A Arte do Aconselhamento em Kalila e Dimna de Ibn Almuqaffaᶜ (séc. VIII) e O Príncipe de Maquiavel (séc. XVI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira de Souza, Celia Daniele
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6351
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a arte de aconselhamento presente no fabulário Kalila e Dimna de Abdullah Ibn Almuqaffaᶜ do séc. VIII e no manual O Príncipe de Nicolau Maquiavel do séc. XVI, ensejando evidenciar um possível diálogo entre as obras. Alguns historiadores sugerem que ambas as obras encontrariam semelhanças que sugeririam uma recepção das ideias de Kalila e Dimna por Maquiavel. Entretanto, até o momento não há trabalhos disponíveis que de fato investiguem esta relação, logo este artigo pretende discutir se tais semelhanças realmente são verificáveis, ou se as mesmas são inerentes ao gênero tratadístico que teve expressão no período califal abássida no mundo árabe-islâmico e que foi instrumentalizado no Ocidente no período medieval, vindo a compor o estilo chamado “espelho de príncipe”. The Art of Counseling in Kalila and Dimna by Ibn Almuqaffa (8th Century) and the Prince of Machiavelli (16th Century) The aim of this article is to discuss the art of counseling present in the fabulary Kalila and Dimna of Abdullah Ibn Almuqaffa from 8th century and in the manual The Prince of Niccolo Machiavelli of the 16th century, showing the alleged similarities between the two works, which led some editors to propose a reception of the ideas of Kalila and Dimna by Machiavelli. So far, there are no works available that actually investigate this relationship, so this article intends to analyze whether such similarities really are verifiable, or whether they are inherent to the tratadistic genre that was expressed in the Abbasid caliph period in the Arab-Islamic world and which was instrumentalized in the West in the medieval period, composing the style called "mirror of prince". Through the resources mobilized by Comparative History, we propose that it is possible to analyze both works without the risk of making our analysis anachronistic, since it is the questions we propose, not the objects of study itself, that guide our research. Here we relate the propositions of power and cunning elaborated by Machiavelli and Abdullah Ibn Almuqaffa, respectively represented by the lion and the fox, evidencing the oriental character in the "Machiavellian" morality.
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