Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Barros, Maria Cláudia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5685
Resumo: Entender o processo da construção histórica do racismo, da discriminação étnica e social é condição primeira para superação de tais relações. A educação em direitos humanos apresenta essa proposta de estabelecer uma consciência histórica para uma abordagem de promoção dos valores e relações que promovam o reconhecimento do outro, na promoção da igualdade de direitos, associado ao reconhecimento da diversidade. A justiça social deve ser o caminho buscado pela percepção do passado, em um presente aberto para a avaliação de seus próprios conceitos e paradigmas. Education in Human Rights: History, Gender and Ethnicity Understanding the process of the historical construction of racism, ethnic and social discrimination is the first condition for overcoming such relationships. Human rights education presents this proposal to establish a historical awareness for an approach to promote values ​​and relationships that promote the recognition of the other in the promotion of equal rights associated with the recognition of diversity. Social justice must be the path sought by the perception of the past, in an open gift for the evaluation of its own concepts and paradigms.
id PUC_GO-7_33a60a950f8982d69765fa16fe34870d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5685
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico
spelling Educação em Direitos Humanos: História Gênero e EtniaHistória, Direitos HumanosHuman Rights; Gender; Racism; Ethnicity; Direitos Humanos; Gênero; Racismo; Etnia.Entender o processo da construção histórica do racismo, da discriminação étnica e social é condição primeira para superação de tais relações. A educação em direitos humanos apresenta essa proposta de estabelecer uma consciência histórica para uma abordagem de promoção dos valores e relações que promovam o reconhecimento do outro, na promoção da igualdade de direitos, associado ao reconhecimento da diversidade. A justiça social deve ser o caminho buscado pela percepção do passado, em um presente aberto para a avaliação de seus próprios conceitos e paradigmas. Education in Human Rights: History, Gender and Ethnicity Understanding the process of the historical construction of racism, ethnic and social discrimination is the first condition for overcoming such relationships. Human rights education presents this proposal to establish a historical awareness for an approach to promote values ​​and relationships that promote the recognition of the other in the promotion of equal rights associated with the recognition of diversity. Social justice must be the path sought by the perception of the past, in an open gift for the evaluation of its own concepts and paradigms.Editora da PUC GoiásUniversidade Federal do Rio Grande do SulMachado Barros, Maria Cláudia2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/568510.18224/mos.v10i0.5685Revista Mosaico - Revista de História; v. 10 (2017): Gênero e Negritude; 191-2071983-78011983-780110.18224/mos.v10.n2.2017reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5685/3427BrasilContemporâneaHistória críticaDireitos autorais 2018 Maria Cláudia Machado Barroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5685Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:18.624Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia
title Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia
spellingShingle Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia
Machado Barros, Maria Cláudia
História, Direitos Humanos
Human Rights; Gender; Racism; Ethnicity; Direitos Humanos; Gênero; Racismo; Etnia.
title_short Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia
title_full Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia
title_fullStr Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia
title_full_unstemmed Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia
title_sort Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia
author Machado Barros, Maria Cláudia
author_facet Machado Barros, Maria Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Barros, Maria Cláudia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv História, Direitos Humanos
Human Rights; Gender; Racism; Ethnicity; Direitos Humanos; Gênero; Racismo; Etnia.
topic História, Direitos Humanos
Human Rights; Gender; Racism; Ethnicity; Direitos Humanos; Gênero; Racismo; Etnia.
dc.description.none.fl_txt_mv Entender o processo da construção histórica do racismo, da discriminação étnica e social é condição primeira para superação de tais relações. A educação em direitos humanos apresenta essa proposta de estabelecer uma consciência histórica para uma abordagem de promoção dos valores e relações que promovam o reconhecimento do outro, na promoção da igualdade de direitos, associado ao reconhecimento da diversidade. A justiça social deve ser o caminho buscado pela percepção do passado, em um presente aberto para a avaliação de seus próprios conceitos e paradigmas. Education in Human Rights: History, Gender and Ethnicity Understanding the process of the historical construction of racism, ethnic and social discrimination is the first condition for overcoming such relationships. Human rights education presents this proposal to establish a historical awareness for an approach to promote values ​​and relationships that promote the recognition of the other in the promotion of equal rights associated with the recognition of diversity. Social justice must be the path sought by the perception of the past, in an open gift for the evaluation of its own concepts and paradigms.
description Entender o processo da construção histórica do racismo, da discriminação étnica e social é condição primeira para superação de tais relações. A educação em direitos humanos apresenta essa proposta de estabelecer uma consciência histórica para uma abordagem de promoção dos valores e relações que promovam o reconhecimento do outro, na promoção da igualdade de direitos, associado ao reconhecimento da diversidade. A justiça social deve ser o caminho buscado pela percepção do passado, em um presente aberto para a avaliação de seus próprios conceitos e paradigmas. Education in Human Rights: History, Gender and Ethnicity Understanding the process of the historical construction of racism, ethnic and social discrimination is the first condition for overcoming such relationships. Human rights education presents this proposal to establish a historical awareness for an approach to promote values ​​and relationships that promote the recognition of the other in the promotion of equal rights associated with the recognition of diversity. Social justice must be the path sought by the perception of the past, in an open gift for the evaluation of its own concepts and paradigms.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5685
10.18224/mos.v10i0.5685
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5685
identifier_str_mv 10.18224/mos.v10i0.5685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5685/3427
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Maria Cláudia Machado Barros
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Maria Cláudia Machado Barros
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporânea
História crítica
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 10 (2017): Gênero e Negritude; 191-207
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v10.n2.2017
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676342005857255424