MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cleber de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6568
Resumo: Um estudo dos processos de evocação da memória e suas relações na constituição da identidade cultural dos(as) congadeiros(as) na Festa da João Vaz. Apresenta reflexões a respeito de como os(as) congadeiros(as) expressam suas memórias e as inter-relações entre as noções de memória individual, memória coletiva e identidade cultural. O foco são as práticas corporais e rituais realizados pelos(as) congadeiros(as) do Terno de Congo Verde e Preto. Na interação entre as memórias individuais e coletiva, foi observado o protagonismo de um tipo de memória manifestada nas práticas corporais dos(as) congadeiros(as), nos gestos, nas danças e nos batuques, vinculando-se sobretudo à realização das cerimônias festivas da Congada. Considera-se que a memória e a identidade cultural são fenômenos que devem ser compreendidos como processos em transição e não como essências de uma pessoa ou grupo. As memórias e identidades tornam-se valores disputados no tensionamento das relações de poder entre grupos.
id PUC_GO-7_2d4100335ff6d240d5e5bf9e30eff0cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6568
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico (Goiânia)
repository_id_str
spelling MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)História; Performances Culturais InterdisciplinarCongada, Memória, Identidade Cultural, Cultura afro-brasileira, Festa PopularMemória; Identidade Cultural; Cultura Popular; Cultura afro-brasileiraUm estudo dos processos de evocação da memória e suas relações na constituição da identidade cultural dos(as) congadeiros(as) na Festa da João Vaz. Apresenta reflexões a respeito de como os(as) congadeiros(as) expressam suas memórias e as inter-relações entre as noções de memória individual, memória coletiva e identidade cultural. O foco são as práticas corporais e rituais realizados pelos(as) congadeiros(as) do Terno de Congo Verde e Preto. Na interação entre as memórias individuais e coletiva, foi observado o protagonismo de um tipo de memória manifestada nas práticas corporais dos(as) congadeiros(as), nos gestos, nas danças e nos batuques, vinculando-se sobretudo à realização das cerimônias festivas da Congada. Considera-se que a memória e a identidade cultural são fenômenos que devem ser compreendidos como processos em transição e não como essências de uma pessoa ou grupo. As memórias e identidades tornam-se valores disputados no tensionamento das relações de poder entre grupos.Editora da PUC GoiásUniversidade Estadual de GoiásSecretaria Municipal de Educação e Esportes de GoiâniaCarvalho, Cleber de Sousa2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/656810.18224/mos.v12i1.6568Revista Mosaico - Revista de História; v. 12 (2019): Congadas: Memória e Tradição Afro-Brasileira; 315-3271983-78011983-780110.18224/mos.v12.n1.2019reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6568/pdfDireitos autorais 2019 Cleber de Sousa Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-18T12:09:39ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)
title MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)
spellingShingle MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)
Carvalho, Cleber de Sousa
História; Performances Culturais Interdisciplinar
Congada, Memória, Identidade Cultural, Cultura afro-brasileira, Festa Popular
Memória; Identidade Cultural; Cultura Popular; Cultura afro-brasileira
title_short MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)
title_full MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)
title_fullStr MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)
title_full_unstemmed MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)
title_sort MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ – GOIÂNIA (GO)
author Carvalho, Cleber de Sousa
author_facet Carvalho, Cleber de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Goiânia
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cleber de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv História; Performances Culturais Interdisciplinar
Congada, Memória, Identidade Cultural, Cultura afro-brasileira, Festa Popular
Memória; Identidade Cultural; Cultura Popular; Cultura afro-brasileira
topic História; Performances Culturais Interdisciplinar
Congada, Memória, Identidade Cultural, Cultura afro-brasileira, Festa Popular
Memória; Identidade Cultural; Cultura Popular; Cultura afro-brasileira
description Um estudo dos processos de evocação da memória e suas relações na constituição da identidade cultural dos(as) congadeiros(as) na Festa da João Vaz. Apresenta reflexões a respeito de como os(as) congadeiros(as) expressam suas memórias e as inter-relações entre as noções de memória individual, memória coletiva e identidade cultural. O foco são as práticas corporais e rituais realizados pelos(as) congadeiros(as) do Terno de Congo Verde e Preto. Na interação entre as memórias individuais e coletiva, foi observado o protagonismo de um tipo de memória manifestada nas práticas corporais dos(as) congadeiros(as), nos gestos, nas danças e nos batuques, vinculando-se sobretudo à realização das cerimônias festivas da Congada. Considera-se que a memória e a identidade cultural são fenômenos que devem ser compreendidos como processos em transição e não como essências de uma pessoa ou grupo. As memórias e identidades tornam-se valores disputados no tensionamento das relações de poder entre grupos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6568
10.18224/mos.v12i1.6568
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6568
identifier_str_mv 10.18224/mos.v12i1.6568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6568/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Cleber de Sousa Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Cleber de Sousa Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 12 (2019): Congadas: Memória e Tradição Afro-Brasileira; 315-327
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v12.n1.2019
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319735457185792