Vendo claro no escuro:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Inês
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23875
Resumo: Este Relatório Final baseia-se num estudo de caso de uma criança cega, de 4 anos, integrada num grupo regular de Educação Pré-Escolar. A sua cegueira congénita, devida a um tumor cerebral, provocou um atraso no seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor, de que tem vindo a recuperar graças a uma pedagogia diferenciada, com atividades e materiais adaptados às suas características. Não podemos esquecer que a maior parte das informações que recebemos todos os dias passam pelo canal visual. Por isso, as crianças privadas de visão devem beneficiar de um acompanhamento específico que lhes permita compensar esta falta, desenvolvendo os outros sentidos, particularmente o tato e a audição, desde a mais tenra idade. Com este caso pretendemos pôr em evidência as vantagens de uma educação inclusiva que dê resposta às suas necessidades educativas especiais, mas em conjunto com as outras crianças típicas, e lhe assegure a igualdade de oportunidades a que tem direito. Em nossa opinião, a inclusão é a melhor escolha, tanto para ela como para as outras crianças, que vão aprender a respeitar a diferença e desenvolver um espírito de tolerância. Assim, apraz-nos constatar que se encontra cada vez mais próxima dos seus pares normovisuais.
id RCAP_a5d3b0940d81d6db537edc6d76f80abd
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vendo claro no escuro:a inclusão de uma criança cega numa sala de educação pré-escolarEducação InclusivaNecessidades educativas especiaisEducação pré-escolarCegueiraPedagogia diferenciadaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório Final baseia-se num estudo de caso de uma criança cega, de 4 anos, integrada num grupo regular de Educação Pré-Escolar. A sua cegueira congénita, devida a um tumor cerebral, provocou um atraso no seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor, de que tem vindo a recuperar graças a uma pedagogia diferenciada, com atividades e materiais adaptados às suas características. Não podemos esquecer que a maior parte das informações que recebemos todos os dias passam pelo canal visual. Por isso, as crianças privadas de visão devem beneficiar de um acompanhamento específico que lhes permita compensar esta falta, desenvolvendo os outros sentidos, particularmente o tato e a audição, desde a mais tenra idade. Com este caso pretendemos pôr em evidência as vantagens de uma educação inclusiva que dê resposta às suas necessidades educativas especiais, mas em conjunto com as outras crianças típicas, e lhe assegure a igualdade de oportunidades a que tem direito. Em nossa opinião, a inclusão é a melhor escolha, tanto para ela como para as outras crianças, que vão aprender a respeitar a diferença e desenvolver um espírito de tolerância. Assim, apraz-nos constatar que se encontra cada vez mais próxima dos seus pares normovisuais.Castro, HelenaRepositório ComumPires, Maria Inês2018-08-27T16:40:47Z2018-07-122018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23875TID:201959968pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:13.300527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vendo claro no escuro:
a inclusão de uma criança cega numa sala de educação pré-escolar
title Vendo claro no escuro:
spellingShingle Vendo claro no escuro:
Pires, Maria Inês
Educação Inclusiva
Necessidades educativas especiais
Educação pré-escolar
Cegueira
Pedagogia diferenciada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Vendo claro no escuro:
title_full Vendo claro no escuro:
title_fullStr Vendo claro no escuro:
title_full_unstemmed Vendo claro no escuro:
title_sort Vendo claro no escuro:
author Pires, Maria Inês
author_facet Pires, Maria Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Helena
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Necessidades educativas especiais
Educação pré-escolar
Cegueira
Pedagogia diferenciada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Inclusiva
Necessidades educativas especiais
Educação pré-escolar
Cegueira
Pedagogia diferenciada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este Relatório Final baseia-se num estudo de caso de uma criança cega, de 4 anos, integrada num grupo regular de Educação Pré-Escolar. A sua cegueira congénita, devida a um tumor cerebral, provocou um atraso no seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor, de que tem vindo a recuperar graças a uma pedagogia diferenciada, com atividades e materiais adaptados às suas características. Não podemos esquecer que a maior parte das informações que recebemos todos os dias passam pelo canal visual. Por isso, as crianças privadas de visão devem beneficiar de um acompanhamento específico que lhes permita compensar esta falta, desenvolvendo os outros sentidos, particularmente o tato e a audição, desde a mais tenra idade. Com este caso pretendemos pôr em evidência as vantagens de uma educação inclusiva que dê resposta às suas necessidades educativas especiais, mas em conjunto com as outras crianças típicas, e lhe assegure a igualdade de oportunidades a que tem direito. Em nossa opinião, a inclusão é a melhor escolha, tanto para ela como para as outras crianças, que vão aprender a respeitar a diferença e desenvolver um espírito de tolerância. Assim, apraz-nos constatar que se encontra cada vez mais próxima dos seus pares normovisuais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-27T16:40:47Z
2018-07-12
2018-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23875
TID:201959968
url http://hdl.handle.net/10400.26/23875
identifier_str_mv TID:201959968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916501307392