AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Acta Sapientia |
Texto Completo: | https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11 |
Resumo: | A avaliação está intrinsecamente ligada à vida humana, está presente no cotidiano e perpassou todos os momentos da história da humanidade. A avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos no sentido de seu maior aperfeiçoamento. Há muitas lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas, pois, com o avanço da tecnologia e da sociedade, da informação, o homem vive aturdido, perplexo e ávido em transformar as informações em conhecimentos mais significativos. Percebe-se um momento de efervescência na ciência, razão pela qual é necessário retornar à história para exaurir a essência das coisas. A avaliação, por conseguinte, é reconhecida, hoje, por sua relevância ao estudar, não somente, processo de ensino e aprendizagem, como, também, as organizações enquanto 4sua gestão. Possibilita o questionamento dos problemas fundamentais da Pedagogia, da gestão e do posicionamento crítico do ato educativo. Portanto, a avaliação institucional deve contemplar as múltiplas facetas deste processo, isto é, compreender o homem em sua totalidade, historicidade, em seu contexto situacional, relacional, enfim, utilizando instrumentais tanto qualitativos como quantitativos, a fim de se ter uma realidade mais fidedigna possível para auxiliar nas ações futuras. |
id |
UFC-19_538950f007896836dd435a22c3153862 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:actasapientia.com.br:article/11 |
network_acronym_str |
UFC-19 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLARAvaliação institucionalGestão escolarPsicodramaA avaliação está intrinsecamente ligada à vida humana, está presente no cotidiano e perpassou todos os momentos da história da humanidade. A avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos no sentido de seu maior aperfeiçoamento. Há muitas lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas, pois, com o avanço da tecnologia e da sociedade, da informação, o homem vive aturdido, perplexo e ávido em transformar as informações em conhecimentos mais significativos. Percebe-se um momento de efervescência na ciência, razão pela qual é necessário retornar à história para exaurir a essência das coisas. A avaliação, por conseguinte, é reconhecida, hoje, por sua relevância ao estudar, não somente, processo de ensino e aprendizagem, como, também, as organizações enquanto 4sua gestão. Possibilita o questionamento dos problemas fundamentais da Pedagogia, da gestão e do posicionamento crítico do ato educativo. Portanto, a avaliação institucional deve contemplar as múltiplas facetas deste processo, isto é, compreender o homem em sua totalidade, historicidade, em seu contexto situacional, relacional, enfim, utilizando instrumentais tanto qualitativos como quantitativos, a fim de se ter uma realidade mais fidedigna possível para auxiliar nas ações futuras.UFCE2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 2 n. 1 (2015): Edição 2015reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11/10Copyright (c) 2015 ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDornelles Da Silva, CarlaMartins Lima, Marcos Antônio2023-05-01T22:34:37Zoai:actasapientia.com.br:article/11Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-01T22:34:37Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR |
title |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR Dornelles Da Silva, Carla Avaliação institucional Gestão escolar Psicodrama |
title_short |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR |
title_full |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR |
title_sort |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR |
author |
Dornelles Da Silva, Carla |
author_facet |
Dornelles Da Silva, Carla Martins Lima, Marcos Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Martins Lima, Marcos Antônio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dornelles Da Silva, Carla Martins Lima, Marcos Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional Gestão escolar Psicodrama |
topic |
Avaliação institucional Gestão escolar Psicodrama |
description |
A avaliação está intrinsecamente ligada à vida humana, está presente no cotidiano e perpassou todos os momentos da história da humanidade. A avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos no sentido de seu maior aperfeiçoamento. Há muitas lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas, pois, com o avanço da tecnologia e da sociedade, da informação, o homem vive aturdido, perplexo e ávido em transformar as informações em conhecimentos mais significativos. Percebe-se um momento de efervescência na ciência, razão pela qual é necessário retornar à história para exaurir a essência das coisas. A avaliação, por conseguinte, é reconhecida, hoje, por sua relevância ao estudar, não somente, processo de ensino e aprendizagem, como, também, as organizações enquanto 4sua gestão. Possibilita o questionamento dos problemas fundamentais da Pedagogia, da gestão e do posicionamento crítico do ato educativo. Portanto, a avaliação institucional deve contemplar as múltiplas facetas deste processo, isto é, compreender o homem em sua totalidade, historicidade, em seu contexto situacional, relacional, enfim, utilizando instrumentais tanto qualitativos como quantitativos, a fim de se ter uma realidade mais fidedigna possível para auxiliar nas ações futuras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11 |
url |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 ACTA SAPIENTIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 ACTA SAPIENTIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 2 n. 1 (2015): Edição 2015 reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
collection |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
acsa.revista@gmail.com |
_version_ |
1796798155119919104 |