Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thamara Maria de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chagas, Alisson Moura, Dias, Robson, Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7213
Resumo: O artigo objetiva discutir o uso articulado da Avaliação Externa e Institucional enquanto ferramentas de gestão para o desenvolvimento de estratégias voltadas à melhoria contínua da escola. Trata-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa que discute as seguintes temáticas: Gestão Escolar; Avaliação Externa e Avaliação Institucional. No quadro teórico os autores: Libâneo (2004); Oliveira; Araújo (2005); Torres (2009); Vieira (2009); Horta Neto (2010); Libâneo, Oliveira, Toschi (2012); Lück (2012); Junquilho; Almeida; Silva (2012); Machado (2013); Paro (2017), fundamentam a discussão. Os principais resultados encontrados foram que os dados fornecidos pelas avaliações externas podem servir de ponto de partida para Avaliação Institucional, e que esta, por sua vez, constitui-se em um processo inerente e indissociável à gestão.
id PUC_GO-4_f4c138fe6da51d03b8f02329ba168814
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7213
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricosEducaçãoAvaliação Externa. Avaliação Institucional. Gestão Escolar. Pesquisa Bibliográfica.GestãoO artigo objetiva discutir o uso articulado da Avaliação Externa e Institucional enquanto ferramentas de gestão para o desenvolvimento de estratégias voltadas à melhoria contínua da escola. Trata-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa que discute as seguintes temáticas: Gestão Escolar; Avaliação Externa e Avaliação Institucional. No quadro teórico os autores: Libâneo (2004); Oliveira; Araújo (2005); Torres (2009); Vieira (2009); Horta Neto (2010); Libâneo, Oliveira, Toschi (2012); Lück (2012); Junquilho; Almeida; Silva (2012); Machado (2013); Paro (2017), fundamentam a discussão. Os principais resultados encontrados foram que os dados fornecidos pelas avaliações externas podem servir de ponto de partida para Avaliação Institucional, e que esta, por sua vez, constitui-se em um processo inerente e indissociável à gestão.EDITORA DA PUC GOIÁSSEEDF - Secretaria de Estado de Educação do Distrito FederalSouza, Thamara Maria deChagas, Alisson MouraDias, RobsonGomes, Victor Márcio Laus Reis2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/721310.18224/educ.v22i1.7213Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e72131983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7213/4496Direitos autorais 2020 Thamara Maria de Souza, Alisson Moura Chagas, Victor Márcio Laus Reis Gomes, Robson Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T20:00:39ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos
title Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos
spellingShingle Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos
Souza, Thamara Maria de
Educação
Avaliação Externa. Avaliação Institucional. Gestão Escolar. Pesquisa Bibliográfica.
Gestão
title_short Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos
title_full Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos
title_fullStr Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos
title_full_unstemmed Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos
title_sort Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos
author Souza, Thamara Maria de
author_facet Souza, Thamara Maria de
Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
Gomes, Victor Márcio Laus Reis
author_role author
author2 Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
Gomes, Victor Márcio Laus Reis
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SEEDF - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thamara Maria de
Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
Gomes, Victor Márcio Laus Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação Externa. Avaliação Institucional. Gestão Escolar. Pesquisa Bibliográfica.
Gestão
topic Educação
Avaliação Externa. Avaliação Institucional. Gestão Escolar. Pesquisa Bibliográfica.
Gestão
description O artigo objetiva discutir o uso articulado da Avaliação Externa e Institucional enquanto ferramentas de gestão para o desenvolvimento de estratégias voltadas à melhoria contínua da escola. Trata-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa que discute as seguintes temáticas: Gestão Escolar; Avaliação Externa e Avaliação Institucional. No quadro teórico os autores: Libâneo (2004); Oliveira; Araújo (2005); Torres (2009); Vieira (2009); Horta Neto (2010); Libâneo, Oliveira, Toschi (2012); Lück (2012); Junquilho; Almeida; Silva (2012); Machado (2013); Paro (2017), fundamentam a discussão. Os principais resultados encontrados foram que os dados fornecidos pelas avaliações externas podem servir de ponto de partida para Avaliação Institucional, e que esta, por sua vez, constitui-se em um processo inerente e indissociável à gestão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7213
10.18224/educ.v22i1.7213
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7213
identifier_str_mv 10.18224/educ.v22i1.7213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7213/4496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e7213
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v22i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660693716992