A DEVORAÇÃO DO CÂNONE EM RILKE SHAKE, DE ANGÉLICA FREITAS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Guará |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/9078 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar alguns poemas da coletânea Rilke Shake (2007), livro de estreia da poeta gaúcha Angélica Freitas. Afirmando-se como uma das vozes mais marcantes da poesia contemporânea brasileira, Freitas dialoga constantemente com o cânone literário utilizando-se da ironia e da coloquialidade. Além de investigar o humor afiado presente nos textos, que explora as fraquezas da própria literatura, este trabalho também quer compreender os poemas Rilke Shake a partir da ideia de “devoração” sob o pensamento antropofágico, expressa nas postulações de Oswald de Andrade, bem como pensar sobre as críticas à política e à linguagem concebidas por Freitas em seus versos. |
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A DEVORAÇÃO DO CÂNONE EM RILKE SHAKE, DE ANGÉLICA FREITASAngélica FreitasRilke ShakePoesia contemporânea brasileiraDevoraçãoAntropofagiaMallarmépoesia contemporâneaO presente artigo tem por objetivo analisar alguns poemas da coletânea Rilke Shake (2007), livro de estreia da poeta gaúcha Angélica Freitas. Afirmando-se como uma das vozes mais marcantes da poesia contemporânea brasileira, Freitas dialoga constantemente com o cânone literário utilizando-se da ironia e da coloquialidade. Além de investigar o humor afiado presente nos textos, que explora as fraquezas da própria literatura, este trabalho também quer compreender os poemas Rilke Shake a partir da ideia de “devoração” sob o pensamento antropofágico, expressa nas postulações de Oswald de Andrade, bem como pensar sobre as críticas à política e à linguagem concebidas por Freitas em seus versos.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/907810.18224/gua.v11i1.9078Revista Guará - Language and Literature Journal; Vol. 11 No. 1 (2021): A poesia brasileira nas duas primeiras décadas do século XXI; 127-138Revista Guará - Revista de Lengua y Literatura; Vol. 11 Núm. 1 (2021): A poesia brasileira nas duas primeiras décadas do século XXI; 127-138Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura; v. 11 n. 1 (2021): A poesia brasileira nas duas primeiras décadas do século XXI; 127-1382237-495710.18224/gua.v11i1reponame:Guaráinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/9078/5579Copyright (c) 2022 Olívia Scarpari, Julia de Cunto Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessScarpari, Olíviade Cunto Moreira, Julia2022-08-02T10:36:47Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9078Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guaraONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/oairevguara@pucgoias.edu.br||felixpadua@pucgoias.edu.br||guara@pucgoias.edu.br2237-49572237-4957opendoar:2022-08-02T10:36:47Guará - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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O presente artigo tem por objetivo analisar alguns poemas da coletânea Rilke Shake (2007), livro de estreia da poeta gaúcha Angélica Freitas. Afirmando-se como uma das vozes mais marcantes da poesia contemporânea brasileira, Freitas dialoga constantemente com o cânone literário utilizando-se da ironia e da coloquialidade. Além de investigar o humor afiado presente nos textos, que explora as fraquezas da própria literatura, este trabalho também quer compreender os poemas Rilke Shake a partir da ideia de “devoração” sob o pensamento antropofágico, expressa nas postulações de Oswald de Andrade, bem como pensar sobre as críticas à política e à linguagem concebidas por Freitas em seus versos. |
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