A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuchs, Isabela Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6743
Resumo: O presente artigo aborda as múltiplas temporalidades e expressões da representação imagética da garota carioca em um cartão-postal específico para responder a seguinte pergunta: quem é essa garota? Ou melhor, como ela foi construída e por quê? Para isso, foi necessário um percurso a partir da percepção eucrônica da imagem, que perspassam justamente as questões referentes ao seu tempo de produção - o Brasil do começo do século XXI - e a sua reprodutibilidade. A partir de rótulos de embalagem e ilustrações em revista, os questionamentos não foram sanados, mas persistentes ao se refletir sobre a colonialidade de gênero nos impressos brasileiros a partir do mote feminista de distinção entre público e privado de “nosso corpo nos pertence”.
id PUC_GO-7_47a936ba635f4df47179bce5c70b95c6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6743
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico
spelling A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENShistória da arte; antropologia da arte.Memória gráfica brasileira; Imagem; Pin-up; Eucronismo; Brazilian graphic memory; Image; Pin-up; EuchronismO presente artigo aborda as múltiplas temporalidades e expressões da representação imagética da garota carioca em um cartão-postal específico para responder a seguinte pergunta: quem é essa garota? Ou melhor, como ela foi construída e por quê? Para isso, foi necessário um percurso a partir da percepção eucrônica da imagem, que perspassam justamente as questões referentes ao seu tempo de produção - o Brasil do começo do século XXI - e a sua reprodutibilidade. A partir de rótulos de embalagem e ilustrações em revista, os questionamentos não foram sanados, mas persistentes ao se refletir sobre a colonialidade de gênero nos impressos brasileiros a partir do mote feminista de distinção entre público e privado de “nosso corpo nos pertence”.Editora da PUC GoiásCAPESFuchs, Isabela Marques2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/674310.18224/mos.v12i0.6743Revista Mosaico - Revista de História; v. 12 (2019): Materializando a História: o Passado Humano através da Cultura Material; 37-451983-78011983-780110.18224/mos.v12.n0.2019reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6743/pdfDireitos autorais 2019 Isabela Fuchshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6743Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:11.046Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENS
title A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENS
spellingShingle A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENS
Fuchs, Isabela Marques
história da arte; antropologia da arte.
Memória gráfica brasileira; Imagem; Pin-up; Eucronismo; Brazilian graphic memory; Image; Pin-up; Euchronism
title_short A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENS
title_full A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENS
title_fullStr A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENS
title_full_unstemmed A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENS
title_sort A GAROTA CARIOCA: COLONIALIDADE DE GÊNERO EM IMAGENS
author Fuchs, Isabela Marques
author_facet Fuchs, Isabela Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuchs, Isabela Marques
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv história da arte; antropologia da arte.
Memória gráfica brasileira; Imagem; Pin-up; Eucronismo; Brazilian graphic memory; Image; Pin-up; Euchronism
topic história da arte; antropologia da arte.
Memória gráfica brasileira; Imagem; Pin-up; Eucronismo; Brazilian graphic memory; Image; Pin-up; Euchronism
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo aborda as múltiplas temporalidades e expressões da representação imagética da garota carioca em um cartão-postal específico para responder a seguinte pergunta: quem é essa garota? Ou melhor, como ela foi construída e por quê? Para isso, foi necessário um percurso a partir da percepção eucrônica da imagem, que perspassam justamente as questões referentes ao seu tempo de produção - o Brasil do começo do século XXI - e a sua reprodutibilidade. A partir de rótulos de embalagem e ilustrações em revista, os questionamentos não foram sanados, mas persistentes ao se refletir sobre a colonialidade de gênero nos impressos brasileiros a partir do mote feminista de distinção entre público e privado de “nosso corpo nos pertence”.
description O presente artigo aborda as múltiplas temporalidades e expressões da representação imagética da garota carioca em um cartão-postal específico para responder a seguinte pergunta: quem é essa garota? Ou melhor, como ela foi construída e por quê? Para isso, foi necessário um percurso a partir da percepção eucrônica da imagem, que perspassam justamente as questões referentes ao seu tempo de produção - o Brasil do começo do século XXI - e a sua reprodutibilidade. A partir de rótulos de embalagem e ilustrações em revista, os questionamentos não foram sanados, mas persistentes ao se refletir sobre a colonialidade de gênero nos impressos brasileiros a partir do mote feminista de distinção entre público e privado de “nosso corpo nos pertence”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6743
10.18224/mos.v12i0.6743
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6743
identifier_str_mv 10.18224/mos.v12i0.6743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6743/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Isabela Fuchs
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Isabela Fuchs
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 12 (2019): Materializando a História: o Passado Humano através da Cultura Material; 37-45
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v12.n0.2019
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676342005739814913