A infância retratada e retratos de criança - Interior goiano, século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vasconcelos, Maria Luiza Gomes, Lôbo, Daniella Couto, Paiva, Neide da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3958
Resumo: Tendo por pressuposto que à concepção de infância corresponde uma fase biológica da vida e, sobretudo, uma construção cultural e histórica, objetivou-se, com este estudo, apreender a concepção de infância que definiu os diferentes lugares destinados à criança no espaço cultural do interior de Goiás/Brasil do século XX. Os dados obtidos a partir de estudos publicados sobre o tema – história escrita - e de fotografias arquivadas em álbuns de família produzidos ao longo do século XX – história retratada- revelaram o processo histórico que separou o mundo da criança do mundo do adulto. Revelaram, também, que aliada à concepção moderna de infância que recria as características culturais do comportamento infantil, mantém-se, ainda hoje, a representação secular da criança como adulto em miniatura. Palavras Chave: História da infância, Antropologia da infância, Educação infantil.
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spelling A infância retratada e retratos de criança - Interior goiano, século XXTendo por pressuposto que à concepção de infância corresponde uma fase biológica da vida e, sobretudo, uma construção cultural e histórica, objetivou-se, com este estudo, apreender a concepção de infância que definiu os diferentes lugares destinados à criança no espaço cultural do interior de Goiás/Brasil do século XX. Os dados obtidos a partir de estudos publicados sobre o tema – história escrita - e de fotografias arquivadas em álbuns de família produzidos ao longo do século XX – história retratada- revelaram o processo histórico que separou o mundo da criança do mundo do adulto. Revelaram, também, que aliada à concepção moderna de infância que recria as características culturais do comportamento infantil, mantém-se, ainda hoje, a representação secular da criança como adulto em miniatura. Palavras Chave: História da infância, Antropologia da infância, Educação infantil.EDITORA DA PUC GOIÁSTiballi, Elianda Figueiredo ArantesVasconcelos, Maria Luiza GomesLôbo, Daniella CoutoPaiva, Neide da Silva2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/395810.18224/educ.v17i2.3958Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 511-5291983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3958/3296Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3958Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.642Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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