MUSEU, CULTURA MATERIAL E GRAVURA RUPESTRE: A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM NO UNIVERSO DAS COISAS POLIDAS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8204 |
Resumo: | Este estudo foi realizado na Serra Azul, localizada no município de Ibaretama, no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. As principais reflexões estão voltadas para a tecnologia do polimento que perpassa um sítio de gravura rupestre, a cultura material de artefatos polidos de um museu localizado nesta região e ainda, pilões fixos e polidores elaborados em afloramentos rochosos da serra supramencionada. A paisagem deste modo, tem sua memória na cultura material proveniente dessa zona da serra, a qual sempre é remetida como fonte. As práticas sociais que agiram na elaboração da gravura rupestre podem estar demarcadas no período de contato ao se interrelacionar dados etno-históricos. Os polidores e pilões fixos, juntamente com a técnica de gravar são perpassados pela técnica do polimento, imprimindo uma paisagem relacionada com o saber técnico. |
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MUSEU, CULTURA MATERIAL E GRAVURA RUPESTRE: A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM NO UNIVERSO DAS COISAS POLIDASArte Rupestre, Cultura Material, Polimento, paisagem, sítio Pedra do Sol, Ibaretama, CEEste estudo foi realizado na Serra Azul, localizada no município de Ibaretama, no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. As principais reflexões estão voltadas para a tecnologia do polimento que perpassa um sítio de gravura rupestre, a cultura material de artefatos polidos de um museu localizado nesta região e ainda, pilões fixos e polidores elaborados em afloramentos rochosos da serra supramencionada. A paisagem deste modo, tem sua memória na cultura material proveniente dessa zona da serra, a qual sempre é remetida como fonte. As práticas sociais que agiram na elaboração da gravura rupestre podem estar demarcadas no período de contato ao se interrelacionar dados etno-históricos. Os polidores e pilões fixos, juntamente com a técnica de gravar são perpassados pela técnica do polimento, imprimindo uma paisagem relacionada com o saber técnico.Editora da PUC GoiásMarques, MarcéliaVeríssimo, César UlissesSantos, Jefferson Lima dos2020-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/820410.18224/mos.v13i2.8204Revista Mosaico - Revista de História; v. 13 (2020): ARQUEOLOGIA E PAISAGEM; 140-1511983-78011983-780110.18224/mos.v13.n2.2020reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8204/pdf_1Direitos autorais 2020 Marcélia Marques, César Ulisses Veríssimo, Jefferson Lima dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-22T12:03:56ZRevista |
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