AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles Da Silva, Carla
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins Lima, Marcos Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11
Resumo: A avaliação está intrinsecamente ligada à vida humana, está presente no cotidiano e perpassou todos os momentos da história da humanidade. A avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos no sentido de seu maior aperfeiçoamento. Há muitas lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas, pois, com o avanço da tecnologia e da sociedade, da informação, o homem vive aturdido, perplexo e ávido em transformar as informações em conhecimentos mais significativos. Percebe-se um momento de efervescência na ciência, razão pela qual é necessário retornar à história para exaurir a essência das coisas. A avaliação, por conseguinte, é reconhecida, hoje, por sua relevância ao estudar, não somente, processo de ensino e aprendizagem, como, também, as organizações enquanto 4sua gestão. Possibilita o questionamento dos problemas fundamentais da Pedagogia, da gestão e do posicionamento crítico do ato educativo. Portanto, a avaliação institucional deve contemplar as múltiplas facetas deste processo, isto é, compreender o homem em sua totalidade, historicidade, em seu contexto situacional, relacional, enfim, utilizando instrumentais tanto qualitativos como quantitativos, a fim de se ter uma realidade mais fidedigna possível para auxiliar nas ações futuras.
id UFC-19_538950f007896836dd435a22c3153862
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/11
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLARAvaliação institucionalGestão escolarPsicodramaA avaliação está intrinsecamente ligada à vida humana, está presente no cotidiano e perpassou todos os momentos da história da humanidade. A avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos no sentido de seu maior aperfeiçoamento. Há muitas lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas, pois, com o avanço da tecnologia e da sociedade, da informação, o homem vive aturdido, perplexo e ávido em transformar as informações em conhecimentos mais significativos. Percebe-se um momento de efervescência na ciência, razão pela qual é necessário retornar à história para exaurir a essência das coisas. A avaliação, por conseguinte, é reconhecida, hoje, por sua relevância ao estudar, não somente, processo de ensino e aprendizagem, como, também, as organizações enquanto 4sua gestão. Possibilita o questionamento dos problemas fundamentais da Pedagogia, da gestão e do posicionamento crítico do ato educativo. Portanto, a avaliação institucional deve contemplar as múltiplas facetas deste processo, isto é, compreender o homem em sua totalidade, historicidade, em seu contexto situacional, relacional, enfim, utilizando instrumentais tanto qualitativos como quantitativos, a fim de se ter uma realidade mais fidedigna possível para auxiliar nas ações futuras.UFCE2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 2 n. 1 (2015): Edição 2015reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11/10Copyright (c) 2015 ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDornelles Da Silva, CarlaMartins Lima, Marcos Antônio2023-05-01T22:34:37Zoai:actasapientia.com.br:article/11Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-01T22:34:37Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
title AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
spellingShingle AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
Dornelles Da Silva, Carla
Avaliação institucional
Gestão escolar
Psicodrama
title_short AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
title_full AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
title_fullStr AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
title_sort AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
author Dornelles Da Silva, Carla
author_facet Dornelles Da Silva, Carla
Martins Lima, Marcos Antônio
author_role author
author2 Martins Lima, Marcos Antônio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles Da Silva, Carla
Martins Lima, Marcos Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Gestão escolar
Psicodrama
topic Avaliação institucional
Gestão escolar
Psicodrama
description A avaliação está intrinsecamente ligada à vida humana, está presente no cotidiano e perpassou todos os momentos da história da humanidade. A avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos no sentido de seu maior aperfeiçoamento. Há muitas lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas, pois, com o avanço da tecnologia e da sociedade, da informação, o homem vive aturdido, perplexo e ávido em transformar as informações em conhecimentos mais significativos. Percebe-se um momento de efervescência na ciência, razão pela qual é necessário retornar à história para exaurir a essência das coisas. A avaliação, por conseguinte, é reconhecida, hoje, por sua relevância ao estudar, não somente, processo de ensino e aprendizagem, como, também, as organizações enquanto 4sua gestão. Possibilita o questionamento dos problemas fundamentais da Pedagogia, da gestão e do posicionamento crítico do ato educativo. Portanto, a avaliação institucional deve contemplar as múltiplas facetas deste processo, isto é, compreender o homem em sua totalidade, historicidade, em seu contexto situacional, relacional, enfim, utilizando instrumentais tanto qualitativos como quantitativos, a fim de se ter uma realidade mais fidedigna possível para auxiliar nas ações futuras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11/10
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 2 n. 1 (2015): Edição 2015
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155119919104