O Claro-Escuro da Transparência Literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Gilberto Mendonça
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Guará
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/1740
Resumo: Resumo: a palavra transparência faz com que o leitor de enfrentar uma série de relações ?? com a lingüística, a mitologia, religião, filosofia, arte retórica e literatura. Entre as suas principais ??sinônimos? o ??claro? e ??filmy? aspectos são proeminentes. A água é ??claro? quando nada escurece-lo, é ??filmy? quando os raios de luz penetrá-la. ? apenas ??transparente? quando permite a nossa visão para perceber os objetos que ele contém. Mas um fato curioso é que na linguagem da literatura é chamado de ??transparente? quando ele se comunica conceitos e imagens que estão presentes na fala comum. No entanto, ele é chamado de ??claro-escuro? quando é coberta com ??desenhos?, os números, ou seja, em vez de conteúdo que tem o privilégio de mostrar-se ao leitor que, por sua vez, pode vê-lo e alterá-lo por meio de aspectos da retórica. Palavras-chave: Literatura. Transparência literária. Retórica. Poética.
id PUC_GO-6_aab04b10be0c251d89a2c0ea30a4de9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1740
network_acronym_str PUC_GO-6
network_name_str Guará
spelling O Claro-Escuro da Transparência LiteráriaResumo: a palavra transparência faz com que o leitor de enfrentar uma série de relações ?? com a lingüística, a mitologia, religião, filosofia, arte retórica e literatura. Entre as suas principais ??sinônimos? o ??claro? e ??filmy? aspectos são proeminentes. A água é ??claro? quando nada escurece-lo, é ??filmy? quando os raios de luz penetrá-la. ? apenas ??transparente? quando permite a nossa visão para perceber os objetos que ele contém. Mas um fato curioso é que na linguagem da literatura é chamado de ??transparente? quando ele se comunica conceitos e imagens que estão presentes na fala comum. No entanto, ele é chamado de ??claro-escuro? quando é coberta com ??desenhos?, os números, ou seja, em vez de conteúdo que tem o privilégio de mostrar-se ao leitor que, por sua vez, pode vê-lo e alterá-lo por meio de aspectos da retórica. Palavras-chave: Literatura. Transparência literária. Retórica. Poética.Editora da PUC Goiás2011-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/174010.18224/gua.v1i1.1740Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura; v. 1, n. 1: Linguagens e Poéticas da Contemporaneidade; 95-1082237-495710.18224/gua.v1i1reponame:Guaráinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/1740/1090Teles, Gilberto Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1740Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/oai2237-49572237-4957opendoar:null2020-08-05 09:17:47.742Guará - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Claro-Escuro da Transparência Literária
title O Claro-Escuro da Transparência Literária
spellingShingle O Claro-Escuro da Transparência Literária
Teles, Gilberto Mendonça
title_short O Claro-Escuro da Transparência Literária
title_full O Claro-Escuro da Transparência Literária
title_fullStr O Claro-Escuro da Transparência Literária
title_full_unstemmed O Claro-Escuro da Transparência Literária
title_sort O Claro-Escuro da Transparência Literária
author Teles, Gilberto Mendonça
author_facet Teles, Gilberto Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Gilberto Mendonça
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: a palavra transparência faz com que o leitor de enfrentar uma série de relações ?? com a lingüística, a mitologia, religião, filosofia, arte retórica e literatura. Entre as suas principais ??sinônimos? o ??claro? e ??filmy? aspectos são proeminentes. A água é ??claro? quando nada escurece-lo, é ??filmy? quando os raios de luz penetrá-la. ? apenas ??transparente? quando permite a nossa visão para perceber os objetos que ele contém. Mas um fato curioso é que na linguagem da literatura é chamado de ??transparente? quando ele se comunica conceitos e imagens que estão presentes na fala comum. No entanto, ele é chamado de ??claro-escuro? quando é coberta com ??desenhos?, os números, ou seja, em vez de conteúdo que tem o privilégio de mostrar-se ao leitor que, por sua vez, pode vê-lo e alterá-lo por meio de aspectos da retórica. Palavras-chave: Literatura. Transparência literária. Retórica. Poética.
description Resumo: a palavra transparência faz com que o leitor de enfrentar uma série de relações ?? com a lingüística, a mitologia, religião, filosofia, arte retórica e literatura. Entre as suas principais ??sinônimos? o ??claro? e ??filmy? aspectos são proeminentes. A água é ??claro? quando nada escurece-lo, é ??filmy? quando os raios de luz penetrá-la. ? apenas ??transparente? quando permite a nossa visão para perceber os objetos que ele contém. Mas um fato curioso é que na linguagem da literatura é chamado de ??transparente? quando ele se comunica conceitos e imagens que estão presentes na fala comum. No entanto, ele é chamado de ??claro-escuro? quando é coberta com ??desenhos?, os números, ou seja, em vez de conteúdo que tem o privilégio de mostrar-se ao leitor que, por sua vez, pode vê-lo e alterá-lo por meio de aspectos da retórica. Palavras-chave: Literatura. Transparência literária. Retórica. Poética.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/1740
10.18224/gua.v1i1.1740
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/1740
identifier_str_mv 10.18224/gua.v1i1.1740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/1740/1090
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura; v. 1, n. 1: Linguagens e Poéticas da Contemporaneidade; 95-108
2237-4957
10.18224/gua.v1i1
reponame:Guará
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Guará
collection Guará
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Guará - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341994339696640