GOIÂNIA, RETORNO AO CENTRO: ENTRE A FRAGMENTAÇÃO DO TERRITÓRIO E LEGITIMAÇÃO DO IDEÁRIO MODERNO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8658 |
Resumo: | Essa pesquisa percorre a formação da paisagem urbana da área central de Goiânia, conhecida hoje por Centro Expandido. Busca-se discutir as motivações de retorno ao centro como estratégia de planejamento urbano e a formação de centralidades e subcentralidades, além da proposta de salvaguarda do núcleo pioneiro. Um discurso oficial de legitimação dos feitos heroicos de seu criador, por meio da materialidade a arquitetura Art Déco, desconsiderando as contingências históricas e as modernidades existentes na ocupação do território. Por meio da revisitação às fontes documentais, desenvolve-se uma abordagem possível sobre a dinâmica de ocupação e de transformações ao longo do tempo, visando identificar sujeitos silenciados que constituíram territórios e paisagens para além desses limites historicamente legitimados. A discussão apoia-se na perspectiva da histórica cultural reportando-se à Hershberg (1983), Reis Filho (1991) e Le Petit (2001), o que permitiu atribuir uma proposta de periodização histórica ampliando o discurso oficial. |
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GOIÂNIA, RETORNO AO CENTRO: ENTRE A FRAGMENTAÇÃO DO TERRITÓRIO E LEGITIMAÇÃO DO IDEÁRIO MODERNOhistória; Arquitetura e Urbanismo; Patrimônio Cultural EdificadoHistoriografia urbana; Paisagem Urbana; Patrimônio Cultural Edificado; Goiânia;Intervenção Urbana; Patrimônio Cultural Edificado; Cidade moderna; Arquitetura modernaEssa pesquisa percorre a formação da paisagem urbana da área central de Goiânia, conhecida hoje por Centro Expandido. Busca-se discutir as motivações de retorno ao centro como estratégia de planejamento urbano e a formação de centralidades e subcentralidades, além da proposta de salvaguarda do núcleo pioneiro. Um discurso oficial de legitimação dos feitos heroicos de seu criador, por meio da materialidade a arquitetura Art Déco, desconsiderando as contingências históricas e as modernidades existentes na ocupação do território. Por meio da revisitação às fontes documentais, desenvolve-se uma abordagem possível sobre a dinâmica de ocupação e de transformações ao longo do tempo, visando identificar sujeitos silenciados que constituíram territórios e paisagens para além desses limites historicamente legitimados. A discussão apoia-se na perspectiva da histórica cultural reportando-se à Hershberg (1983), Reis Filho (1991) e Le Petit (2001), o que permitiu atribuir uma proposta de periodização histórica ampliando o discurso oficial.Editora da PUC GoiásCNPQMedeiros, Wilton de AraújoPantaleão Resende, Sandra Catharinne2021-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/865810.18224/mos.v14i1.8658Revista Mosaico - Revista de História; v. 14, n. 1 (2021): CIDADES, HISTÓRIA E TERRITÓRIOS; 80-941983-78011983-780110.18224/mos.v14.n1.2021reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8658/pdfDireitos autorais 2021 Wilton de Araújo Medeiros, Sandra Catharinne Pantaleão Resendehttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-17T11:26:03ZRevista |
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