience of reading and writing is presented through the theoretical point of view of textual linguistics. A writing workshop was directed for the publication at the collaborative website Overmundo, and it allowed students to write about themselves and their living spaces, making their writings public and fulfilling the intention in their texts of "saying something to somebody". Writing conditions and communication were studied, and the students were directed to find the best way of actually putting it to paper through readings, analysis and processes of writing. This article analyses the characteristics of the textual genre produced, the process of writing and the results obtained thereof. Keywords: Collaborative website. web 2.0. textual genres. writing. midias. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706 10.35819/tear.v1.n1.a1706 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v1.n1.a1706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1706/1369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO 2238-8079 10.35819/tear.v1.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253916965044224 |